65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 10. Redes
IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA PARA CONTROLE DE BENS PATRIMONIAIS FOCADO NA USABILIDADE
Lamarck Ribas Heinsch - Centro de Tecnologia - UFSM
Jeann Carlo Martins Raguzzoni - Centro de Tecnologia - UFSM
Tiago Antonio Rizzetti - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria-UFSM/ Orientador
INTRODUÇÃO:
Em grande parte das instituições, a aquisição de novos equipamentos é necessária. Cadastrá-los e patrimoniá-los são ações imprescindíveis para o rastreio e atribuição da responsabilidade e posse deste objeto.
Nas instituições de médio e grande porte, os objetos adquiridos geralmente são colocados sob a tutela de unidades que compõem esse local, como por exemplo, atribuir a responsabilidade de uma centena de computadores recém chegados a um colégio pertencente à universidade. Contudo, essas unidades que integram tais instituições também possuem suas próprias subdivisões internas. A medida que os equipamentos previamente patrimoniados são redistribuídos aos responsáveis das subdivisões das unidades, torna-se essencial prover mecanismos que permitam rastrear a utilização destes bens, de forma a manter um registro auditável e verossimivel no caso de necessidade de localização destes elementos.
Para que haja possibilidade de atingir tais objetivos, os registros devem ser atualizados sempre que necessário, ou seja, sempre que há ocorrência de algum evento com o bem patrimoniado, como por exemplo a apresentação de algum defeito.
O problema, muitas vezes, é que a tarefa de atualizar esses registros fica sob a responsabilidade de uma única pessoa, desta forma acarretando uma sobrecarga. Fato este que culmina, inevitavelmente, em omissões ou demora na realização dos registros em algum momento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A proposta deste trabalho é projetar e implementar um sistema de controle patrimonial para o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), visando propiciar funcionalidades acessíveis a todos os indivíduos envolvidos na instituição para delegar tais responsabilidades aos próprios usuários que o utilizam.
MÉTODOS:
As principais características são: centralização e automatização do controle dos patrimônios, confiança com base na autenticação e autorização dos usuários e a descentralização em virtude da possibilidade da transferência de equipamentos próprios a terceiros, sendo todas essas atividades registradas para fins de auditoria, inclusive com envio de e-mails para os usuários envolvidos no processo.
Para melhor desempenho e facilidade de manutenção do sistema, foi utilizado o padrão MVC (Model-View-Controller). De acordo com Burbeck (1992), a modelagem do padrão MVC separa explicitamente as três partes, o comportamento e manipulação dos dados relevantes ao sistema (Model),a implementação da parte gráfica visualizada pelo usuário (View) e os comandos executados a partir das entradas realizadas por esse usuário (Controller).
O sistema foi implementado na linguagem de programação PHP, por ser gratuito e seu código ser aberto, manipular com HTML, ser processado no servidor web, apenas disponibilizando ao usuário o resultado final, pela portabilidade ao ser possível acessar com praticamente qualquer sistema operacional e pela facilidade da integração com diversas bases de dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O sistema foi implantado com sucesso na instituição. Através da utilização diária, verificou-se que os objetivos do sistema foram alcançados através da distribuição das responsabilidades de atualização dos registros. O sistema alerta via e-mail sobre a alteração de registros, possibilitando a auditoria logo que estas são feitas, além do registro persistente no sistema de logs do sistema.
CONCLUSÕES:
Por fim, além do desempenho eficiente do sistema proposto, já estão sendo criadas novas funcionalidades e no futuro é possível implementar ainda mais, de modo a aumentar seu escopo.
Palavras-chave: Autorização, Controle Patrimonial, Autenticação.