65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS COMO ESTIMULO PARA ESTUDANTES DO 6º ANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DUARTE DA CIDADE DE ARAGUATINS - TO.
Helayne da Silva Melo - Ciências Biológicas – IFTO/Campus Araguatins
Moab Machado Costa Ribeiro - Ciências Biológicas – IFTO/Campus Araguatins
Iteglan Pereira da Silva - Ciências Biológicas – IFTO/Campus Araguatins
Earlene Santos Sousa - Ciências Biológicas – IFTO/Campus Araguatins
Janaina Costa e Silva - Profa.Esp/Orientadora – IFTO/Campus Araguatins
INTRODUÇÃO:
A grande maioria dos alunos não tem a chance de realizar atividades práticas no ensino de Ciências devido à péssima infraestrutura das escolas e falta de formação especifica dos educadores (CÉSAR et. al., 2010). São notórias as condições precárias enfrentadas no âmbito educacional, isso foi presenciado durante o estágio supervisionado na fase de observação realizado na Escola Mul. Prof.ª Nair Duarte na cidade de Araguatins localizada no extremo norte do Tocantins, onde foi visto que a falta de professores de Ciências interfere diretamente num processo de ensino adequado. É fato inegável que a ausência de aulas práticas tem prejudicado muito a aprendizagem dos alunos. Pois elas são apontadas como motivadora para o interesse pela disciplina de Ciência. Com o intuito de conhecer a utilização de aulas práticas e a importância destas na visão dos alunos, é que o presente trabalho foi elaborado, já que as aulas práticas podem ajudar os alunos no desenvolvimento de conceitos científicos. Quando os alunos compreendem um conteúdo trabalhado em sala de aula, eles ampliam seus pensamentos sobre os fenômenos que acontecem à sua volta, e pode gerar, consequentemente, discussões durante as aulas fazendo com que explorem suas ideias (LEITE et. al., 2011)”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer a concepção de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Professora Nair Duarte sobre a importância da realização de aulas práticas no ensino de Ciências.
MÉTODOS:
A pesquisa caracterizou-se como quantitativa, sendo realizada no mês de fevereiro de 2013. Utilizou-se a aplicação de questionários com questões fechadas para o levantamento de dados sobre a concepção de alunos com relação às aulas práticas na disciplina de Ciências. O estudo foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Nair Duarte da cidade de Araguatins - TO, onde todos os estudantes foram selecionados para participar, formando um total de 54 (cinquenta e quatro) alunos do 6°ano do ensino fundamental do período vespertino. Para analise dos dados utilizou-se o programa Excel 2007, onde facilitou a tabulação dos dados. Os dados foram entregues no relatório final da disciplina do estágio supervisionado na fase de observação. O trabalho analisou a concepção de estudantes sobre aulas práticas, determinando assim qual o método didático deixa as aulas mais atrativas e também constatando se há implicações no desenvolvimento das aulas práticas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os estudantes entrevistados possuem entre 10 e 15 anos, à maioria esta acima da faixa etária correspondente a sua série. Foi observado ainda que 74% dos estudantes tem afinidade com a disciplina de Ciência, e contra partida 25% dizem não gostar. Os estudantes que afirmaram gostar de Ciências apontaram que isso ocorre devido à forma como o professor explica os assuntos (40%), além disso, percebem que o ensino de Ciências contribui para entender o mundo em que vivem (23%). Os alunos que afirmaram não gostar, disseram não conseguir entender os assuntos trabalhados em sala (27%) e a utilização de nomes complicados (23%). Nesse ponto é importante frisar, que as aulas práticas é um agente motivador, pois sua utilização esta relacionada ao interesse dos estudantes pela disciplina. A maioria dos alunos diz que os materiais mais utilizados em sala de aula é o livro didático e quadro (33%). Observa-se que é predominante o ensino tradicional, o que não beneficia uma aprendizagem significativa. Assim, a falta de aulas práticas resulta negativamente no interesse pelo campo da ciência, consequentemente, na deficiência do conhecimento científico. A partir da analise dos dados foi possível constatar que 53% dos estudantes estudam menos de uma hora por semana a disciplina de Ciência.
CONCLUSÕES:
Com a pesquisa concluiu-se que é pouco utilizada aulas práticas, sendo a aula expositiva teórica a modalidade mais utilizada. Os estudantes que afirmaram não gostar de Ciências dizem que isso ocorre devido a não compreenderem o que é trabalhado em sala. Sabe-se que as práticas quando aliada a teórica auxilia no entendimento. Durante o estágio supervisionado foi observado que muitos estudantes possuem grandes dificuldades em assimilar os conteúdos, em escrever palavras e não mostram aptidão para a leitura. Com tudo observou-se também que grande parte dos estudantes possui compreensão da importância da disciplina e que sente a falta de aulas aplicadas ao cotidiano. Consequentemente, essa carência de aulas práticas torna os alunos desinteressados, influenciando diretamente na aprendizagem, e como reflexo observa-se a baixa quantidade de horas dedicadas aos estudos. Dessa forma, é preciso que haja mudanças por parte da escola, pois a falta recursos e de professores sem formação específica na área de Ciências influencia na aplicação de aulas práticas, metodologias diferenciadas que auxiliem na aprendizagem da disciplina, e que, por sua alta complexidade, não pode ser ministrada sem conhecimentos específicos, uma vez que dificultaria a realização das mesmas.
Palavras-chave: Interesse, Metodologia, Recursos.