65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Railce da Silva de Azevedo - Depto. Pedagogia - ICESZ - UFAM
Merian Fonseca Batista - Depto. Pedagogia - ICESZ - UFAM
Maria Eliane Oliveira Vasconcelos - Profª. M.Sc./Orientadora – Depto. Pedagogia - ICESZ - UFAM
INTRODUÇÃO:
Este artigo apresenta uma discussão sobre a prática pedagógica de professores que trabalham a alfabetização e o letramento na perspectiva do planejamento interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental a partir das observações realizadas por acadêmicas do curso de pedagogia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Este trabalho é parte da realização do subprojeto de Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/UFAM, que desde novembro de 2012 vem desenvolvendo atividades de iniciação à docência em uma escola municipal com foco na alfabetização e no letramento de crianças do primeiro ao quinto ano considerando diversas áreas do conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer a prática pedagógica dos professores que atuam nos processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva de planejamento interdisciplinar.
MÉTODOS:
Para a discussão traçada nesse trabalho adotou-se a pesquisa bibliográfica, as observações de campo e as entrevistas com os professores. Os registros foram feitos em diário de campo para confecção de relatório, cujo referencial levantado serviu de base para a compreensão de como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental no que se refere ao alfabetizar letrando, tendo como base o planejamento interdisciplinar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nas observações realizadas durante o planejamento dos professores percebeu-se que há um trabalho fragmentado em que não se consegue fazer a articulação de conteúdos entre as diversas disciplinas trabalhadas nos anos iniciais do ensino fundamental. Isso refletia na falta de preparação das aulas e a prática adotada para se dar conta dos processos de alfabetizar nem sempre estavam vinculados aos processos de letramento. Para Soares (2010) esses dois processos são distintos, mas deve ocorrer conjuntamente, não basta somente apropriar-se da leitura e escrita como um processo de codificação e decodificação é necessário apropriar-se de habilidades que possibilitem a interação com o seu meio social. Nas salas de aula percebeu-se que os professores usavam excessivamente o método expositivo, tornando a aula cansativa, o que provocava a dispersão e a desatenção dos alunos. O processo de alfabetizar centra-se no modelo tradicional, em que os alunos são submetidos à memorização e ao uso de textos desarticulados das suas realidades. A partir das entrevistas semi-estruturadas com os professores eles diziam que há necessidade de cursos de formação para o desenvolvimento das competências necessárias para alfabetizar e letrar numa perspectiva interdisciplinar.
CONCLUSÕES:
Diante disso, argumenta-se que numa proposta de alfabetização interdisciplinar em que é possível a partir de um texto articular diversas disciplinas. Fazenda (1994) diz que a construção de uma didática interdisciplinar baseia-se na possibilidade de trocas subjetivas, em que o papel e a postura do professor é a de promover essas trocas, estimular o autoconhecimento e contribuir para a ampliação de aspectos não desvendados nas práticas cotidianas.
Compreendemos ser importante repensar a formação docente inicial e continuada, neste caso do licenciado em pedagogia, para os anos iniciais do ensino fundamental, instigando-o a refletir sobre suas ações enquanto docente – pesquisador, uma vez que lidará com diversas disciplinas e precisa ter conhecimento de outras áreas como a matemática, a ciência, a geografia, a arte, a história, dentre outras. Assim, faz-se necessário que se trabalhe, desde a formação inicial, habilidades envolvendo estratégias metodológicas e planejamentos interdisciplinares. Portanto, uma postura alfabetizadora interdisciplinar pressupõe do docente um posicionamento político para compreender a sua prática pedagógica como um ato transformador.
Palavras-chave: Prática pedagógica, formação docente, PIBID.