65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana
TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS: A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO NO TERMINAL INTEGRADO DO BARRO/RECIFE
Anderson Jefferson da Silva Moura - Depto. de Ciências Sociais - UFRPE
Márcia Karina Silva - Profa.Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Sociais - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A evolução dos meios de transporte e o desenvolvimento urbano estão diretamente relacionados, assim como a evolução do conhecimento cientifico- tecnológico, que possibilitou a ampliação das forças motrizes para além do domínio do homem aos recursos naturais (ELIAS, 2006, passim). A temática da mobilidade e transportes, embora seja assunto constante nas discussões acerca da infra-estrutura das cidades, ainda se apresenta como um campo pouco explorado por cientistas sociais e traz consigo o mito de que é um assunto essencialmente técnico (WRIGHT, 1988, p. 13). Em uma cidade como o Recife, o Sistema de Transporte Público de Passageiros – STPP – é de suma importância para garantir acesso às atividades inerentes ao cotidiano de uma metrópole. Neste contexto, o Terminal Integrado do Barro aparece com grande relevância por seu fluxo de usuários. Neste terminal, 10 linhas de ônibus movimentam juntamente com o metrô 50 mil usuários diariamente. Mas, qual a percepção do usuário a respeito do serviço de transporte público de passageiros ofertado no Terminal do Barro? Porventura este serviço atende aos seus usuários conforme os parâmetros do Regulamento do STPP da Região Metropolitana do Recife? Este trabalhou analisou as condições em que o serviço de transporte é ofertado neste terminal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal deste trabalho foi analisar sobre quais condições o usuário é atendido quanto à oferta do serviço de transporte público de passageiros no Terminal Integrado do Barro.
MÉTODOS:
Do ponto de vista da abordagem do problema, tanto o método qualitativo quanto o quantitativo aportam à pesquisa. A área delimitada para a aplicação da pesquisa foi o Terminal Integrado – T.I. – do Barro, localizado no bairro de Jardim São Paulo, Recife, Pernambuco, Brasil. Os usuários que utilizam o T.I nos horários de maior demanda foram a população-alvo da pesquisa. Como instrumentos para coleta de informações, foram consultados documentos e publicações disponíveis pela rede mundial de computadores como livros, teses e dissertações. Além da consulta documental, foram utilizados no trabalho de campo, sobretudo para obtenção dos dados, instrumentos como questionários, entrevista não diretiva, foto imagens e a observação não participante assistemática. Para tabulação e análise dos dados, também foi utilizado um programa de planilha eletrônica. Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo. Para atingir o objetivo principal da pesquisa, buscaram-se no Regulamento do STPP os conceitos e parâmetros referentes à prestação do serviço. A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 02 e 10 de maio de 2012, no horário das 06h às 08h e das 17h às 19h30 em dias úteis, onde foram aplicados 270 questionários e 20 entrevistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da pesquisa de campo, foi possível traçar um breve perfil socioeconômico dos usuários, onde foram levantadas questões como sexo, idade, escolaridade, renda familiar e situação ocupacional. Quanto à situação ocupacional e renda familiar, a maioria dos entrevistados exerce alguma atividade remunerada e tem renda familiar de até 2 salários mínimos. A pesquisa revelou a opinião dos usuários sobre aspectos referentes ao T.I. do Barro, como acesso, limpeza, segurança e conforto, assim como revelou dados referentes às linhas que operam no terminal, como as questões referentes à frequência das viagens, pontualidade, rapidez no deslocamento, lotação, organização e respeito às filas, sensação de segurança nas linhas, conforto dos veículos, urbanidade e preço da tarifa. Tanto no que se refere ao T.I., quanto no que se refere às linhas, a maioria dos aspectos analisados tiveram avaliação negativa por parte dos usuários. O intervalo entre as viagens, a desorganização das filas e a superlotação foram os problemas mais apontados pelos usuários. Quanto à transgressão da norma social da fila, Robert Merton, apud SZTOMPKA (1998, p.425), conceitua como desviante quando o comportamento se afasta daquilo que é exigido pelos objetivos culturais, pelas normas institucionais ou por ambos.
CONCLUSÕES:
O Regulamento do STPP, no artigo 152, estabelece que “serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, segurança, atualidade, eficiência, generalidade, cortesia na sua prestação, modicidade das tarifas, conforto, higiene e pontualidade”. A promoção da elevação da qualidade do serviço de transporte, assim como assegurar as condições aceitáveis para o seu funcionamento, no que se refere à regularidade, rapidez, segurança, conforto, economia e confiabilidade, está posto no artigo primeiro como uma das finalidades do Regulamento. A avaliação negativa da maioria dos aspectos avaliados pelos usuários do T.I. do Barro revelou a insatisfação destes com o serviço e a oferta inadequada à demanda dos usuários. Dos aspectos negativos mais lembrados, o desrespeito à fila aparece com índice muito significativo de ocorrência. Nas linhas alimentadoras do T.I. parece ter se estabelecido uma padronização da transgressão à regra da fila, uma vez que apenas 2 por cento dos entrevistados disseram que o respeito à fila ocorre sempre. A julgar pelos índices apontados na pesquisa, o padrão passou a ser o comportamento tido como indesejável, expondo o usuário a situações conflituosas e arriscadas.
Palavras-chave: Mobilidade, Serviço, Regulamento.