65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
AVALIAÇÃO DO GANHO DE PESO MÉDIO E RENDIMENTO MÉDIO DE PEITOS IN NATURA E DEFUMADOS DE FRANGOS DE CORTE CRIADOS NO IFF – CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA.
Jecylda Cecília Reis Abreu Cristófori - Curso Técnico em Agroindústria - IFF - Campus Bom Jesus/RJ
Poliana Gualande Ribeiro Boechat - Curso Técnico em Agroindústria - IFF - Campus Bom Jesus/RJ
Cristiane da Silva Stabenow - Profa. Dra./Orientadora - Agroindústria - IFF - Campus Bom Jesus/RJ
Sebastiana Cláudia Corrêa de Azedo - Profa.Ms./Coorientadora - Agropecuária - IFF - Campus Bom Jesus/RJ
INTRODUÇÃO:
A avicultura de corte no Brasil evoluiu consideravelmente e, atualmente, tem significativa participação na produção de proteína de origem animal e grande importância socioeconômica para o país, destacando-se entre as três maiores do mundo e por ser, no setor agropecuário, a atividade com maior tecnificação e produtividade, como resultado dos avanços nas áreas de manejo, melhoramento genético, nutrição e sanidade. Um dos resultados é que as aves ganham peso rapidamente e estão prontas para o abate em apenas 42 dias. O processamento de produtos avícolas representa uma forma significativa de agregar valor às matérias-primas, aumentando a receita gerada pela comercialização dos produtos. Dentre os métodos de processamento, a defumação a quente proporciona perda de umidade, cozimento da carne e deposição de compostos da fumaça que atuam na conservação, além de melhora das características sensoriais do produto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivos acompanhar o desenvolvimento dos frangos de corte até a idade de abate e verificar os efeitos da técnica de defumação a quente sobre os cortes de peito.
MÉTODOS:
Para avaliação do ganho de peso das aves foram acompanhados três lotes seguidos, mantidos no setor de Avicultura, após a separação das aves aos 21 dias de vida em dois boxes de machos, dois boxes de fêmeas e um boxe misto. Em cada boxe foram mantidas, no máximo, 60 aves e dentre estas foram escolhidas aleatoriamente 16 aves para pesagem aos 21, 28, 35 e 42 dias, totalizando 80 aves, sendo 40 machos e 40 fêmeas. As aves receberam ração adequada à espécie e água ad libitum, e as pesagens foram realizadas no mesmo horário. Após o abate das aves do primeiro lote, aos 45 dias, e divisão das carcaças em cortes, foram escolhidos aleatoriamente 80 peitos, os quais foram pesados, curados, defumados a quente, resfriados e novamente pesados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O ganho de peso das aves foi satisfatório, com maior ganho de peso dos machos em relação às fêmeas, conforme citado na literatura (SANTOS et al, 2005; MADEIRA et al., 2010). Foram observadas diferenças relacionadas à posição dos boxes, com menor ganho de peso naqueles onde havia maior incidência solar e menor ventilação, inclusive com óbito de algumas aves em dias mais quentes, além do maior ganho de peso das fêmeas no período com temperaturas mais amenas. Contudo, apesar da diferença relacionada a fatores ambientais, só é possível concluir a esse respeito após repetição por vários ciclos climáticos. Em relação ao processamento dos cortes de peito, foi verificada uma redução média de peso de 20,83% após a defumação, o que está de acordo com dados obtidos na literatura (RORA et al., 1998; FRANCO et al, 2010). Entretanto, isso não representa um problema pois, além da defumação aumentar a vida de prateleira, melhora as características sensoriais do produto, agregando valor ao mesmo e tornando-o mais atrativo ao consumidor.
CONCLUSÕES:
De acordo com os dados obtidos no presente trabalho é possível inferir que as aves apresentaram ganho de peso adequado e que, apesar da perda de peso verificada nos cortes de peito, a defumação representa uma alternativa muito interessante e rentável à comercialização de cortes de frango.
Palavras-chave: Processamento de aves, Avicultura, Defumação.