65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO - QUÍMICOS DO SOLO A PARTIR DE PESQUISA SOBRE CULTIVO ORGÂNICO DE HORTALIÇAS NO MUNICÍPIO DE COARI-AM
Aline Carvalho de Freitas - Profa. MSc. /Orientadora - IFAM
Kalison Batista Dantas - Aluno/Orientando - IFAM
Arlisson de Jesus Rocha - Colaborador/SEDUC
INTRODUÇÃO:
Atualmente existem poucos agricultores no município de Coari que trabalham utilizando o cultivo orgânico, assim o desenvolvimento dessa técnica torna-se salutar para orientar os agricultores de modo a tornar seu trabalho mais eficiente. Na feira municipal de Coari trabalham cerca de 3000 feirantes que produzem grandes variedades de hortaliças, observa-se nos entornos da feira a existência de feirantes (vendedores de comida) que ao prepararem os alimentos a serem vendidos produzem material orgânico que ao invés de ir para o lixo poderia estar sendo utilizado como adubo orgânico, observa-se também restos vegetais e casca de frutas em grande quantidade que poderiam ter a mesma finalidade do restante do material orgânico (sobras de alimentos, ossos e folhas vegetais). Foram desenvolvidas atividades teóricas/experimentais de Química e estudo da análise de solos com os alunos e pequenos agricultores com o intuito de reduzir desperdícios e essas ações ainda os tornariam mais conscientes a respeito do impacto que as suas atividades econômicas causam ao meio ambiente. Lembrando que a fertilidade do solo esta relacionada ao pH do mesmo.
Estudar os parâmetros físico-químicos de análise do solo é fundamental para que os alunos possam compreender na íntegra a importância do pH para o equilíbrio nos solos.O pH do solo pode variar de acordo com sua composição (rochas), concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover o conhecimento e incentivar os alunos, agricultores e feirantes sobre os problemas e consequências da utilização da agricultura químico-industrial (inseticidas químicos), estudar com os alunos parâmetros químicos, como pH, amônia, nitratos e estimular prática da agricultura orgânica enfatizando os princípios de conservação e valorização dos recursos naturais renováveis.
MÉTODOS:
Inicialmente foi desenvolvido pelos alunos um trabalho de sondagem junto aos pequenos agricultores e feirantes do município de Coari (ficha de cadastro dos agricultores e aplicação de questionário socioeconômico) a respeito da forma de produção agrícola por eles empregada, quanto ao cultivo do solo, a utilização de inseticidas químicos e o conhecimento dos mesmos a respeito do uso indiscriminado desses inseticidas.Foram realizadas análises de solos variados para saber quanto a composição dos mesmos. Utilizou-se o kit de análises de solo da Alfakit que se baseia no método de análise colorimétrico. As análises foram realizadas nas dependências do laboratório de Química do IFAM Campus Coari.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao final do trabalho podemos constatar que a maior parte dos agricultores pesquisados utilizavam produtos químicos na lavoura, em 95 % dos casos, os agricultores, nunca tinham ouvido falar em agricultura orgânica, uma minoria utiliza estercos animais em seu plantio, cerca de 30 %. Na secretaria de Agricultura do município existem poucos técnicos para dar suporte aos agricultores, ficando alguns desassistidos. Outro ponto importante observado foi que no processo de cultivo orgânico, aplicando diretamente no solo os nutrientes necessários como, esterco, folhagens, restos de alimentos e cascas de frutos provenientes da feira, verificou-se sucesso nas hortas. Os canteiros de cultivo de hortaliças encontrados nas propriedades são do tipo suspenso, de modo a evitar perda da lavoura no período da cheia e ataque de animais. O emprego de restos de vegetais como adubo orgânico foi fundamental por evitar desperdícios e ainda reduzir o lixo da feira. É salutar compararmos o cultivo orgânico com o cultivo tradicional e também as análises dos diferentes tipos de solo. Analisou-se pH, amônia, nitrato, nitrito, matéria orgânica e ortofosfato, não foram notadas mudanças significativas desses parâmetros nos solos analisados.
CONCLUSÕES:
Houve promoção do conhecimento e buscou-se mudanças nos modos de preparo agrícola e cultivo do solo pelos agricultores, que os profissionais atuantes no projeto tornem-se cidadãos conscientizados com os problemas e conseqüências da utilização da agricultura químico-industrial (inseticidas químicos), que a técnica utilizada possa trazer benefícios para todos os envolvidos e interessados no projeto, resultando em melhorias na qualidade de vida enquanto integrantes ativos do ecossistema e atuando na sustentabilidade do meio ambiente. O desenvolvimento do trabalho serviu como suporte interdisciplinar envolvendo as relações de cuidado com o solo, o ambiente e com o próprio bem estar do homem enquanto agente transformador da natureza.
Palavras-chave: pH, amônia, sustentabilidade.