65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, DESAFIOS E INOVAÇÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Cicero Alcione dos Santos Pereira - Escola Estadual Professora Maria Bernadete M. de Brito - PE
INTRODUÇÃO:
A possibilidade de integração das tecnologias à educação requer do docente uma nova postura que levará o mesmo a rever sua prática em sala de aula, adequando os vários meios de informação à metodologia utilizada. Requer dos profissionais novas competências e atitudes para criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem tornando-se significativas para o aluno. Neste sentido, surge um profundo questionamento a respeito do aprender a integrar as Novas Tecnologias de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar os jovens e crianças dessa geração. Sabemos que os métodos tradicionais ainda são bastante visíveis no ensino da Geografia, observou-se que o uso das novas tecnologias nas aulas de Geografia teve uma grande importância no processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que equipamentos tecnológicos não implicam por si só em aulas mais produtivas e melhores, esses recursos são ferramentas que só serão bem utilizadas e produtivas se professores tiverem preparados, ou seja, o docente deve conhecer e estudar as suas possibilidades de inovação. Objetiva-se então, analisar como as tecnologias podem ajudar o professor nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, sendo uma ferramenta a mais para dinamizar a educação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar como as Novas Tecnologias as podem ajudar o professor nas aulas, sendo uma ferramenta a mais para dinamizar a educação. Analisar quais as inovações tecnológicas mais acessíveis aos professores na escola. Analisar o despreparo dos professores frente às novas tecnológicas da educação. Verificar como estão sendo usadas as Novas Tecnologias nas aulas de Geografia e sua aceitação.
MÉTODOS:
Nesse trabalho, foi abordado o perfil do educador frente às Novas Tecnológicas e como o ensino e aprendizagem devem ser vistos para atender as novas exigências da sociedade. O professor precisa está atento para inovar. Percebemos a necessidade e as dificuldades encontradas pelos professores que muitas vezes tem certo medo de manusear o computador ou o data show, Partindo desse pressuposto fiz uma entrevista com alguns professores da Escola e elaborei um questionário que serviu de suporte para a pesquisa, como também um questionário voltado para os alunos que expuseram suas ideias sobre a utilização e eficácia do uso das novas tecnologias nas aulas.
Na área da Geografia já existe uma diversidade de recursos tecnológicos, um exemplo, as aulas de localização do espaço utilizei o laboratório de informática com todos os computadores conectados ao programa, Google Maps e o Google Earth, e o meu ligado ao data show, onde em tempo real visualizamos por meio de imagens de satélite e outras formas de mapas a nossa escola, e a partir deste ponto mapeamos as residências de cada aluno como também o percurso que ele faz de casa para escola. Tais recursos proporcionam aos alunos melhor percepção sobre o mundo e uma proximidade maior e mais ampla do objeto estudado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A aprendizagem de Geografia está relacionada a atividade de ensinar, mas vale salientar que o ensino ainda está preso a traços que caracterizam a metodologia tradicional, a mera transmissão de conhecimentos que passam dos livros para os alunos. Partindo da concepção de que é sustentável promover mudanças nas práticas pedagógicas tradicionais introduzindo métodos modernos, principalmente quando se trata do conhecimento geográfico que é construído de maneira de uma diversidade de conceitos dentre eles o de paisagem, lugar, território e territorialidade, escala, globalização, técnicas e redes. Conectar o ensino de Geografia da escola com a realidade dos alunos é um caminho a seguir, usar aquilo que chama mais a atenção do aluno, ou seja, o que de melhor eles dominam a favor da aprendizagem foi uma das alternativas para o ensino de Geografia, assim as aulas ficaram as atraentes, palavras dos próprios alunos, afirmaram que sem duvida o uso dos recursos tecnológicos melhorou muito tanto as aulas quanto a aprendizagem dos alunos.
CONCLUSÕES:
No processo de ensino-aprendizagem as Novas Tecnologias aparecem como uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento, auxiliando o professor pedagogicamente e, consequentemente, promove o aprendizado do aluno para formação de cidadãos críticos. Apesar de estarmos na era da tecnologia informacional, percebemos muito educadores que não sabem quando ou como utilizar esses novos recursos em sala de aula, é preciso que se tenha em mente que a tecnologia deve ir para a sala de aula sempre que estiver a serviço do aprendizado e inseridas no planejamento didático pedagógico. Analisamos como os alunos estão inseridos nas Novas Tecnologias, vivenciando essas mudanças e sendo agente delas. Concluímos que uma das principais estratégias a seguir para um ensino da Geografia que interesse os alunos foi relacionar os conceitos pertencentes à disciplina ao cotidiano dos alunos. Cabe à Geografia, bem como a outras áreas do conhecimento, a tarefa de facilitar e orientar o aluno no processo das descobertas e na aprendizagem do desenvolvimento do cidadão e possam contribuir na organização de uma sociedade mais consciente. Fica claro o papel da Geografia como uma disciplina que permeia e acompanha as transformações da sociedade, seja do ponto de vista físico, social, cultural ou político.
Palavras-chave: Inovação, Aprendizado, Desenvolvimento.