65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
Efeito de frequência de suplementação no consumo de matéria seca por novilhas de corte em pastagem de papuã
Marcos Vinícius Beck Difante - Aluno do Pós-Graduação em Ciência Animal - UFMS
Marta Gomes da Rocha - Professora associada do Departamento de Zootecnia - UFSM
Guilherme Ferreira da Luz - Acadêmico do curso de Zootecnia - UFSM
Renata Aqel de Oliveira - Acadêmica do curso de Zootecnia - UFSM
Guilherme Pegoraro Gai - Aluno de Pós-Graduação em Zootecnia - UFSM
Paulo Roberto Salvador - Aluno de Pós-Graduação em Zootecnia - UFSM
INTRODUÇÃO:
As pastagens cultivadas de verão são uma alternativa para fornecer forragem de melhor qualidade para novilhas de corte visando o seu acasalamento aos 18 meses de idade. O papuã, mesmo sendo considerado planta invasora de culturas de verão, possui alto potencial forrageiro (Restle et al., 2002). As forrageiras tropicais, com o avanço do seu ciclo fenológico, apresentam redução na sua qualidade, com maiores teores de fibra em detergente neutro e menores de proteína bruta e digestiblidade. Assim, o fornecimento de suplementos aos animais em pastejo pode ser uma ferramenta com efeitos positivos sobre o desempenho dos animais, tendo em vista que essas novilhas exigem nível alimentar alto e contínuo. Uma das maneiras de racionalizar o uso de suplementos é diminuir os gastos com mão de obra e a utilização de maquinários para a sua distribuição por meio da redução da frequência de seu fornecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a ingestão de matéria seca por novilhas de corte em pastagem de papuã submetidas a variação na frequência de suplementação, nos estádios vegetativo e reprodutivo do pasto.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria em área experimental com seis piquetes de 0,8 ha e mais uma área de 1,5 ha, utilizando o banco de sementes existente na área para formar a pastagem de exclusivamente de papuã (Urochloa plantaginea). Foram utilizados como animais-teste novilhas da raça Angus, com idade de 14 meses e peso corporal inicial médio de 251,97 kg. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 3x2, três frequências alimentares (pastagem, pastagem e 0,8% do peso corporal (PC) de Aveia em grão (AG) de segunda a domingo e pastagem e 1,12% do PC de AG de segunda a sexta) e dois estádios fenológicos. Foram utilizadas quatro repetições para as avaliações de consumo e oito repetições para as avaliações de comportamento e padrões de deslocamento, sendo cada animal uma unidade experimental. O método de pastejo foi contínuo com número variável de animais. A massa de forragem (MF) foi determinada por meio de dupla amostragem. Foram determinados os teores de proteína bruta (PB), de fibra em detergente neutro (FDN) e digestibilidade in situ da matéria seca (MS). Foi utilizado óxido de cromo (Cr2O3) como marcador externo, com dosificação via oral durante 12 dias. O nível de cromo nas fezes foi determinado por espectrofotometria de absorção atômica. Os dados foram submetidos à análise de variância, comparação de médias e contrastes e teste Tukey em 10% de probabilidade utilizando o programa estatístico SAS v. 9.1.3.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não houve interação entre as frequências de suplementação X estádios fenológicos para consumo total, de pasto, fibra em detergente do pasto e proteína bruta do pasto (P>0,10).
O consumo total foi semelhante nas frequências de suplementação, sendo equivalente a 3,25% do PC. Quando realizada a análise de contraste (P=0,0084), no entanto, as novilhas que receberam suplemento, independentemente da frequência, apresentaram consumo total 19,02% maior que os animais que permaneceram exclusivamente em pastejo. O consumo total foi 10,13% maior no estádio vegetativo do papuã (3,06% do PC). As novilhas apresentaram um consumo 12,70% menor de pastagem no estádio reprodutivo (2,44% do PC) e essa redução pode ser atribuída à redução de 48,94% (2,07% do PC) na oferta de laminas foliares, 62,50% (0,85) na relação folha:colmo e 14,68% (9,19% de MS) na digestibilidade in situ da MS. O consumo de pasto por novilhas que receberam suplemento diariamente foi influenciado pela oferta de forragem (OF; r²=0,89) e taxa de bocado (TXBOC; r²=0,10). O consumo de PB do pasto foi semelhante nas frequências de suplementação (P=0,1239) e nos estádios fenológicos do papuã (P=0,3111), com média de 0,28% PC. As novilhas exclusivamente em pastejo e as que receberam suplemento diariamente consumiram 0,63% mais FDN do pasto que os animais que receberam suplemento de forma infrequente (1,33% do PC). O consumo de FDN do pasto foi semelhante nos estádios fenológicos, com média de 1,74% PC.
CONCLUSÕES:
O consumo de pasto e de fibra em detergente neutro do pasto, por novilhas de corte, são modificados pela frequência de suplementação. O avanço do ciclo fenológico do papuã modifica o consumo total e de pasto por novilhas de corte.
Palavras-chave: Aveia em grão, Frequência de suplementação, Papuã.