65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR NOS BAIRROS ENTORNO DO CAMPUS DA UFVJM EM TEÓFILO OTONI/MG
Juliana Gomes dos Santos - Depto. de Serviço Social - UFVJM
Thais Amaral Oliveira - Depto. de Serviço Social - UFVJM
Andreia Kelmer Barros - Profa. Ms./Orientadora - Depto. de Serviço Social - UFVJM
INTRODUÇÃO:
O presente projeto em seu caráter de extensão universitária, buscou articular pesquisa e extensão aproximando a Universidade e os bairros ao entorno do campus. Visava analisar as políticas públicas implementadas nesses bairros e as contradições envoltas nessas implementações. O projeto ofereceu cursos a partir das demandas apontadas pelos sujeitos envolvidos e pelas comunidades participantes. Através do projeto buscamos compreender a formação da consciência/concepções dos moradores dos bairros sobre políticas públicas, procurando demonstrar que a consciência presente na vida cotidiana do cidadão revela as contradições presentes na sociedade, permitindo entrever elementos de senso comum e bom senso, na acepção gramsciana, anunciando a necessidade de formação/capacitação permanente. O projeto tratava-se de um Programa de Formação Permanente de lideranças comunitárias. Participavam dele alunos bolsistas e voluntários, proporcionando articulação com a graduação e a formação sócio-política das comunidades.
OBJETIVO DO TRABALHO:
• A aproximação dos alunos universitários junto as comunidades; • Levantamento de demanadas sociais e culturais; • Cursos de formação/capacitação para as lideranças dentro dos temas escolhidos conjuntamente entre técnicos, estudantes e moradores dos bairros; • Exposições de filmes em escolas municipais nas comunidades.
MÉTODOS:
As atividades deste projeto inicialmente foi realizar um curso de capacitação de lideranças comunitárias no Bairro Solidariedade. Este curso nos foi solicitado pelos próprios moradores. Fizemos um levantamento das principais demandas e realizamos durante um ano e meio encontros quinzenais com a comunidade, lideranças comunitárias e demais interessados. Os encontros debatiam temas escolhidos e votados conjuntamente. Giravam em torno de questões relacionadas ao social, ao político, ao cultural é às necessidades de moradia, saúde e educação daquele grupo.
A metodologia escolhida para a execução no projeto foi a participativa, tendo por fundamento epistemológico a relação teórico-prática, isto é, vinculação e articulação entre as demandas, falas, contribuições, e contradições presentes na empiria com os conhecimentos, métodos, teorias produzidos na academia. Essa metodologia propiciavam aos participantes espaços de diálogo e a construção coletiva do conhecimento, de forma que os mesmos se sentiam capacitados para desempenhar suas atribuições junto a sociedade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os procedimentos metodológicos adotados tornaram visíveis à própria comunidade, que a organização e o trabalho coletivo são caminhos construtivos para o exercício da cidadania. Incentivamos, em todos os momentos de diálogo com os moradores, a participação de todas as instituições envolvidas. Foi feito um planejamento com temas que foram abordados por pessoas convidadas e pelos participantes do Projeto. Os temas propostos foram: Capacitação de lideranças religiosas, através do curso “Religião, cultura e cidadania”; curso de capacitação para lideranças jovens, com título “Juventude, cidadania e participação política”; curso de capacitação para lideranças de movimentos sociais, com o título “Movimentos sociais, cidadania e compromisso político-cultural”; e ainda o curso para lideranças femininas, com o título: “Mulheres, cidadania e direitos sociais”. Os resultados não são vistos algumas vezes a curto prazo, pois a cidadania e o exercício democrático são processos lentos, que acontecem muitas vezes sem nos darmos conta e de repente, nos vemos muito mais envolvidos e apaixonados por uma luta social do que um dia poderíamos supor. Este é o nosso desafio e o nosso compromisso: levar o gosto pela participação, mover forças coletivas e acreditar numa sociedade mais justa e igualitária.
CONCLUSÕES:
A aproximação com a comunidade gerou um expectativa grande no início, quando alguns moradores acreditavam que a Universidade “resolveria” os problemas sociais apresentados em nossos encontros. Aos poucos, fomos esclarecendo a importância da participação coletiva, da construção de um processo de cidadania que dependeria do compromisso e atitude dos próprios moradores do bairro. O resultado foi notável, na primeira pré-conferência de assistência social em que este grupo participou, já se demonstrou o quanto nossos debates haviam contribuído para que os moradores conseguissem se posicionar politicamente, ter uma atitude propositiva, elaborar idéias e apresentar sugestões. Este foi um momento muito importante para a população, que notou a sua importância como cidadão, como sujeito político atuante, a partir daí, os encontros foram se expandido, novas famílias começaram a participar. Após o cumprimento de um ano e meio, encerramos o curso, na certeza de que deixamos ali uma “semente cidadã” que terá ainda frutos a colher por longos anos. Consideramos que este projeto de extensão contribuiu para o despertar político dos cidadãos que participaram do projeto e também ressaltamos grande importância desta aproximação da Universidade com a sociedade.
Palavras-chave: Comunidade, Universidade, capacitação.