65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
BENEFÍCIOS IDENTIFICADOS PELO PIBID BIOLOGIA COM A MANUTENÇÂO DE UMA HORTA ORGÂNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS
Everane da Silva Barros - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Dayane Barbosa de Oliveira - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria Dias de Brito - Profª Supervisora do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria Lusia de Morais Belo Bezerra - Profª Msc. / Coord. do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
INTRODUÇÃO:
Ao se falar em horta orgânica logo se pensa em alimentos ou hábitos saudáveis, nesse sentido o ramo da horticultura que trata dos cultivos das plantas olericolas, conhecidas como verduras e legumes (IRALA, 2001). Sua produção pode ser feita em pequena escala, a nível caseiro, ou em comunidade, de forma extensiva ou intensiva. O cultivo de uma horta orgânica na escola, assim como em outros ambientes, requer uma série de cuidados destacado por Filgueira (2008, p.13): “preparação do solo, irrigação, sistema de drenagem, manuseio da terra para seu desenvolvimento, a utilização de materiais e instrumentos necessários que possam fornecer a estrutura e a manutenção da mesma”. A horta inserida no contexto escolar além de promover saúde alimentar contribui para o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas. No entanto, em uma horta de uma escola estadual do município de Arapiraca - Alagoas, a equipe do PIBID - Biologia da UFAL - Campus de Arapiraca diagnosticou diversos problemas como: a presença de ervas daninha, pouca diversidade de hortaliças, desorganização na manutenção do espaço e ausência de profissionais da escola envolvidos na proposta. Diante desse contexto, é importante estudar estratégias que estimulem a escola a explorar o potencial de um espaço didático vivo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi sensibilizar e estimular alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola no interior de Alagoas quanto à importância de manter uma horta orgânica como espaço didático pedagógico e promover hábitos alimentares saudáveis, conscientizando-os dos diversos valores embutidos na representatividade da mesma, enquanto laboratório vivo.
MÉTODOS:
Diante dos obstáculos encontrados na manutenção da horta orgânica de uma escola estadual do município de Arapiraca - Alagoas, a equipe do PIBID - Biologia da UFAL - Campus de Arapiraca baseou-se em revisões literárias que retratassem a produção e o cultivo de hortaliças e leguminosas. Buscou-se ainda elaborar estratégias pedagógicas que dessem visibilidade aos benefícios da manutenção da horta orgânica. Entre os meses de outubro de 2012 a janeiro de 2013 foram implantadas estratégias de manuseio e manutenção da horta. Inicialmente, foram fornecidas orientações teóricas e práticas, bem como elaborado um cronograma de atividades envolvendo dez alunos do 1º ano do ensino médio que revezavam em dias alternados, durante aulas vagas do turno que estavam matriculados ou no contraturno. Foram distribuídos 20 canteiros, dois para cada aluno. A responsabilidade de cada aluno-voluntário era cultivar os dois canteiros, manter o local limpo e bem cuidado. Mediante os resultados apresentados pelos estudantes e a interação didático-pedagógica verificada no cultivo das hortaliças, os professores de Biologia e Matemática destinaram pontuação aos alunos participantes da proposta. Durante o planejamento e a intervenção em prol da manutenção da horta houve acompanhamento da supervisão docente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na horta manteve-se a ordem dos canteiros e a aceitação do desafio pelos alunos em desempenhar as atividades que lhes foram atribuídas. Durante o período de intervenção as estratégias contribuíram para uma melhor organização do espaço, prevalecendo o compromisso dos alunos, mesmo após os primeiros momentos de empolgação com a dinâmica da atividade proposta. Foi perceptível entre os alunos a satisfação em realizar atividades simples como plantação, acompanhamento da germinação das sementes, retiradas da ervas daninhas e a vibração na colheita de alface, tomate e coentros que foram usados na merenda escolar e na alimentação das residências dos alunos. Segundo Bianco citado por Kurek e Butzke (2006) “ao introduzir uma horta no âmbito escolar, abre-se o espaço para inúmeras vantagens, a exemplo da diminuição dos gastos com alimentação, incentivo a coletividade e a troca de experiência”. O envolvimento dos docentes das disciplinas Biologia e a Matemática foi fundamental, no entanto, são muitas as dificuldades em estruturar uma rotina de manutenção da horta para que a mesma seja utilizada de fato como um “laboratório vivo” como propõe Morgado (2006). Portanto, para a consolidação da horta no referido espaço escolar é necessário mais engajamento de todos, inclusive da gestão escolar.
CONCLUSÕES:
As estratégias aplicadas para manutenção da horta escolar foram positivas, tendo em vista que houve participação de todos os envolvidos. Isso foi demonstrado pelo bom desempenho de cada aluno na realização de suas atribuições. Apesar das dificuldades encontradas, o PIBID - Biologia conseguiu despertar o interesse dos discentes quanto à importância de manter uma horta orgânica no espaço escolar, pois esta estimula o ensino e a aprendizagem. É importante que mesmo durante o recesso escolar a manutenção da horta se estabeleça como rotina a partir do engajamento de outros atores da comunidade escolar, o que será necessário, pois a maioria dos alunos envolvidos reside em bairros distantes da escola ou na zona rural. Destaca-se ainda a necessidade de continuidade do acompanhamento da manutenção da horta pela equipe do PIBID na escola conveniada buscando consolidar atividades multidisciplinares através da participação de outros professores, alunos e gestão escolar, a fim de que a horta, enquanto laboratório vivo, seja utilizada como espaço pedagógico. De forma geral, a experiência em planejar e realizar intervenções pedagógicas multidisciplinares em uma horta escolar tem contribuído positivamente na formação inicial e continuada da equipe do PIBID.
Palavras-chave: Cultivo Orgânico, Hábitos Alimentares, Laboratório Vivo.