65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Conhecendo os saberes de formação e os saberes da experiência de uma professora de Física da escola pública.
Ariadne Rodrigues de Andrade - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Maria Angela Vasconcelos de Almeida - Universidade Federal Rural de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
O Saber Docente recebe diversas conceituações sobre o seu verdadeiro significado, porém todos remetem a mesma relação, representado na linguagem de Tardif (2002) como sendo um amalgama entre diversos conhecimentos. Autores como Tardif e Gauthier definem o Saber Docente como sendo “um saber composto de vários outros saberes, oriundo de fontes diferentes e produzidos em contextos institucionais e profissionais variados”. Ainda segundo Tardif (2002) esses outros saberes são categorizados como: a) Saber da formação profissional; b) Saber Disciplinar; c) Saber curricular; d) Saber experiencial. Nesse trabalho vamos buscar conhecer os saberes profissionais e os saberes da experiência de uma professora de física do ensino médio. Para Tardif o saber da formação corresponde aos saberes adquiridos enquanto aluna do ensino básico, da graduação e das pós-graduações.Já o saber da experiência como próprio nome diz, remete aos saberes desenvolvidos durante s vivencia do professor em sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Vislumbrar na fala de uma professora de física, por meio de uma entrevista semiestruturada, como são os seus saberes profissionais e os seus saberes da prática.
MÉTODOS:
Contexto da pesquisa: A pesquisa foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio professor Cândido Duarte, que pertence ao Programa de Escolas Integrais da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), mas diferentes das demais escolas integrais mantém parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) através de um projeto que envolve três pesquisadoras da UFRPE promovendo a formação continuada dos docentes.
Natureza da Pesquisa: A pesquisa usou como ferramenta de recolhimento de dados a entrevista semiestruturada. Utilizando as categorias de Tardif como referência, foi construído um questionário para orientar as questões da entrevista, contemplando 30 questões, contudo nesse trabalho vamos explorar as respostas da professora que permite vislumbrar seus saberes nas duas categorias acima citadas.
Perfil do sujeito: A professora Roberta (nome fictício) tem 27 anos de magistério, concluiu sua graduação em 1986, e em 2008 concluiu especialização em Ensino de Física, ambos na UFRPE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em relação aos saberes de formação a docente realizou cursos de formação continuada, porém ela afirma que participou de poucos, pois o Estado não disponibilizou esses programas e quando ocorriam à própria gestão da escola não repassava. Em relação às influências durante sua formação a docente não identificou técnicas pedagógicas que despertassem seu interesse.
O que eu achei ruim é porque assim, não é falando de professores mais da estrutura do curso. Eu não sei se foi porque era para o Estado, porque quando eles botaram lá o titulo Especialização no Ensino de Física (...) estava relacionado ao ensino, eu fui achando que não ia trabalhar conteúdos. Aí ficou conteúdo pelo conteúdo.
Saber experiencial: O discurso sugere que a professora durante muito tempo ela utilizou o mesmo modelo de ensino ao qual foi formada. Em relação ao seu desenvolvimento enquanto professora, a docente afirma que passou por mudanças, de tímida para aquela que interage. A docente ainda se considera mais segura, mais objetiva e menos emotiva na profissão.
...Eu me sentia uma foca, uma palhaça falando... Para parede. Aí eu comecei a ser mais descontraída, tentar fazer mais palhaçada... Quando eu olho para trás assim, eu já passei por uma metamorfose tão grande.
CONCLUSÕES:
Esse trabalho analisou dois saberes segundo Tardif (2002). Nota-se que a docente apresenta um crescente desenvolvimento em seus saberes provenientes da prática pedagógica (experiência), isso por que ela buscou aprimorar seus métodos de ensino através das necessidades dos alunos e de sua própria necessidade, já que a mesma antes se utilizava de palhaçada para prender a atenção do aluno durante a aula. O que é comum já que o contexto de formação acadêmica da docente se permeava em um ensino tradicional, sem grandes usos de técnicas pedagógicas.
Pode-se concluir ainda que a busca por essas mudanças na prática pedagógica somente ocorreu quando a professora teve outra oportunidade de formação continuada na escola na qual leciona. Além da participação nas OPI ( Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares), onde a mesma passou a interagir com os demais professores da instituição e assim desenvolveu em sua prática a comunicação com o aluno.
A entrevista por si só não garante que realmente a professora mudou sua prática docente, essa fato somente será assegurado com a observação da sala de aula.
Palavras-chave: Saber Docente, Formação Professor, Prática pedagógica..