65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
A FORMAÇÃO DO LEITOR: uma prática de letramento literário no Ensino Fundamental I
Márcia Maria Andrade de Assis - Esp. Em Literatura e Ensino/ IFRN
Cierneide Freitas Alves - Esp. Em Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem transdisciplinar/ IFRN
Fernanda Michelle patrício de Sousa - Esp. Em literatura e Ensino/IFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pesquisou a influência do letramento literário na formação do leitor, no ensino fundamental I, com o intuito de descobrir se a literatura tem atendido como meio de construção de um futuro leitor proficiente e letrado. Para tanto, tem-se como elementos norteadores teóricos Cosson (2009), Soares (1998), Bamberger (1995), Lajolo e Zilberman (2007), os quais contribuíram para a elaboração deste estudo. A partir desse contexto, entendemos que a escola da atualidade, além de reter a atenção do aluno para o conteúdo formal, precisa ter em vista, como principal missão, formar cidadãos críticos e oferecer estrutura para uma educação dotada de saberes significativos. Manter o interesse do aluno e expandir sua criatividade é desafiante. Mas, conceber um aluno capaz de pensar e com posição bem definida diante da sociedade moderna é ainda mais instigante, pois é proporcionar ao ser humano a chance da liberdade e da verdadeira sabedoria. É possível inferir que a literatura tem essa capacidade de desenvolver no aluno as habilidades necessárias para o enfrentamento dos desafios, haja vista conseguir preencher de modo delicado os pensamentos humanos, principalmente daqueles que são conduzidos a ela desde o início da sua vida escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
o objetivo que instiga a presente pesquisa é evidenciar que a literatura, quando trabalhada na idade e à realidade adequada do aluno, gerará melhores resultados na formação do leitor.
MÉTODOS:
Os aspectos teórico-metodológicos de qualquer trabalho são fundamentais ao alicerce científico de uma pesquisa. . O trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Mossoró, localizada em um bairro periférico da cidade. Fizemos uso das seguintes técnicas de coleta de dados: questionário e observação participante, a observação aconteceu no ambiente natural (a sala de aula) onde registramos todos os acontecimentos sem nenhum tipo de participação por parte do pesquisador, somente o professor soube que a observação era sistemática e metódica. O questionário foi realizado somente com a professora e composto por perguntas abertas, por acreditarmos serem as mais adequadas para a nossa pesquisa. Elaboramos um questionário com duas partes, na primeira, buscamos caracterizar a colaboradora, na segunda, tentamos descobrir como a professora trabalha literatura na sala de aula e qual a visão da docente sobre o uso de textos literários na formação do leitor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a observação da aula de literatura, a professora fez a leitura de um conto. Aquele espaço poderia ter se tornado um momento de aferir sobre os supostos resultados daquela leitura, realizar uma ação de cunho pedagógico, como fazer intervalos entre as leituras, despertar outros finais para o desfecho do conto e, com isso, o cuidado para não desviar do objetivo da aula, que era a formação de leitores. Quanto às perguntas elencadas no questionário, na primeira parte descobrimos que a docente possui licenciatura em Pedagogia e que há três anos não participa de nenhuma formação continuada. Na segunda parte, ela nos responde que acha importante o uso da literatura em sala de aula e costuma realizar rodas de leitura. Considerando os resultados da pesquisa, constatamos que a literatura é, sem dúvida, reconhecida pela professora como instrumento promissor no letramento literário. Mas também percebemos que na aula observada não tivemos grandes proveitos das possibilidades que um conto possui. Neste caso, avaliamos que a leitura poderia ter sido mais eficaz se houvesse uma sistematização metodológica de cada etapa da aula, o que nos permite dizer que na perspectiva do letramento literário, ainda precisaria de mais intervenção da docente.
CONCLUSÕES:
Durante a observação da aula de literatura, a professora fez a leitura de um conto. Aquele espaço poderia ter se tornado um momento de aferir sobre os supostos resultados daquela leitura, realizar uma ação de cunho pedagógico, como fazer intervalos entre as leituras, despertar outros finais para o desfecho do conto e, com isso, o cuidado para não desviar do objetivo da aula, que era a formação de leitores. Quanto às perguntas elencadas no questionário, na primeira parte descobrimos que a docente possui licenciatura em Pedagogia e que há três anos não participa de nenhuma formação continuada. Na segunda parte, ela nos responde que acha importante o uso da literatura em sala de aula e costuma realizar rodas de leitura. Considerando os resultados da pesquisa, constatamos que a literatura é, sem dúvida, reconhecida pela professora como instrumento promissor no letramento literário. Mas também percebemos que na aula observada não tivemos grandes proveitos das possibilidades que um conto possui. Neste caso, avaliamos que a leitura poderia ter sido mais eficaz se houvesse uma sistematização metodológica de cada etapa da aula, o que nos permite dizer que na perspectiva do letramento literário, ainda precisaria de mais intervenção da docente.
Palavras-chave: Leitor, Literatura, Letramento.