65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes
PARANOIA EMISTIFICAÇÃO: MONTEIRO LOBATO E ANITA MALFATTI NA HISTORIOGRAFIA DE ARTE DO MODERNISMO PAULISTA (1917-2011)
Eliane Honorata de Silva - Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)
INTRODUÇÃO:
Em1914, Monteiro Lobato ingressou como colunista do jornal O Estado de São Paulo. Colaborando em questões relacionadas às artes plásticas e à cultura tornou-se conceituado e respeitado. Entretanto, com o passar do tempo, o Lobato crítico de artes plásticas, foi ofuscado pela historiografia do movimento moderno paulista, pois, nos anos de 1920, Oswald de Andrade, Menotti dell Picchia e Mário de Andrade, cometeram o equívoco de responsabilizar Lobato pelo o que denominaram “retrocesso estético” na obra de Anita Malfatti. Outro equivoco histórico sobre a trajetória crítica de Lobato – que até o momento não havia sido indicado –, foi a citação, com texto modificado, da crítica A Respeito da Exposição Malfatti, de Lobato (1917) no livro História do Modernismo: antecedentes da Semana de Arte Moderna, de Mário da Silva Brito, cuja primeira edição é de 1958. Portanto, o interesse deste estudo reside na tentativa de compreensão de como o equívoco de Brito (1958), afetou interpretações de fatos relacionados à trajetória artística de Anita Malfatti.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo investigou a historiografia do modernismo paulista durante o período de 1917 a 2011, com o objetivo de tentar compreender como a versão equivocada da crítica A Respeito da Exposição Malfatti, Lobato (1917), transcrita no livro de Brito em 1958, contribuiu com as interpretações de fatos relacionados ao início do modernismo paulista e à obra de Anita Malfatti.
MÉTODOS:
Por meio de pesquisa bibliográfica foram investigados estudos que enfocarama gênese do movimento moderno paulista, abordando a obra de Anita Malfatti e citando a crítica À Respeito da Exposição Malfatti de Monteiro Lobato (1917) e, por meio da comparação, foi possível compreender se citações do estudo de Lobato (1917) foram retiradas de fonte primária ou secundária.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No livro História do Modernismo: antecedentes da Semana de Arte Moderna, cuja primeira edição é de 1958, Mário da Silva Brito (1997), fez a citação direta do texto da crítica A Propósito da Exposição Malfatti de Lobato (1917).Citação direta é definida na NBR 10520, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como “Transcrição textual de parte da obra do autor consultado” (2002, p. 2). Entretanto, o texto citado por Brito (1997), apresenta vários problemas, pois, nele foram suprimidos pontos parágrafos e palavras. E surgiram frases que não estão no texto publicado por Lobato (1917). Contudo, o livro de Brito (1997), tornou-se importante fonte secundária de consulta, para a maioria dos estudiosos que abordou os primeiros anos do modernismo paulista.Tal constatação foi confirmada durante a pesquisa bibliográfica, pois, Marta Rossetti Batista (1985), Tadeu Chiarelli (1995) e Sérgio Micelli (2003), retomaram trechos ou conclusões do livro de Brito (1997), quando abordaram os fatos ocorridos em 1917, o que contribuiu para que tais estudiosos não compreendessem que Anita Malfatti, segundo Silva (2011), contou com a contribuição das críticas de arte militante de Lobato para criar obras de caráter naturalista/nacionalistas durante o período de 1916/18.
CONCLUSÕES:
A partir do ano de 1958, a versão de que Anita Malfatti foi uma pobre e inocente vítima da agressividade rancorosa do pintor fracassado, Monteiro Lobato, foi respaldada pela idoneidade do estudo de Mário da Silva Brito (1997), História do Modernismo: antecedentes da Semana de Arte Moderna, cuja citação direta e equivocada da crítica de Lobato A Propósito da Exposição Malfatti, contribuiu para confirmar as “verdades” do grupo de primeiros escritores modernos paulistas. Até os dias atuais, o livro de Brito (1997), é consultado como fonte secundária, na abordagem da obra de Lobato e Malfatti. Tal fato contribuiu para que aspectos relevantes, relacionados à história da gênese modernista, ficassem ocultos por várias décadas, propiciando interpretações equivocadas.
Palavras-chave: Modernismo Paulista., Anita Malfatti., Monteiro Lobato..