65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
DISTRIBUIÇÃO DA COMUNIDADE DE BESOUROS EM FRAGMENTO DE FLORESTA ATLÂNTICA E MATRIZ DE CANA-DE-AÇÚCAR, AL-BRASIL
Laís Macedo Pordeus - Depto. Zoologia - UFPE
Renato Portela Salomão - Depto. Zoologia - UFPE
Luciana Iannuzzi - Profa. Dra./Orientadora - Depto. Zoologia - UFPE
INTRODUÇÃO:
A floresta Atlântica é um dos grandes centros de endemismo mundial, sendo considerado um importante hotspot de conservação. Atualmente, é um dos ecossistemas mais ameaçados, restando apenas entre 11,4 a 16% de sua cobertura vegetal original. No nordeste do Brasil, a atual paisagem da floresta Atlântica pode ser descrita como um arquipélago de pequenos fragmentos de floresta, isolados em topos de morros, imersos em um grande matriz de cana-de-açúcar. Matrizes muito diferentes do habitat de origem, como no caso da cana-de-açúcar, podem mostrar-se como um ambiente potencialmente hostil para muitos animais, mas não são uma barreira intransponível para a dispersão. Os besouros frequentam todos os tipos de ambientes, e atualmente têm sido bastante utilizados como bioindicadores de qualidade ambiental. O estudo da distribuição dos coleópteros nos ambientes de cana e floresta poderá evidenciar como a matriz afeta a comunidade, seja pela permeabilidade ou proporcionando um ambiente alternativo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a resposta dos coleópteros a diferentes ambientes de uma paisagem da floresta Atlântica.
MÉTODOS:
O estudo foi conduzido nos fragmentos da Usina Serra Grande, localizada no interior do estado de Alagoas no município de Ibateguara e São José da Laje (8°30’S, 35°50’O), a cerca de 100 km da capital Maceió. Foram coletados besouros em dois ambientes, floresta Atlântica e cana-de-açúcar, utilizando-se armadilhas de solo tipo pitfall. Em cada ambiente foram delimitados 20 transectos, nos pontos de 50m, 100m e 200m de distância da borda, com seis armadilhas em cada transecto. Foi realizada uma análise de agrupamento com base nos dados de abundância e composição de espécies dos gradientes e das áreas de floresta Atlântica e cana-de-açúcar. O índice de Bray-Curtis foi aplicado a dados não transformados para avaliar a similaridade entre as áreas de coleta. Uma análise multidimensional (NMDS) foi usada para representar a matriz de similaridade graficamente um espaço de dois eixos. A análise de similaridade (two-way ANOSIM) foi usada para verificar diferenças significativas entre as áreas de floresta Atlântica e cana-de-açúcar. Ambas as análises foram executadas no programa Primer 6 versão 6.1.6.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi coletado um total de 505 indivíduos, distribuídos em 17 famílias e 73 espécies. Como esperado, o ambiente de floresta, que apresenta maior complexidade estrutural que a cana, apresentou uma maior abundancia e riqueza, comparado ao de cana. Scarabaeidae foi a família mais rica e abundante na área de floresta e Carabidae a família mais rica e abundante na área de cana. Por outro lado, não houve diferença dessas variáveis entre os gradientes de ambos os ambientes. Os resultados do NMDS mostraram uma segregação dos dois ambientes. Esses resultados mostram que a variável “ambiente” explica a abundância e riqueza de besouros. Em geral, os núcleos dos fragmentos apresentam maior quantidade de plantas de sucessão secundárias, culminando em maior número de grupos de besouros especialistas.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostram que a o ambiente é um fator importante para a distribuição dos besouros, sendo a monocultura hostil para as suas comunidades.
Palavras-chave: Coleoptera, Mata, Monocultura.