65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
INFLUÊNCIA DOS NÍVEIS CRESCENTES DE SATURAÇÃO POR BASES NA FASE INCIAL DE CRESCIMENTO DO FEIJOEIRO
Erbeny dos Santos Barros - Universidade Federal do Tocantins - UFT
Edvaldo Vieira Pacheco Sant´Ana - Prof. Dr./Orientador – Coord. da Área de Recursos Naturais – IFTO/ Campus Palmas
Joel Ferreira Nunes - Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
Albert Lennon Lima Martins - Aluno do Curso de Engenharia Agronômica - Unitins
Eduardo Alves da Silva - Aluno do Curso Técnico em Gestão do Agronegócio EMI – IFTO/ Campus Palmas
Aline Bernardo Queiroz - Aluna do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – IFTO/ Campus Palmas
INTRODUÇÃO:
O feijão (Phaseolus vulgaris L.) constitui a base alimentar da população brasileira (FAGERIA, 1989; THUNG et al., 1998). Os solos de cerrado do Brasil que apresentam maior potencial para expansão da fronteira agrícola são ácidos, o que limita a produção agrícola (FAGERIA, 2001). Para incorporação desses solos ao processo produtivo brasileiro, é indispensável o uso adequado de calagem (FAGERIA, 2001). A calagem é considerada como uma das práticas que mais contribui para o aumento da eficiência no aproveitamento dos adubos e consequentemente, da produtividade e da rentabilidade do feijoeiro (THUNG et al., 1998). A saturação por base é um importante índice de acidez do solo para estabelecer dosagens adequadas de calcário para as principais culturas anuais e estratégias de manejo para a produção agrícola (FAGERIA & STONE, 1999; FAGERIA, 2001). Fageria et al. (1996) relataram que o nível adequado da saturação por base para a cultura do feijoeiro está em torno de 67%, em solo de cerrado. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de massa seca da parte aérea (MSPA) e de raízes (MSR) do feijão em função dos níveis crescentes de saturação por bases em fase inicial de crescimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de massa seca da parte aérea (MSPA) e de raízes (MSR) do feijão em função dos níveis crescentes de saturação por bases em fase inicial de crescimento. Houve incremento significativo da MSR do feijoeiro com os níveis crescentes de saturação por bases e não para MSPA.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no IFTO – Campus Palmas, município de Palmas, estado do Tocantins, em um telado agrícola. Foram utilizadas sementes de feijão cultivar Carioca Precoce (tipo I). O solo recebeu cinco níveis de calagem, de acordo com o método de elevação da saturação por bases (29%, 40%, 50%, 60% e 70%). O corretivo consistiu numa mistura de CaCO3 e MgCO3, na relação estequiométrica de 4:1. Após a aplicação do corretivo, ficou incubado por um período de 30 dias, sendo o teor de umidade mantido próximo à capacidade de campo. Após o período de incubação, foi realizada a aplicação da adubação mineral NPK, em todo o volume de solo. Aos 35 DAE foi coletado de 20 plantas (1 planta/vaso plástico de 10 L) e a parte aérea e as raízes foram transferidas à estufa controlada para 75oC onde permaneceram por um período de 48 horas, para determinação da MSPA e MSR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Houve efeito significativo, conforme a análise de variância, a influência dos níveis crescentes de saturação por bases na produção de MSR do feijoeiro aos 35 DAE e não para MSPA. Foi obtido ajuste nas equações de modelo linear para MSR da cultura do feijão. De acordo com Malavolta (1980) além da redução no teor de alumínio, a resposta positiva do crescimento radicular ao aumento dos teores de Ca e Mg está relacionada à síntese da parede celular, uma vez que estes nutrientes participam da formação dos compostos de pectatos de Ca e Mg. Fageria et al. (1989) e Fageria & Stone (1999) verificaram o efeito benéfico da calagem no crescimento radicular do feijoeiro. O efeito não significativo sobre produção de MSPA se deve ao curto período experimental, portanto, há necessidade de novas pesquisas para validar estes resultados tanto em vaso como, também, no campo, em condições diferentes de clima e solo, através da análise crescimento vegetal.
CONCLUSÕES:
Houve efeito significativo, conforme a análise de variância, a influência dos níveis crescentes de saturação por bases na produção de MSR do feijoeiro aos 35 DAE e não para MSPA.
Foi obtido ajuste nas equações de modelo linear para MSR da cultura do feijão.
Palavras-chave: feijão, saturação por base, crescimento.