65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DO IF BAIANO CÂMPUS SANTA INÊS, EM PESQUISA, ENSINO E/OU EXTENSÃO
Pricilla Carvalho Muniz - Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Deicylene da Silva Nunes - Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Claudiane Ribeiro dos Santos - Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
Fred da Silva Julião - Instituto Federal Baiano, Câmpus Santa Inês
INTRODUÇÃO:
A educação é o alicerce da vida social e profissional de todos os indivíduos onde desenvolve suas capacidades produtivas estando diretamente associados à relação transformadora entre a instituição de ensino e a sociedade. O ensino consistiu de ocasiões para a reflexão e a reconstrução de conceitos e, também para a aprendizagem de técnicas pedagógicas. As pesquisas realizadas pelo graduando não podem acontecer em momento isolado do curso, mas devem se constituir uma prática rotineira que precisa ser vista como uma forma de preparação para que ele seja capaz de buscar novos conhecimentos e, a partir daí, elaborar sua interação. Essa interação que nada mais é que a extensão na qual esta inserida, ocasionando uma troca de conhecimento em que a instituição aprende com a comunidade, observando seus valores e cultura. O envolvimento de graduandos, seja em pesquisa, ensino e/ou extensão é o caminho mais habilitado para formação do profissional sendo esse um ponto em comum em qualquer graduação. Compreendendo a necessidades da prática na pesquisa, ensino e extensão objetivou-se conhecer o envolvimento dos alunos dos cursos superiores de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Zootecnia do IF Baiano Câmpus Santa Inês em pesquisa, ensino e/ou extensão.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer o envolvimento dos alunos dos cursos superiores de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Zootecnia do IF Baiano Câmpus Santa Inês em pesquisa, ensino e/ou extensão.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no IF Baiano Câmpus Santa Inês. Este Câmpus fica localizado no município de Santa Inês, estado da Bahia, que se encontrano centro do Vale de Jiquiriça. Para realização do estudo, foraminquiridos todos os alunosdos cursos superiores da instituição, presentes em sala de aula no dia 16/10/2012. Dos 239 alunosmatriculados,91 alunosforam entrevistados, sendo 24%na licenciatura em Biologia, 30,4% nalicenciatura em Geografia e18,17%de Bacharelado em Zootecnia. Foi elaborado um questionário sobre envolvimento dos estudantes dos cursos superiores em pesquisa, ensino e/ou extensãoinquirido sobre: o curso que está matriculado;semestre em curso; sexo; ano de nascimento; forma de ingresso;cidade de origem; cidade que mora atualmente; o ponto de vista sobre a importância da participação em projetos de pesquisa, ensino e/ou extensão para formação de estudantes da graduação; se teve conhecimento do edital de pesquisa, ensino e/ou extensão em 2012 pelo IF Baiano; se está envolvido (a) em projeto de pesquisa, ensino e/ou extensão; qual o programa que está envolvido; Se não estava envolvido qual era o motivo.
Após a construção do questionário; foi aplicado aos estudantes dos cursos superiores do IF Baiano de Santa Inês presentes em sala de aula no dia 16/10/2013.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos entrevistados 99,7% tiveram conhecimento de algum Edital de pesquisa ensino e/ou extensão pelosProgramas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica(PIBIT), PRO-EXTENSÃO e PRO–PESQUISA que juntas ofertaram 121 vagas para o Câmpus; destas 85 vagas foram preenchidas.Dos estudantes entrevistados 70,45% possui bolsas. A Geografia com 85% dos alunos, Biologia com 70% dos alunos, já o curso Bacharelado em Zootecnia possui o menor índice de estudantes bolsistas 52%. O maior número de estudantes envolvidos comobolsistas e voluntários são alunos oriundos de outras cidades, entendendo que esses tenha uma afinidade maior com a área, se submetendo em situações adversas. Para os graduandos não envolvidos em pesquisa, ensino e/ou extensão a justificativa é a falta de oportunidade, sendo um quesito injustificado,já ciente das quantidades de vagas ofertadas pelos programas da instituição.
CONCLUSÕES:
Possivelmente seja a falta de displicência o maior fator de interferência no envolvimento dos estudantes dos cursos superior em pesquisa ensino e/ou extensão, mas como já relatado grande parte dessas vagas ofertadas pelos programas de PIBIC, PRO - EXTENSÃO, PRO - PESQUISA E PIBIT 2012 foram preenchidas.
Palavras-chave: Graduandos, Profissionalização, Programas.