65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
REDES SOCIAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICAS ONLINE (COP ONLINE)
Anna Cecília Bezerra - Depto. de Educação - Universidade de Aveiro
Francislê Neri de Souza - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Educação - Universidade de Aveiro
INTRODUÇÃO:
A profissionalização do docente é constituída através da sua prática, no desenvolvimento contínuo de competências pedagógicas. Atualmente, as competências essenciais à docência têm sido influenciadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Nestes ambientes de constantes mudanças, as Comunidades de Prática (CoP), formações que congregam profissionais de uma área específica e aprendem coletivamente, apresentam-se como alternativa para a formação contínua dos docentes. Mediadas pelas redes na internet, as CoP Online anulam a barreira de espaço entre os intervenientes na promoção da aprendizagem, facilitam a divulgação boas práticas e inovação das estratégias. As investigações em educação tem demonstrado que há uma maior concentração no desenvolvimento de comunidades de aprendizagem como estratégia de construção de conhecimentos pelos estudantes. Percebe-se resistência na aplicação destas formações mediadas pelas TIC para o desenvolvimento de competências profissionais do docente. Nesta pesquisa analisou-se as interações dos membros para construção do conhecimento numa CoP Online no Facebook, como alternativa para a formação contínua do docente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as interações dos docentes através da CoP Online para construção do conhecimento pedagógico. Conhecer as potencialidades do Facebook como plataforma para as interações da CoP. Verificar a construção do conhecimento através da partilha de experiências entre os docentes. Perceber as potencialidades e limitações da CoP Online como estratégia de formação continuada de professores.
MÉTODOS:
Para analisar a construção do conhecimento através das CoP Online, foi criada em Abril de 2012 a CoP Online/AESGA, com a participação dos docentes em exercício nos cursos mantidos pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), tendo como plataforma o software social Facebook. Para atingir o objetivo geral desta investigação, procedeu-se a análise das interações desenvolvidas entre 21 de Abril a 23 de Dezembro de 2012. Estas foram classificadas em três categorias: i) Posts sociais, ii) Posts de formação e iii) Posts Administrativos e institucionais. Em seguida foram extraídas subcategorias, pormenorizando os dados. As interações foram analisadas numa abordagem qualitativa e quantitativa. No aspecto quantitativo, analisou-se a frequência dos posts, bem como sua quantidade e natureza, com o suporte do software SPSS. A análise qualitativa, realizada com o suporte do software WebQDA, se prendeu ao conteúdo das mensagens (posts e comentários), preservando assim o contexto em que a mensagem foi emitida, bem como a interação delas decorrentes. Como as partilhas e discussões ocorreram entre profissionais que tem mais ou menos o mesmo nível de conhecimento, estabeleceu-se como critério para percepção da aprendizagem a negociação de significados entre os intervenientes
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A CoP Online/AESGA tem atualmente 69 membros, correspondendo a 67,7% dos docentes da instituição. No período analisado, foram realizados 335 posts. Verificou-se que o maior índice de partilhas deu-se na categoria posts de formação (67%), sendo que 51,7% correpondem às subcategorias partilha de links, e 22,5% com oportunidades de formação. Este resultado indica que a CoP funciona bem como filtro humano, em que o membro seleciona o conteúdo de interesse, essenciais à disseminação de conhecimentos pedagógicos. 9,74% dos posts abordaram os problemas comuns à docência aula, com maior participação dos docentes. Nesta subcategoria, os posts que resultaram maior interação foram os que abordaram a ocorrência de plágio e a cópia nos trabalhos científicos, bem como a partilha de estratégias para o enfrentamento das deficiências na escrita científica no ensino superior. Independente do curso, estas deficiências configuram o maior obstáculo à aprendizagem e o desenvolvimento de competências essenciais à prática profissional. Verificou-se nas interações a partilha de estratégias para obter maior eficiência na orientação à produção de textos autorais, a discussão dos resultados das intervenções e o planejamento coletivo de uma formação em leitura e escrita a ser oferecida pela instituição.
CONCLUSÕES:
A Comunicação Mediada por Computadores (CMC) aplicada à educação favorece ao desenvolvimento das competências profissionais dos docentes, nomeadamente na formação ao longo da vida. Na formação continuada tradicional, os professores são submetidos a sessões pré-concebidas, muitas vezes planejadas fora do ambiente escolar que pouco contribui para a reflexão da sua prática ou renovação do seu repertório pedagógico. Portanto, as CoP online apresentam-se como uma alternativa a ser explorada na construção destas competências, uma vez que são os próprios profissionais que discutem práticas, compartilham experiências e buscam soluções para problemas em comum. Nestes ambientes o participante contribui ativamente na construção do conhecimento. A escolha do Facebook como ambiente para as interações virtuais deveu-se a sua popularidade também entre os professores, bem como por ser uma plataforma de simples operação, cuja comunicação é informal. Para ter um perfil nesta rede social não é preciso comprar aplicativos ou quaisquer pagamentos. Além disso, disponibiliza ao internauta os aplicativos comumente encontrados em qualquer ambiente virtual de aprendizagem. É uma alternativa interessante para auxiliar na formação continuada de professores, através da aprendizagem colaborativa.
Palavras-chave: Formação continuada de professores, Comunidade de prática online, Facebook no ensino superior.