65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO RECURSO PARA AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS
Maria Lindalva Mota de Albuquerque - Professora da Secretária de Educação do Estado do Pará - SEDUC
José Darlon Nascimento Alves - Discente da Universidade do Estado do Pará – UEPA
Antonia Gilciléia Cunha da Conceição - Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
Giseli do Socorro da Silva Sampaio - Discentes da Universidade do Estado do Pará – UEPA
Alana de Souza Pereira - Discentes da Universidade do Estado do Pará – UEPA
Frederico da Silva Bicalho - Professor/ Orientador da Universidade do Estado do Pará – UEPA
INTRODUÇÃO:
No Brasil, há mais de quatro décadas, atividades experimentais integraram iniciativas que tinham por objetivo proporcionar um ensino voltado à formação científica dos alunos (AGOSTINI; DELIZOICOV, 2009).
Segundo Hodson (1994), os experimentos devem ser elaborados visando diferentes objetivos, tal como demonstrar um fenômeno, ilustrar um princípio teórico, coletar dados, testar hipóteses, desenvolver habilidades de observação ou medidas, adquirir familiaridade com aparatos, entre outros. Como recurso importante no ensino, a aplicação de experimentos desempenha um papel importante nos livros didáticos.
Observa-se que as escolas vêm enfrentando dificuldades e desafios, em se tratando do uso de atividades experimentais e principalmente a utilização de laboratórios. Isso se dá principalmente pela falta de preparação dos professores para a utilização dessa ferramenta e desse espaço e também a questão do tempo.
Nos dias de hoje é muito importante a aprimoração dos acervos dos laboratórios de Ciências das escolas, pois os alunos do ensino fundamental demonstram grande interesse e curiosidade pelo estudo de Ciências (Martins, et al. 2010).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente trabalho foi a produção e utilização de material didático como auxílio para aulas práticas de ciências naturais para o ensino fundamental, onde um dos principais focos consistiu em avaliar o ensino-aprendizagem de realização de experiências com o material produzido para este fim.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada com 22 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Padre Vitaliano Maria Vari, município de Capitão Poço/PA. Primeiramente foi produzido um material didático contendo informações para auxilio das aulas de ciências, principalmente em práticas laboratoriais com matérias de baixo custo. Durante uma aula, os alunos selecionados, participaram em uma prática que consistia em dissecar uma flor acompanhando as etapas e os questionamentos presentes no material. Em seguida foi aplicado um questionário para retirar informações sobre o experimento, o material didático e sobre o ensino de Ciências da escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Por meio da análise dos questionários foi perceptível que o material didático foi útil e possibilitou um melhor entendimento em relação ao experimento. Em relação ao experimento, os alunos afirmaram que gostaram muito de poder ver as partes de forma mais detalhada de uma flor, sendo que dificilmente fizeram algo parecido. Ao serem indagados sobre a prática experimental e o ensino de ciências as respostas foram enfáticas. Em se tratando da questão que queria saber sobre a freqüência da realização de experimentos, 45,5% afirmaram que só às vezes, 31,8% nunca e 22,7% difícil. Isso implica muitas vezes na falta de interesse da disciplina pelos alunos, já que acaba sendo um ensino totalmente teórico ou com pouca prática. Questionados sobre a necessidade de aulas práticas, 86,4% afirmaram que sim, existe uma grande necessidade de por em prática a teoria aprendida em sala de aula. Em relação se eles acreditam que aula no laboratório o estimularia nos estudos, 100% afirmaram que sim. Em relação se o material didático contribuiu de forma positiva na atividade prática 68,2% afirmaram que sim e se algum professor de ciência utilizou material didático similar 72,3% afirmaram que não. Com isso observa-se a deficiência da experimentação dentro da sala de aula.
CONCLUSÕES:
Dessa forma, devem-se incentivar ações pedagógicas e novas metodologias que possibilitem a interação teoria-prática, proporcionando nos alunos interesse pelo conhecimento.
Palavras-chave: Alunos, Ensino, Aprendizagem.