65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: PROPOSTA DE UM MÉTODO DE IMPLANTAÇÃO BASEADO EM PROCESSOS DE NEGÓCIO.
Felipe de Campos Martins - Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
Alexandre Tadeu Simon - Prof. Dr. / Orientador – Prog. Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIMEP
INTRODUÇÃO:
A Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) permitiu que as empresas pudessem se tornar ainda mais eficientes no que diz respeito à integração de sua cadeia de suprimentos e à busca de objetivos tais como redução de custos, perdas e lead time bem como melhorar a qualidade (SIMON, 2005). A partir do conceito de SCM, as empresas passaram a dar mais atenção aos clientes e atingiram um maior nível de qualidade nos serviços (PIRES, 2009).
A Gestão de Cadeia de Suprimentos é definida pelo The Global Supply Chain Forum como a integração de processos de negócio chave, desde o usuário final até os fornecedores originais que provê produtos, serviços e informação que agregam valor para os clientes e outros stakeholders.
O modelo de SCM adotado para este trabalho é o modelo de Cooper, Lambert e Pagh. Este modelo consiste de três elementos principais que estão relacionados: a estrutura da cadeia de suprimentos, os componentes da gestão da cadeia de suprimentos e os processos de negócio (COOPER et al., 1997).
Para uma eficaz operação de uma cadeia de suprimentos, é importante um fluxo contínuo de informação. Para isso, é necessário integrar os processos de negócio da SCM (LAMBERT e COOPER, 2000).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo propor um método para implantação da estratégia Gestão da Cadeia de Suprimentos nas empresas com base nos oito processos de negócio que compõem o modelo conceitual de SCM de Cooper, Lambert e Pagh (1997).
MÉTODOS:
Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos e identificado o modelo a ser utilizado (modelo conceitual de Cooper Lambert e Pagh). Foi realizado um estudo detalhado desse modelo e dos oito processos de negócio que o compõem, bem como da metodologia AGA-SCM (Avaliação do Grau de Aderência das Empresas a um Modelo Conceitual de Gestão da Cadeia de Suprimentos) proposta por Simon (2005).
A seguir foi estruturado um método preliminar para implantação da Gestão da Cadeia de Suprimentos com base na metodologia AGA-SCM. Para cada um dos quesitos dos processos de negócio e subprocessos que compõe a metodologia, foi desenvolvido um procedimento de implantação com base na literatura.
Na etapa seguinte, o método preliminar passou por avaliações de profissionais da área na forma de discussões em pequenos grupos. Participaram três profissionais da academia e quatro profissionais de três diferentes empresas.
As discussões permitiram que avaliações e sugestões de melhorias fossem identificadas e incorporadas ao método preliminar, chegando ao método de implantação da Gestão da Cadeia de Suprimentos baseado em processos de negócio aqui proposto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O método baseia-se nos quesitos da metodologia AGA-SCM, quesitos estes que compõem os processos de negócio. As diretrizes para a implantação dos processos apoiam-se na revisão da literatura e em discussões com profissionais da área.
Para cada quesito foi proposto um roteiro de implantação. Quando a literatura e as discussões apresentaram soluções prontas, estas foram adaptadas e aplicadas diretamente. Quando não, foram propostas soluções específicas. O método proposto apresenta diretrizes para implantação de cem quesitos. Aqui, a título de ilustração, são apresentadas as diretrizes para implantação de apenas dois quesitos.
Quesito ter equipe multifuncional designada para gerenciar o processo de Gestão do Relacionamento com o Cliente: necessário definir quais áreas devem ser representadas. A partir das diretrizes do PDCA e Kaizen, a equipe deve possuir de cinco a sete participantes, para troca de informação e conhecimento. Na equipe deste quesito, devem ser incluídos membros das áreas de: marketing, vendas, desenvolvimento de produtos, logística, produção, controle da qualidade e finanças.
Quesito ter as estratégias do make or buy definidas: comparar os custos das alternativas produzir ou comprar e analisar as vantagens e desvantagens gerenciais de cada uma.
CONCLUSÕES:
A Gestão da Cadeia de Suprimentos pode fornecer inúmeras vantagens a todos que a implementam. Integrar os processos garante melhor utilização dos recursos disponíveis, além de reduzir perdas.
É importante que as empresas tenham consciência de que a competição se dá entre cadeias de suprimentos e que, gerenciando e integrando os processos de negócio com as demais empresas da cadeia, o benefício não será só da empresa em si, mas também de todos com os quais ela se relaciona.
No entanto, faz-se necessário o desenvolvimento de métodos ou processos que orientem as empresas no entendimento do conceito e implantação da estratégia Gestão da Cadeia de Suprimentos.
A partir desse foco, com base na metodologia AGA SCM, foi desenvolvido um procedimento para implantar cada um dos quesitos dos processos de negócio e seus subprocessos. Esse procedimento permite também que a empresa reflita sobre a forma como ela pratica a Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Observa-se que cada vez mais empresas de todos os segmentos estão implantando a Gestão da Cadeia de Suprimentos para melhorar a troca de informações entre empresas, fornecedores, clientes e outros envolvidos. Espera-se que o método apresentado venha a contribuir com essa melhoria.
Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Processos de negócio, Cadeias de suprimentos.