65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O uso de vídeos para discussão de aspectos da natureza da ciência: o caso da descoberta da lâmpada por Thomas Edison.
Elisangela da Costa Sousa Azevedo - Curso de Ciências da Natureza - UFPI
Cleomara Rodrigues do Nascimento - Curso de Ciências da Natureza - UFPI
Boniek Venceslau da Cruz Silva - Prof. Ms./Orientador – Coord. Curso de Ciências da Natureza - UFPI
INTRODUÇÃO:
Atualmente, o debate sobre o desafio de melhorar à relação ensino-aprendizagem no ensino de Ciências é intenso. Nele, inclusive, são propostas diversas metodologias alternativas, dentre elas, os recursos audiovisuais. Na área de ciências os filmes científicos são bastante utilizados no intuito de desenvolver o raciocínio, a visão crítica e melhorar a aprendizagem dos alunos. Tais ferramentas vêm sendo há muito tempo discutidas e incorporadas as salas de aulas tanto para discussão de conceitos científicos como sobre a ciência. Nesse trabalho nos preocupamos com a segunda vertente – discussões de aspectos sobre a ciência. Vários estudos apontam para que os alunos da educação básica atinjam um status de educação científica de qualidade é preciso tanto discussões de conceitos científicos como sobre a Natureza da Ciência (NdC), pois tais discussões permitem que os discentes, de modo geral, possam desmistificar algumas falsas certezas que permeiam a ciência, entendo de forma mais equilibrada como ela é feita, por exemplo. Neste trabalho, produzido por bolsistas do Pibid de Ciências da Natureza da UFPI, propomos possibilidades de discutir aspectos da Natureza da Ciência (NdC), utilizando vídeos. Para tal, utilizamos um vídeo que conta a “descoberta” da lâmpada elétrica por Thomas Edson.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mapear algumas concepções que os alunos do 3° ano do ensino médio da escola Wall Ferraz detêm sobre aspectos da NdC. Analisar a potencialidade do uso de filmes científicos na problematização de aspectos da NdC.
MÉTODOS:
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida na Escola Estadual Raimundo Wall Ferraz, situada em Teresina-PI. Os sujeitos da pesquisa foram 21 alunos de uma turma do 3°ano do ensino médio. No trabalho escolhemos alguns eixos da NdC para serem trabalhados, a saber: como a ciência se desenvolve, o mito do gênio da ciência e a influência de fatores extra-cientificos no desenvolvimento de teorias científicas. Para tanto utilizamos um pequeno trecho do filme animado “Thomas Edison e a luz elétrica”, da coleção “Os Grandes Personagens da História”, com aproximadamente 11 minutos, e dois questionários: um antes do filme e outro após. O primeiro questionário continha quatro questões fechadas, que buscavam mapear as concepções iniciais dos alunos sobre aspectos da NdC. Já, o segundo, o qual foi aplicado após o vídeo, continha 3 questões sobre a NdC, as quais tinham por objetivo averiguar a potencialidade do uso de filmes científicos na problematização de questões sobre a NdC, e uma última que buscou medir a aceitação do uso de filmes científicos em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trecho do filme utilizado tratou do desenvolvimento da lâmpada, por Thomas Edison e seus contemporâneos. Nele é mostrada a tentativa de pesquisadores em construir uma lâmpada elétrica, enfatizando seus vários insucessos. O filme, em si, serviu para problematizar algumas concepções distorcidas que os alunos detinham sobre a NdC, o qual foi corroborado pelo questionário 1, que mostrou que a maior parte dos alunos era detentor, por exemplo, da idéia de que fatores extra-cientificos não interferem na ciência e de que na ciência não existem erros na sua construção. Após o vídeo, que enfatizou essas concepções da NdC, e sem discussões dos apresentadores, nota-se que a concepção dos alunos muda, significativamente, pois para 80% dos participantes a forma que a ciência é construída, agora, é idealizada por tentativas, insucessos, e o erro passa a possuir um papel de relevância na produção científica, como alguns deles relatam que na descoberta da lâmpada elétrica, a insistência e a perseverança de Thomas Edison e sua equipe foram decisivas na descoberta que viria a seguir.
CONCLUSÕES:
A partir do presente trabalho pode-se concluir que a utilização de recursos audiovisuais é mais uma ferramenta didática viável que deve ser incentivada a sua utilização na sala de aula, tanto como auxilio no processo ensino-aprendizagem como na discussão de aspectos da NdC. O filme, em questão, ilustra o trabalho árduo, desenvolvido por Thomas Edison e sua equipe, na descoberta da lâmpada elétrica. Nele é possível trabalhar com a historicidade da ciência e trazer à aula a dimensão sociocultural do conhecimento científico, que são eixos da NdC. Entretanto, como qualquer ferramenta didática, é preciso um planejamento para melhor resultados se obter. No geral, nossa estratégia didática foi bem avaliada pelos alunos, os quais solicitaram o maior uso de filmes científicos em sala de aula. Acreditamos que o uso de filmes é mais uma alternativa que estimula o aluno a ser sujeito ativo de sua própria aprendizagem e leva a possibilidade dos mesmos de construir ou reconstruir seu conhecimento. Dessa forma, o Pibid Ciências da Natureza da UFPI vem desenvolvendo várias formas de levar aspectos da NdC para a sala de aula, principalmente, do ensino fundamental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Natureza da Ciência, Filmes Científicos.