65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
NA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, UM CAMINHO A LECIONAR FÍSICA.
Amanda Vivian Medeiros de Souza - Professora de Física da Escola Estadual Professor Ulisses de Góis
Ciclamio Leite Barreto - Prof. Dr./Orientador - Departamento de Física - UFRN
INTRODUÇÃO:
A presença do conhecimento de Física na escola de ensino médio ganhou um novo sentido a partir das diretrizes apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Torna-se necessário a construção de uma visão da Física que esteja voltada para a formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade.
É notável hoje que a maioria dos alunos não a compreende bem, pois a vê como uma disciplina meramente mecânica ou matemática, sem qualquer ligação com seu cotidiano. Como aproximar os alunos de uma Física mais agradável e melhor compreensível? Ou ainda: Como fazer com que a ciência possa se tornar acessível nas aulas? É necessário planejamento primeiramente e abrir mão de um plano de curso baseado somente em conteúdos voltados para o vestibular. É preciso enxergar além e ver que o aluno não é meramente máquina de fazer vestibular.
O aluno não deve permanecer apenas passivo, ou seja, deverá discutir de onde vieram certas ideias, como evoluíram para chegar onde estão e possivelmente quais os novos caminhos que irão surgir.
O PIBID-Física surge como um auxílio na participação de atividades planejadas pelo professor da escola, para este ampliar e melhorar suua ação, com o objetivo de possibilitar aos estudantes a obtenção de um maior conhecimento na disciplina de Física. Dessa maneira, a divulgação da ciência na escola proporcionará um novo caminho a lecionar Física.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo é lecionar física de modo que seja bem divulgada para os estudantes. Visitas a locais que proporcionem conhecimento, atividades experimentais, aulas diferenciadas, dias comemorativos na escola, podem possibilitar o aluno a se interessar por estudá-la, melhorando seu desenvolvimento nessa disciplina, incentivando até outros estudantes a conhecê-la melhor.
MÉTODOS:
POSSIBILITANDO A MUDANÇA POR MEIO DA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
O programa PIBID-Física na UFRN contribui de modo eficaz na realização dessas etapas de planejamento, auxiliando o professor da escola, bem como na concretização das atividades executadas durante o planejamento.
Eis algumas ações, atividades, experimentos desenvolvidos por mim na escola:
• Atividades experimentais
Em cada série realizo atividades experimentais de acordo com meu planejamento anual de conteúdos. Estas aulas são periódicas e tem o objetivo de estimular a curiosidade bem como possibilitar um aumento no conhecimento do que se está sendo estudado.
Há um laboratório de ciências na escola, o que facilita a interpretação de determinados fenômenos ou leis da Física por meio dos experimentos.
• Ações
a) Registro do aluno
Há algumas ações que auxiliam na divulgação da ciência. A publicação e leitura dos registros dos alunos permitem a sua valorização enquanto autores e produtores de conhecimento. Essa publicação é realizada em sala de aula, na internet, por meio das redes sociais, como também no mural do laboratório de ciências.
b) Realização de visitas
Neste ano, já ocorreu com o auxílio do programa PIBID a visita ao Planetário de Parnamirim, cidade vizinha a nossa;Parque da ciência, como também ao Centro de Lançamento Barreira do Inferno.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A nossa escola foi convidada para visitar o Centro de Lançamento de Foguetes Barreira do Inferno, no dia 13 de novembro de 2012, às 14h.
Essa visita teve o objetivo de divulgar a física presente no lançamento dos foguetes. Na ocasião, os estudantes puderam ver de perto toda a preparação e lançamento desses projéteis. Alguns conteúdos específicos estudados em todas as séries do ensino médio puderam ser explicados durante essa visita, tais como:
• 1ª série: leis de Newton, quantidade de movimento; gravitação universal.
• 2ª série: energia, combustão, ondas e óptica.
• 3ª série: conceitos introdutórios de relatividade.
Esse é um dos momentos que considero único, pois os alunos saem de seu ambiente escolar, para um ambiente científco com o objetivo primeiramente de conhecê-lo, aprofundarem o conteúdo estudado em sala, bem como despertar um pouco a sua curiosidade sobre o que está sendo observado.
Depois de finalizado o momento de visitação, em sala de aula, eles registram o que chamou mais a atenção, o que aprenderam com aquele dia diferenciado.
Há ainda estudantes que, sentindo-se motivados pelo evento, confeccionam experimentos sobre o tema visto e o apresentam nas aulas de Física, contribuindo assim para uma melhor compreensão do assunto e possibilitando a divulgação do conhecimento científico.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÃO
A Escola Estadual Professor Ulisses de Góis, escola pública situada no bairro da Ribeira em Natal-RN, busca sempre possibilitar momentos em que os alunos possam melhorar seu conhecimento, aumentar sua aprendizagem, ampliando assim o gosto pelos estudos.
Para uma aula de Física é importante sempre trazer algo que possa chamar a atenção dos alunos, possibilitando sua aproximação de uma disciplina que para muitos é “cansativa, difícil de entender e complicada”.
Uma visita a um local que contenha ciência, como exemplo o Centro de Lançamento Barreira do Inferno, pode proporcionar momentos de riquíssimo aprendizado para os estudantes. Pode, portanto, aumentar o gosto pela Ciência, consequentemente, melhorar o rendimento na disciplina de Física, pois permite que os experimentos a serem visualizados no local sejam instrumentos para obter e ampliar conhecimento posteriormente na sala de aula.
O programa PIBID-Física vem a contribuir para aumentar o interesse dos estudantes por essa ciência, pois o planejamento anual do professor e a execução das atividades realizadas tanto pelo professor quanto por bolsistas permite que o aluno observe a Física com mais entusiasmo.
Palavras-chave: PIBID-Física, divulgação da Ciência, ensino de Física.