65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Alterações morfológicas em mudas de Capsicum annuum cultivadas em diferentes composições e proporções de substratos
Alex Negrini - Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria
Rodrigo Ferreira da Silva - Prof. Dr. Adjunto do Dpto. de Ciências Agronômicas e Ambientais - UFSM
Hazael Soranzo de Almeida - Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria
Douglas Leandro Scheid - Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria
André Luís Grolli - Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
O pimentão, Capsicum annuum (Solanaceae), é uma hortaliça de importância socioeconômica no Brasil, sendo comercializado como fruto verde, vermelho, amarelo, laranja, creme e roxo. A pigmentação do fruto influencia no seu sabor e aroma (Frizzone, 2001).
Uma das etapas mais importantes do sistema produtivo é a produção de mudas (Silva Júnior et al., 1995), tendo em vista que delas depende o desempenho final das plantas nos canteiros de produção (Carmello, 1995).
Ressalta-se a importância da mistura de diferentes componentes para a composição de um substrato estável e adaptado à obtenção de mudas de qualidade em menor período de tempo para a produção de mudas das espécies olerícolas (Meneses Junior, 1998).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a influência de diferentes composições e proporções de substratos no crescimento de mudas de Capsicum annuum .
MÉTODOS:
O experimento foi realizado em casa de vegetação da UFSM/CESNORS. As sementes foram da variedade chapéu de bispo, semeadas em tubetes de 125 cm3. Foram semeadas três sementes por tubete, após oito dias realizou-se o desbaste de duas plantas. As mudas foram submetidas à irrigação, duas vezes ao dia, durante 45 dias.
Para a produção dos substratos a serem avaliados, realizou-se a vermicompostagem na proporção de esterco bovino (EB) e resíduo de agroindústria de carne (RIC), com as seguintes percentagens, 100%RIC, 20%EB:80%RIC, 40%EB:60%RIC, 60%EB:40%RIC. Após a vermicompostagem utilizou-se o vermicomposto 40%EB:60%RIC (V) para formulação dos tratamentos, composto ainda por substrato comercial (SC) sendo: 80%SC:20%V, 60%SC:40%V, 40%SC:60%V e a testemunha 100%SC.
A altura de planta (cm) foi medida com régua graduada do colo da planta até o meristema apical. O diâmetro do colo foi tomado com paquímetro digital, com precisão de 0,001 mm, o número de folhas considerou folhas com mais de três mm de comprimento e o comprimento radicular foi medido com régua graduada do colo da planta até o fim da raiz principal. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância (p≤0,05), pelo programa SISVAR (Ferreira, 2008).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para altura de planta (AP) e número de folhas (NF) foram significativamente superiores nos substratos compostos por esterco bovino (EB) e resíduo agroindustrial de carnes (RIC) (EB20:RIC80, EB40:RIC60 e EB60:RIC40. Tavares (2007), utilizando substratos formados com vermicomposto de esterco de capivara (VC), vermicomposto de esterco bovino, casca de pinus compostada (CP) e Plantmax, nas proporções 75% VC+ 25% CP, verificou maior altura de planta e número de folhas, evidenciando que a adição de esterco é benéfica para altura e número de folhas para mudas de pimentão.
Os tratamentos EB20:RIC80, EB40:RIC60 e EB60:RIC40, apresentaram maior média de diâmetro de colo (DC). Santos, et al. (2010), relatou que o maior diâmetro do colo pode ser demonstrativo de plantas mais vigorosas. Os substratos Plantmax®, 100% de vermicomposto e 75% de vermicomposto + 25% de vermiculita proporcionaram mudas mais vigorosas, em relação ao substrato preparado com 50% de vermicomposto e 50% de vermiculita.
Para o comprimento de raiz não houve diferença significativa. Entretanto, Smiderle et al. (2000) utilizando Plantmax; Plantmax + Solo; Plantmax + Areia; Plantmax + Solo + Areia, verificaram que o tratamento somente composto por Plantmax proporcionou o maior comprimento de raiz.
CONCLUSÕES:
Os tratamentos com esterco bovino e resíduo agroindustrial de carnes apresentaram os melhores resultados para os parâmetros de crescimento altura de planta, número de folhas e diâmetro de colo nas mudas de Capsicum annuum .
Não houve efeito significativo dos tratamentos no comprimento radicular das mudas de Capsicum annuum .
Palavras-chave: Substrato, Pimentão, Mudas.