65ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Opera |
A PRESENÇA CÊNICA VIVA DO ATOR: UM DIÁLOGO COM OS ESTADOS DE ATENÇÃO DO CORPO-MENTE |
Fabrício Leão Corrêa - Centro de Artes e Letras - UFSM Daniel Reis Plá - Prof. Dr./Orientador - Centro de Artes e Letras - UFSM |
INTRODUÇÃO: |
Este resumo refere-se ao projeto de pesquisa, ensino e extensão denominado “A presença cênica viva do ator: um diálogo com os estados de atenção do corpo-mente”, sob orientação do Prof. Dr Daniel Reis Plá, vinculado ás disciplinas Técnicas de Representação VII e Laboratório de Orientação III, do curso Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. O projeto se liga a montagem de um espetáculo contracenado, reunindo outros nove alunos do curso referido acima. A pesquisa se dará durante o processo de montagem do espetáculo pelo grupo, com direção do Prof. Dr. Daniel Reis Plá, nos dois semestres letivos de 2012, e tem por objetivo a busca de uma presença cênica viva do ator relacionada ao trabalho com os estados de atenção do corpo-mente. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
A busca de uma presença cênica viva do ator relacionada ao trabalho com os estados de atenção do corpo-mente. |
MÉTODOS: |
O termo presença pode inicialmente reportar a uma ideia de estar fisicamente em determinado espaço. Porém, quando se fala na realização de um ato em um espaço cênico, restringir-se apenas aos aspectos ligados à fisiologia do ator não contemplam o ato em sua completude. Quando se age, os movimentos e gestos dialogam com um objetivo específico em relação a alguma coisa. Se o corpo está de uma forma dilatada no espaço, sendo visualmente interessante e se destacando do que poderia se chamar de “corpo cotidiano”, para que uma ação ocorra isso não é o suficiente, havendo necessidade de que esse corpo dialogue com o espaço a volta. Sem isso, não há um ato. Da mesma forma, não há um ato se a mente do ator opera um fluxo de imagens que não se reverberam no espaço e no tempo, que não se moldam como ação. Para além desta ótica “dupla” da presença, na presente investigação há a busca por procedimentos que proponham um caminho de construção da presença cenicamente viva no ator, estado esse oposto à lógica cotidiana de percepção, regida pela mecanicidade. “Entender o cotidiano como o lugar da automaticidade das ações e dos comportamentos é reconhecer uma espécie de "alienação" ou de cisão na subjetividade, a predominância de uma experiência que fragmenta corpo e mente.” (QUILICI, 2006, p. 1) |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
É necessário explicitar que para Quilici, a questão da presença vai além da simples questão técnica do ator, mas propõe uma poética de reconstrução do homem, a partir das “possibilidades de ser”. Porém, abordar os aspectos técnicos sobre elementos da ação prevendo a inseparabilidade entre corpo e mente mostra-se um ponto inicial para desenvolver qualquer espécie de presença cênica, abrindo possibilidades para que a vida e a subjetividade encontrem terreno fértil. Propõe-se, portanto, a busca de sintomas na ação responsáveis por abrir portas para um estado de atenção que permita a experiência de unidade do corpo-mente, a qual gera uma qualidade que se chama de presença viva no ator, para a partir disso, definir princípios e procedimentos ligados a atuação cênica orgânica. O objetivo geral dessa pesquisa pauta-se em propor e analisar experiências sobre a atuação visando desenvolver procedimentos técnicos vinculados a criação da presença cênica viva do ator, dialogando com os estados de atenção. Visando isso pretende-se realizar revisão bibliográfica sobre a temática; Detectar elementos inerentes à presença cênica viva; Criar uma partitura de ações que permita investigar os aspectos da presença; Vincular as ações da pesquisa ao espetáculo de contracenação referente ao 8º semestre do curso de Artes Cênicas (UFSM) e por fim, elaborar um relatório final sobre o processo investigativo. |
CONCLUSÕES: |
O trabalho prático se constituirá em ensaios coletivos e individuais sob a orientação do prof. Dr. Daniel Reis Plá, que se darão durante o segundo semestre letivo de 2012, vinculando parte da experimentação da pesquisa, ao processo de montagem do espetáculo baseado no texto “Sacra Folia” do dramaturgo Luis Alberto de Abreu. Juntamente aos ensaios coletivos se dará a pesquisa individual do pesquisador, ambos visando analisar e detectar os elementos que caracterizam os estados de atenção do corpo-mente e como eles se relacionam com a presença cênica viva do ator através de uma partitura de ações. Prevê-se por fim, a participação do pesquisador na apresentação do espetáculo, no Anfiteatro Caixa Preta, em sessões abertas a comunidade e gratuitas, assim como a elaboração e disponibilização do relatório final à comunidade, após ser analisada por uma banca de professores do curso de Artes Cênicas. |
Palavras-chave: presença cênica, organicidade, ator. |