65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 6. Geoquímica
MONITORAMENTO AMBIENTAL DA LAGUNA MANGUABA (AL): AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA
Amesson Marques da Costa - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFAL
Paulo Ricardo Petter Medeiros - Prof. Dr./Orientador – Inst. de Geografia, Desen. e Meio Ambiente – UFAL
Maria Isiane Macena dos Santos - Instituto de Ciências Biológica e da Saúde - UFAL
Isabela Macena dos Santos - Centro de Educação - UFAL
INTRODUÇÃO:
Os ecossistemas estuarinos são ambientes importantes localizados na região costeira. Essa importância é devida a esses sistemas serem locais de desova, crescimento, alimentação e refúgio para várias espécies, incluindo espécies com importância econômica. O Complexo Estuarino Lagunar Mundaú/Manguaba (CELMM) - (AL), localiza-se entre as coordenadas geográficas 9º 35’ 00’’ S e 35º 57’ 30” W, a Laguna Manguaba, a qual é integrante deste Complexo, é o maior ambiente estuarino do Estado de Alagoas. E este trabalho demonstra os resultados da pesquisa de iniciação científica que buscou avaliar a qualidade da água e determinar a distribuição do estado trófico da água deste ambiente estuarino. Para tanto, os estudos de (Medeiros et al., 1996); (Melo-Magalhães et al., 1998); (Villela et al., 1998); (Le Lampion, 2000), (Melo-Magalhães et al., 2009) e entre outros foram utilizados como referencial teórico para subsidiar a análise. Contudo, o presente estudo foi importante para aumentar o nível de conhecimento sobre esse ambiente, contribuindo para ações que visem a sua preservação ambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a qualidade da água da Laguna Manguaba determinando a variação sazonal de nutrientes dissolvidos e o IET (índice de estado trófico).
MÉTODOS:
As coletas foram distribuídas em 21 pontos de controle da Laguna Manguaba. Os parâmetros que foram medidos em campo: (perfis superfície em direção ao fundo, com intervalo de 0,5 m) com Sonda Mulitparamétrica YSI 6600 são os seguintes: Oxigênio Dissolvido, Turbidez, pH, Temperatura, Condutividade Elétrica, Sólidos dissolvidos, Salinidade; os que foram medidos em laboratório foram: Amônia, Nitrato, Nitrito, Ortofosfato, Fósforo total e Clorofila. Para estimar o Índice Estado Trófico (IET), utilizou-se a metodologia adotada por Lamparelli (2004). Os mapas de distribuição espacial dos parâmetros analisados foram realizados no software ArcGis 9.3, utilizando o modulo spatial analyst que interpolo as informações distribuídas nos pontos de coletas, usando a técnica de Krigagem e Inverso do Quadrado da Distância. Os equipamentos adotados para a coleta foram: Garrafas de coleta; Disco de Secchi; Rede de Fitoplâncton; e Sonda Mulitparamétrica YSI 6600.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados vistos em campo e comprovados nas análises laboratoriais demonstraram a predominância da forma de nitrogênio amoniacal, isso tem relação com a baixa profundidade da Laguna, e também significa que o foco de poluição se encontra próximo, e que a Laguna está passando pelo processo de amonificação o que aumenta a zona de decomposição ativa. Os valores de fósforo total encontrados na Laguna Manguaba variou de 87.84 mg L-1 a 228.07 mg L-1, quanto os valores da clorofila variaram entre mínima de 21.05 mg L-1 e máxima de 115.33 mg L-1. Esses resultados são relativamente altos e refletem o estado trófico da água, que na laguna se apresenta predominantemente eutrófico, mas com algumas aparições dos estados mesotrófico e supereutrófico, tendo variado entre índices de 58.01 e 63.42. Outro aspecto importante que cabe destacar é os percentuais altos da cunha salina na Laguna Manguaba que variaram de 17,43% a 24,81%, isso é reflexo do período de estiagem que atinge as bacias hidrográficas que li constitui, e por consequência o ambiente estuarino não sofre tanta influência de água doce.
CONCLUSÕES:
Portanto, a avaliação da qualidade da água por meio das análises de nutrientes e do índice de estado trófico, mostrou que a laguna Manguaba de fato encontra-se com uma alta carga de nutrientes o que classifica o ambiente como eutrofizado. A metodologia utilizada para mapear a distribuição dos parâmetros na laguna, facilitou a interpretação dos resultados obtidos, permitindo assim uma boa avaliação do estado trófico da água e compreendemos que a Laguna Manguaba, corresponde a um sistema enclausurado com um alto potencial de reciclagem e retenção de materiais, o que por sua vez, possui altas taxas de nutrientes que ficam em deposição ou dissolvidos na água.
Palavras-chave: Estado Trófico da Água, Ecossistemas Estuarinos, Preservação Ambiental.