65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 4. Engenharia de Água e Solo
LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO COMPLEMENTAR NA CULTURA DA GOIABEIRA (Psidium guajava L.)
Leane Castro de Souza - Graduanda de Agronomia, Campus de Capitão Poço -UFRA
Raimundo Thiago Lima da Silva - Prof. M. Sc. - Campus de Capitão Poço -UFRA
Antonio Robson Moreira - Graduando de Agronomia, Campus de Capitão Poço -UFRA
Raimundo Leonardo Lima de Oliveira - Graduando de Agronomia, Campus de Capitão Poço -UFRA
Toshio Nishijima - Prof. Dr./ Orientador - Curso de Agronomia - UFSM
Candido Ferreira de Oliveira Neto - Prof. Dr. - Campus de Capitão Poço -UFRA
INTRODUÇÃO:
A goiabeira (Psidium guajava L.) é um arbusto de pequeno porte, que, em pomares adultos, pode atingir de três a seis metros de altura. As folhas são opostas e caem após a maturação; as flores são brancas e hermafroditas. Os frutos são bagas que têm tamanho, forma e coloração da polpa variável em função da cultivar. O fruto da goiabeira é considerado, nutricionalmente, valioso devido ao seu alto teor de vitamina C e, também, devido a sua importância econômica e ao fato de que o fruto pode ser utilizado na indústria de várias formas, tais como polpa, suco, compota e sorvete. Os sistemas de irrigação que aplicam água de forma localizada se caracterizam pela economia de água, pela pequena utilização de mão-de-obra, pelo grande potencial de automatização, pela manutenção de elevados níveis de água no solo para melhorar o desenvolvimento das culturas, pela possibilidade de se adequar às condições de solos pedregosos, rasos e topografia acidentada, pela possibilidade de aplicação de produtos químicos em solução na água de irrigação e pela redução dos riscos de contaminação das culturas. A goiabeira cultivada com irrigação e com poda, além de apresentar níveis de produtividade elevados, pode produz durante todo o ano.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o efeito de lâminas de irrigação complementar na cultura da goiabeira, sob a qualidade dos frutos (pH, Sólidos Solúveis Totais e Acidez Total Titulavel).
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no período de agosto de 2011 a maio de 2012, em um pomar de goiabeira da cultivar Paluma, em espaçamento de 3,5 m entre plantas e 3,5 m entre linhas, no Colégio Politécnico da UFSM-RS. O manejo da irrigação foi realizado através do método de Penman Monteith. Para as determinações de pH, de Sólidos Solúveis Totais (°Brix) e Acidez Total Titulável foram utilizados quatro frutos por planta, colhidos ao acaso, um em cada quadrante da planta. O pH das amostras foi determinado utilizando um potenciômetro com prévia calibração. Os Sólidos Solúveis Totais (°Brix) foram determinados por refratometria. A Acidez Total Titulável, foi determinada através de uma técnica simples de titulação com base padronizada, de Hidróxido de Sódio (NaOH) a 0,1N. O experimento foi conduzido em Delineamento de Blocos ao Acaso, com 5 lâminas de irrigação (Testemunha, 40%, 60%, 80% e 100% a serem aplicadas a cada 20 mm da Evapotranspiração Máxima Acumulada) e 6 repetições, os dados foram submetidos à análise estatística de regressão polinomial, com o objetivo de verificar a existência de relações significativas entre as Lâminas de Irrigação aplicadas e os parâmetros analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As lâminas de irrigação não interferiram significativamente nos teores de SST dos frutos de goiabeira. Os teores de SST variaram de 7,77 a 8,22 °Brix, a literatura cita que a goiaba pode ser colhida quando o seu ºBrix estiver próximo de 9,0. Os baixos valores de SST possivelmente foram influenciados pelo reduzido espaçamento entre as plantas, o que dificulta a penetração da radiação solar no interior do dossel vegetativo. Não se verificou diferenças significativas para os efeitos das lâminas de irrigação sobre o pH dos frutos. Os valores de pH variaram de 4,21 a 4,37 sob efeito das lâminas de irrigação. Esses resultados são semelhantes aos encontrados na literatura cientifica. A Acidez total titulável dos frutos de goiabeira não se alterou por influência das lâminas de irrigação. A ATT oscilou de 0,42 a 0,44% entre os tratamentos. Dados de pesquisa citam que o ponto ideal de colheita da goiaba é quando ATT está entre 0,3 a 0,4%. A legislação brasileira estipula como limite mínimo de 0,40% de ATT para polpa de goiaba.
CONCLUSÕES:
A irrigação por gotejamento não influenciou os componentes: pH, SST e ATT dos frutos de goiabeira.
Palavras-chave: pH, Acidez Total Titulável, Sólidos Solúveis Totais.