65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
O PIBID E A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE BIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL – PE
Gisele Oliveira da Silva - Supervisora PIBID Biologia Vitória de Santo Antão – PE / Prof. da Escola Antônio
Samuel Lima de Santana - Bolsista de Iniciação à Docência PIBID Biologia Vitória de Santo Antão – PE/Alun
Severino Augusto Andrade Nunes - Bolsista de Iniciação à Docência PIBID Biologia Vitória de Santo Antão – PE/Alun
Kênio Kênio Erithon Cavalcanti - Coordenador PIBID Biologia Vitória de Santo Antão – PE / Núcleo de Ciências Biol
INTRODUÇÃO:
Em muitas situações de aprendizagem o Ensino de Biologia se limita à sala de aula, onde o conteúdo destinado ao ensino médio é conteudista e pouco problematizador para o estudante e suas reais necessidades. Restringe-se a simples abordagens com aulas teóricas; e seus recursos se resumem ao quadro e às anotações. A chegada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) nas escolas públicas criou parcerias entre as instituições formadoras de professores, licenciandos e a comunidade escolar da Educação Básica elevando a qualidade das ações voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura. Além disso, o PIBID implantou e/ou recuperou estratégias que se utilizam de atividades práticas experimentais, dando aos licenciandos um oportunidade de práticas docentes diferenciadas. Tal situação se faz significativa à formação dos licenciandos participantes do PIBID, segundo Ghedin et al. (2008), a formação de professores é um dos principais elementos que podem intervir na melhoria do ensino no país, compromisso que o PIBID assume ao tornar os licenciandos co-participantes nas transformações já alcançadas com as intervenções no sistema público brasileiro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender a inserção e os benefícios de atividades práticas de biologia aos licenciandos e professores vinculados às ações do programa PIBID no espaço escolar de uma instituição pública.
MÉTODOS:
Este estudo ocorreu na Escola Estadual Antonio Dias Cardoso, no município de Vitoria de Santo Antão. As ações do PIBID tiveram inicio em agosto de 2012, sendo constituida por uma equipe de cinco licenciandos em Ciências Biológicas (UFPE/CAV), um supervisor (docentes da escola) e um coordenador, professor universitário. As aulas foram realizadas na própria escola, utilizando-se de espaços ociosos, como a biblioteca da escola, laboratórios de informática e de ciências. As atividades ocorriam no contra turno com as seis turmas de primeiros anos do ensino médio, sendo as atividades desenvolvidas duas vezes por semana, acompanhadas pelos pibidianos e pelo professor supervisor com a proposta de abordar conteúdos já trabalhados ou que ainda serão trabalhados. Comumente, as aulas são iniciadas com uma revisão teórica ou com a abordagem de conceitos necessários para a inserção dos conteúdos propostos, seguida da explicação do objetivo, materiais e procedimentos da atividade prática experimental. Nestas, são utilizados materiais já existentes na escola, a exemplo do microscópio, lâminas, reagentes, alimentos da cantina, etc. o que possibilita diversificação nas propostas de aplicação de recursos e estratégias destinadas a uma variedade de conteúdos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Apesar das adversidades, as ações diferenciadas das convencionais para as turmas participantes realizadas em sala de aula atraiam os alunos para o contra turno, aumentando a presença dos mesmos e a participação destes nas atividades realizadas. Como resultados iniciais, no decorrer do desenvolvimento das intervenções práticas experimentais os estudantes demonstravam habilidades, curiosidades e um maior comprometimento com a disciplina, acrescida de maior interação, onde apresentavam exemplos e explicações decorrentes de suas experiências pessoais para correlacionar aos conhecimentos científicos estudados. Portanto, no referente ao desenvolvimento e participação dos estudantes da Educação Básica no projeto PIBID Biologia acreditamos que ocorreram mudanças significativas, refletidas no desejo diferenciado pelos conteúdos e técnicas aplicadas e trabalhadas pela área das Ciências Biológicas. Tomamos isto como importante por percebermos que o trabalho prático é inquestionável para a aprendizagem dos conteúdos disciplinares de Ciências e Biologia, o que, segundo Smith (1975), deveria ocupar lugar central como proposta de ensino.
CONCLUSÕES:
A chegada do PIBID à escola diferenciou a proposta de ensino de Biologia ao compartilhar experiências dos professores em atividade docente com o desejo de discutir, elaborar e aplicar estratégias de ensino prático experimental. Esta troca de conhecimentos beneficia os diversos sujeitos envolvidos diretamente; mas também, os estudantes que se vêem envolvidos com propostas diferenciadas para o ensino aprendizagem dos conteúdos biológicos. Da mesma forma, observamos os benefícios do programa para a instituição formadora dos licenciandos por ampliar o tempo de formação prática dos futuros professores, o que qualifica, ainda mais, os futuros professores para o mercado de trabalho e para as necessidades de uma educação de qualidade. Para a gestão escolar, acreditamos, o programa viabilizou o uso de espaços, muitas vezes ociosos, além de oferecer trocas de conhecimentos para uma formação continuada de seus professores e novos conhecimentos aos seus alunos. Assim, compreendemos que o projeto PIBID Biologia (CAV/UFPE) oportuniza benefícios já diagnosticados e divulgados por todos os envolvidos, além de muitos outros que ainda estão por chegar, o que só confirma a importância deste programa para pretensas qualidades na educação desejada para o Brasil.
Palavras-chave: Atividade Experimental, Ensino de Biologia, PIBID.