65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE E AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO DERIVADO TIAZOLIDÍNICO 5-(2-HIDROXI-3-BROMO-5-CLOROBENZILIDENO)-TIAZOLIDINA-2,4-DIONA
Priscila Brandão Gomes da Silva - Depto. de Ciências Farmacêuticas - UFPE
Cíntia Camila Santos de Souza - Depto. de Antibióticos - UFPE
Kêsia Xisto da Fonseca Ribeiro de Sena - Depto. de Antibióticos - UFPE
Julianna Ferreira Cavalcanti de Albuquerque - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Antibióticos - UFPE
INTRODUÇÃO:
A química medicinal tem contribuído, decisivamente, para o desenvolvimento de novas moléculas dotadas de potencial atividade biológica, através da utilização de novas metodologias de síntese e do estudo das relações estrutura química-atividade biológica. Na pesquisa de novos fármacos a síntese de análogos estruturais de substâncias bioativas objetiva o aumento da atividade biológica e a diminuição dos efeitos colaterais.
Derivados tiazolidínicos vêm sendo sintetizados e avaliados durante as últimas décadas, por terem apresentado interessantes propriedades biológicas como, antimicrobiana, antifúngica, antidiabética, anticonvulsivante, anticancerígenas, dentre outras.
A resistência aos agentes antimicrobianos tornou-se um problema de preocupação global. O Investimento substancial na área de anti-infecciosos está sendo incentivado visando evitar uma crise de saúde pública (TUNCBILEK and ALTANLAR, 2006). Testes microbiológicos recentes realizados em alguns destes derivados apresentaram resultados compatíveis com antibióticos padrões utilizados para bactérias Gram-positivas e leveduras. Estes testes já indicam que tais compostos, podem apresentar melhor poder de combate às bactérias patógenas do que certos medicamentos que estão sendo vendidos no comércio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Sintetizar e caracterizar a estrutura química do derivado tiazolidínico 5-(2-Hidroxi-3-Bromo-5-Clorobenzilideno)-tiazolidina-2,4-diona, e comprovar sua atividade antimicrobiana frente a micro-organismos dos grupos Gram-positivos, Gram-negativos, álcool-ácido resistentes e leveduras.
MÉTODOS:
O composto 5-(2-Hidroxi-3-Bromo-5-Clorobenzilideno)-tiazolidina-2,4-diona (Ju-604) foi sintetizado a partir da tiazolidina-2,4-diona (Ju-32) 0,100g (0,00085 moles) dissolvida em 4 mL de etanol, adicionado piperidina com agitação magnética por vinte minutos à temperatura ambiente. A seguir foi adicionado 0,2010g (0,00085 moles) de 3-Br-5-Clorosalicilaldeído e aquecidos a 75 oC sob agitação magnética. A reação foi acompanhada por cromatografia de camada fina até se completar. Após o período de 24 horas, o conteúdo do balão foi filtrado, seco, pesado e determinado suas constantes físicas. A atividade antimicrobiana foi avaliada qualitativamente, pelo método convencional de difusão em disco de papel (Bauer et al., 1966). O estudo foi realizado frente a 9 micro-organismos patógenos, incluindo bactérias Gram-positivas, Gram-negativas, bacilos álcool-ácido resistentes e leveduras. Foram utilizados discos de 6 mm de diâmetro. Os discos foram impregnados com uma solução do produto e colocados sobre a superfície do meio Müeller-Hinton-Ágar semeado com os micro-organismos teste. Foi preparada uma solução a 15.000 μg/ml, e os discos foram impregnados com 20 μL da mesma, obtendo a concentração de 300 μg em cada disco e as placas incubadas por 24-48 horas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O composto sintetizado apresentou os seguintes resultados: rendimento 42,5%, Rf 0,34 com o sistema (clorofórmio e metanol na proporção 0,96:0,04 e Ponto de Fusão 197 oC. A estrutura química foi comprovada por métodos físicos de espectroscopia de Ressonância Magnética de Hidrogênio e de Carbono treze (RMN1H; RMN13C) e Infravermelho (IV). Após purificação e comprovação da estrutura química o novo composto foi submetido aos testes microbiológicos realizados frente a micro-organismos pertencentes à Coleção de Culturas do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco:
Bactérias Gram positivas: Staphiyococcus aureus , Bacillus subtilis , Micrococcus luteus, Enterococcus faecalis
Bactérias Gram negativas: Escherihca coli , Pseudomonas aeroginosa , Serratia marcescens
Bactérias álcool-ácido resistentes: Mycobacterium smegmatis
Leveduras: Candida albicans
O composto sintetizado Ju-604 apresentou atividade antimicrobiana relevante frente às cepas de Staphylococcus aureus (15 mm); MicrococcusLuteus (34 mm); Bacillus subtilis (20 mm); Mycobacterium smegmatis (18 mm) e Enterococcus faecalis (20 mm).
CONCLUSÕES:
O composto inicial, tiazolidina-2,4-diona é inativo frente aos microrganismos testados. Porém quando seu núcleo básico foi substituído na posição 5 do anel heterocíclico, por um grupamento 3-Br-5-Clorosalicilaldeído, o derivado apresentou atividade para alguns micro-organismos. Este fato mostra que dependendo do grupamento e da posição de substituição no núcleo heterocíclico, há uma mudança na atividade do derivado tiazolidínico.
Palavras-chave: Tiazolidina-2,4-diona, Atividade Antimicrobiana, Arilidenos.