65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
MAPEAMENTO DO MOVIMENTO OPEN ARCHIVES INITIATIVE (OAI) NO NORDESTE BRASILEIRO
Juliana Rabelo do Carmo - Universidade Federal do Maranhão
Valéria Bastos da Silva - Universidade Federal do Maranhão
Aurélio Fernando Ferreira - Pós Graduando em Planejamento e Gestão Organizacional - UPE
Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro - Profª. Dra./Orientadora - Depto. de Biblioteconomia - UFMA
INTRODUÇÃO:
A comunicação científica busca divulgar os resultados obtidos nas pesquisas realizadas nas diversas áreas do conhecimento, ao refletir o nível de produtividade buscando o reconhecimento científico. Um marco importante para a efetivação da OAI foi a implantação de repositórios de acesso livre, que possibilitam a interoperabilidade com outros repositórios com o mesmo ideal, sendo necessário o uso de padrões de metadados em comum. No panorama nacional, a implantação de Repositórios Institucionais, nas universidades, surge como estratégia para divulgar e promover o “marketing” de suas publicações. Em linhas gerais, desenvolvem-se repositórios institucionais em algumas universidades do país, mas se percebe a carência de medidas efetivas de informação para se promover discussões e incentivos para produção com a comunidade acadêmica. Desse modo, o DSPACE caracteriza-se como um software, que comporta a implantação de repositórios, tendo sido criado a partir da filosofia da OAI e segundo o próprio site, este é descrito como: “um sistema de repositório digital inovador que captura, armazena, indexa, preserva e redistribui materiais de pesquisa em formato digital produzido por comunidades acadêmicas dentro do contexto de organizações de pesquisa e de universidades”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa que tem como objetivo maior compreender o OAI nos seus diversos aspectos com vistas à análise da sua aplicação, a partir do software DSPACE, no Nordeste brasileiro.
MÉTODOS:
Do ponto de vista metodológico caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, uma vez que identifica e analisa dados registrados em diferentes suportes os quais permitiram, de maneira ampla, discutir o tema. Quanto à natureza, classifica-se como descritiva, dado que busca especificar características do fenômeno que analisa, no caso a ferramenta DSPACE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O cenário atual, apresenta à divulgação científica que, em termos numéricos, tem-se hoje no Brasil um total de 2032 periódicos científicos, deste 1137 são impressos e 895 online (AMARAL; SHINTAKU, 2012). Esse panorama retrata a necessidade dos pesquisadores brasileiros em disponibilizar resultados de seus estudos de forma rápida e sem custos, fazendo uso dos repositórios institucionais. Nesta pesquisa destaca-se, o DSPACE, por ser o software mais utilizado na construção de repositórios institucionais no país. Dentre os repositórios institucionais vinculados ao projeto do IBICT/FINEP que estão ativos, na região Nordeste do Brasil, segundo dados desta pesquisa encontram-se os estados do: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia que, em termos numéricos, constituem 26,04% dos repositórios institucionais no país, segundo o estudo de Boso (2011). O restante do Nordeste brasileiro formado pelos estados de Piauí, Paraíba e Pernambuco ainda não possuem o DSPACE em atividade. A terminologia armazenar, preservar, divulgar fazem parte das políticas explicitadas pelas IFES, que abrigam os repositórios DSPACE. Quanto ao período de implantação este se deu no 2010, quando o projeto do IBICT foi efetivado na maioria das instituições, restando somente a UFC no ano seguinte.
CONCLUSÕES:
Tratar da OAI implica debater sobre um novo modelo de comunicação científica que tem se consolidado eficazmente para desconstruir a “monopolização” e preços abusivos de editores comerciais, com o intuito de indicar um modelo de comunicação científica eletrônica e, principalmente, sem restrições. A partir do mapeamento de repositórios DSPACE na região Nordeste, pode-se pontuar que apesar de agregar o maior número de estados no país, quantitativamente, a região Nordeste encontra-se com o mesmo quantitativo de repositórios DSPACE que a região Sul (6 repositórios); chama-se atenção também para o fato de os repositórios DSPACE, encontrados na região Nordeste, serem pertencentes a Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Outro ponto a destacar é que a implantação de repositórios nas IFES tem como objetivo principal a produção, preservação e divulgação da informação e conhecimento visando o avanço científico e tecnológico. Espera-se que as demais IFES do Nordeste brasileiro venham a implantar o repositório institucional DSPACE, reconhecendo-o como um instrumento do OAI, com real representação para a sociedade.
Palavras-chave: Acesso Livre, Open Archives Initiative (OAI), Repositórios DSPACE.