65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
UMA VISÃO DOS ACADÊMICOS DE QUÍMICA LICENCIATURA EM RELAÇÃO Á EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO.
Wedison Sampaio Marques - Lic. em Química - IFMA/Campus Zé Doca
Joaby Nascimento da Conceição - Lic. em Química - IFMA/Campus Zé Doca
Ozael Barros Gomes - Lic. em Química - IFMA/Campus Zé Doca
Davina Camelo Chaves - Profa. Dra./Orientadora - Diretoria Geral - IFMA/Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental vem se desenvolvendo cada vez mais com o intuito de conscientizar as pessoas sobre questões críticas em relação ao meio, para assumirem posições coerentes, referentes à vida. Neste contexto, o professor de Ciências do nível fundamental se destaca com o interesse de lecionar as importâncias e as práticas necessárias aos alunos desta etapa. Este conhecimento se torna fator importante na vida dos discentes quando eles passam a observar o meio ambiente com uma visão mais sustentável, e é dever do profissional de Ciências, ensinar, explicar e monitorar o progresso e a opinião crítica do tema de forma detalhada. Atualmente, á mídia comenta muito sobre a preservação da natureza, no qual ela passa a ser ferramenta fundamental no conhecimento deste assunto, mas não se torna suficiente para abrir caminhos de conscientização do jovem. Os discentes de ciência do ensino básico precisam de mais informações, precisam pensar, opinar e criar ideias construtivas para uma boa sustentabilidade, mas para este propósito se devem entender os níveis de conhecimento sobre meio ambiente e a posição em relação às soluções.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Entender o nível de conhecimento dos discentes do ensino básico numa escola pública do Município de Bom Jardim sobre o meio ambiente, e proporcionar uma relação de aprendizagem teórico-prático do assunto no desenvolvimento educacional.
MÉTODOS:
O Estudo teve como público alvo os discentes da Escola Municipal de Educação Básica Ney Braga, no Município de Bom Jardim, localizado a 275 km de São Luis, Maranhão, onde foi aplicada uma amostra de 123 atividades de produção textual crítica-argumentativa, de vinte linhas aos alunos do 8º ano do Ensino fundamental, com o tema “Preservação da Natureza”, onde também foi organizando uma mini feira de ciências com temas sobre “Sustentabilidade e Preservação da Natureza”; foram divididas três turmas com 41 alunos cada, com o objetivo em cada grupo de apresentar melhoras práticas e socioeducativas da preservação do meio, no término dos trabalhos foram comparados os trabalhos produzidos, para obtenção da opinião dos educandos, no contexto teórico e prático.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisando as atividades de produção textual, observou-se que os alunos do ensino básico têm interesses mínimos em relação à preservação da natureza, no modo de opinar sobre o assunto e comentar soluções. Nos resultados obtidos, das 123 redações foram tabulados o seguinte: 23% comentaram sobre o desmatamento; 9,7 % sobre a poluição; e 8,9% sobre queimadas. Destes percentuais não foram constatadas nenhuma solução ou medida prática em relação à temática, Vale destacar, que apenas 19,5% apresentaram soluções simples, como jogar lixo nos lugares corretos e reciclar materiais; também nos resultados 38,3 %, não souberam se expressar sobre o assunto. Na mini feira de Ciências, todos os discentes participaram com apoio dos professores, foi constatado um interesse em maior evidência por atividades práticas de ensino em relação temática, onde devido a vários assuntos propostos, os alunos passaram informações importantes sobre soluções. Das três turmas a primeira apresentou boas soluções como reciclagem, reutilização de matérias, a segunda apresentou soluções de conscientização e a terceira sobre redução de gastos de energia e água; Os temas foram bem proveitosos, onde os alunos alcançaram um ótimo desempenho em relação ao meio ambiente.
CONCLUSÕES:
Foi constatado que o ensino básico ainda tem deficiências no ensino de Educação Ambiental, e que o interesse por esta matéria ainda não é bem privilegiada pelos alunos desta fase. Nas aplicações de atividades práticas o interesse tornou-se mais proveitoso, pois os alunos começaram a desenvolver concepções concretas de preservação ambiental, tiveram melhores desempenhos em solucionar os problemas básicos do meio ambiente, e obtiveram melhores considerações sobre a importância para a atribuição de valores humanos e sociais. Entretanto, o assunto deve ser tratado com mais conformidade, pois a posição dos profissionais de ciências aos educandos sobre o meio ambiente é de uma importância devidamente pedagógica, com um pouco mais de ação e praticidade, logo podendo dar a percepção necessária de conscientização ambiental no ensino básico.
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Sustentabilidade, Ensino Ambiental.