65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA A LUDICIDADE NO APRENDIZADO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS
Max Nogueira Falcão - Curso de Matemática - CESTB/UEA
Ivan Maurício Velasquez Ruiz - Curso de Matemática - CESTB/UEA
Dienne Bento Ramos - Curso de Matemática - CESTB/UEA
Karem Keyth de Oliveira Marinho - Profa. Esp./Orientadora - Curso de Matemática - CESTB/UEA
Karem Keyth de Oliveira Marinho - Profa. Esp./Orientadora - Curso de Matemática - CESTB/UEA
INTRODUÇÃO:
Embora a matemática seja uma componente curricular indispensável para a vida escolar do estudante, é dotada de adjetivos negativos quando estudada. A “complexa matemática” para os alunos impede que obtenham desempenho satisfatório, principalmente em escolas da rede pública de ensino. Pensando nisso, instigar o aluno através da participação no jogo didático, poderá despertar o interesse pela matemática de forma simples e contribuir para que a sala de aula se torne um lugar inspirador e prazeroso ao aluno.
Nesse sentido, durante as observações realizadas na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, verificou-se que apesar de os alunos já estarem no 9º ano do Ensino Fundamental, ainda sentiam muitas dificuldades em realizar cálculos que envolviam adição e subtração com números inteiros.
Por esse motivo, buscou-se realizar um trabalho que pudesse aliar a Resolução de Problemas à Ludicidade, tendo em vista que os jogos que figuram no ambiente escolar, como recurso didático são capazes de promover um ensino-aprendizagem mais dinâmico, possibilitando trabalhar a Matemática de uma forma atrativa e desafiadora, evidenciando ser um dos caminhos para o desenvolvimento de atividades de Resolução de Problemas (RIBEIRO, 2009).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com base no exposto este trabalho teve como objetivo incentivar o aprendizado da de números inteiros, em especial as operações de adição e subtração, a partir da utilização de uma metodologia diferenciada aliando a ludicidade à Resolução de Problema.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do PIBID, em uma turma do 9º ano do turno vespertino da Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, conveniada ao programa, onde se propôs a utilização da Resolução de Problemas através da ludicidade utilizando, para isso, um jogo de tabuleiro. Participaram deste trabalho 37 alunos, que foram divididos em dois grupos: feminino e masculino.
O jogo mencionado refere-se ao tabuleiro com partida e chegada, na qual se faz necessário jogar o dado, responder o problema proposto e dependendo da resposta, correta ou não, anda o número de casas do jogo com base no valor retirado no dado. Para auxílio do cálculo nas questões do jogo também foi elaborada uma régua para a soma e subtração de números inteiros. Foram utilizados problemas de aplicação, que segundo Dante (2009, p. 27) “São aqueles que retratam situações reais do dia a dia e que exigem o uso da matemática para serem resolvidos”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O jogo didático elaborado permitiu que os alunos aprendessem brincando, o que vem de encontro com as concepções de Lara (2003) ao afirmar que “se concebermos esse ensino como sendo um momento de descoberta, de criação e de experimentação, veremos o jogo não só como instrumento de recreação, mas, principalmente como veículo para a construção do conhecimento”.
Aos poucos os alunos se dispuseram a resolver os problemas propostos e a utilização da régua foi de grande ajuda para os dois grupos. Neste sentido, o jogo pressupôs aos alunos elaborar procedimentos de resolução, comparar seus resultados e validar seus procedimentos, conforme recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática.
Os problemas não solucionados corretamente foram resolvidos pelos próprios alunos, sob a orientação do bolsista do PIBID. Observou-se que o interesse pelo conteúdo não compreendido antes, foi avaliado de forma positiva durante e após o jogo. Além disso, percebeu-se melhora na interação entre alunos, no trabalho em equipe e no respeito mútuo durante a atividade.
CONCLUSÕES:
A utilização do jogo didático ajudou os alunos a resolverem problemas de adição e subtração de números inteiros de forma divertida, e evidenciou que “é um caminho para o educador desenvolver aulas mais interessantes, descontraídas e dinâmicas, [...] despertando ou estimulando sua vontade de frequentar com assiduidade a sala de aula, e incentivando seu envolvimento nas atividades” (SILVA, 2005, p.26)
A realização deste trabalho também proporcionou aos alunos um momento de interação com os colegas e incentivou o trabalho em equipe. Observou-se que a utilização de jogos didáticos aliados à Resolução de Problemas pode ser realizada com mais frequência para desafiar os alunos a aprenderem o conteúdo proposto. A competição despertou o interesse dos alunos em participar nas aulas seguintes, atendendo a alguns dos objetivos propostos pelos PCN’s, pois “além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um fazer sem obrigação externa e imposta, embora demande exigências, normas e controle”(BRASIL, p.47).
Palavras-chave: Matemática, Atividades lúdicas, PIBID.