65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES: UMA NARRATIVA DE FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DA UFRRJ
Priscila Moreira Santos da Silva - Graduanda em Pedagogia e bolsista de Iniciação Científica – UFRRJ
Fabrícia Vellasquez Paiva - Profa. Ms. – Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino no Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de onde surgem muitos diálogos, já que o mesmo atende a todos os cursos de licenciatura da Universidade. A temática na qual o trabalho se baseia está situada na discussão da formação docente, tentando compreender como se tem dado, na contemporaneidade, as identidades docentes em formação dos alunos licenciandos da UFRRJ. Entendendo que a formação de professores é um processo que requer discussão, a pesquisa procurou (re)avaliar como os licenciandos têm passado pelas disciplinas de formação pedagógica, em sua fase fundamental. Não se trata de uma procura de perfil, mas, sim, de entender como esses futuros educadores transitam pelas disciplinas entendidas como o conjunto básico das licenciaturas conhecidas como Fundamentos da Educação – a saber: Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Política e Organização da Educação e Didática Geral – cuja oferta, na matriz curricular de cada Curso, deve seguir a Deliberação 138 de 11 de dezembro de 2008 da UFRRJ, que prevê justamente a organização e a ordem em que as mesmas devem ser ministradas, no sentido de refletir sobre a formação desses licenciandos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer e contribuir para a elaboração de saberes renovados sobre as identidades docentes em formação dos licenciandos da UFRRJ a partir das disciplinas de Fundamentos da Educação oferecidas pelo Departamento de Teoria e Planejamento do Ensino.
MÉTODOS:
A pesquisa contou com um caráter quantitativo e, como coleta de dados, utilizou o método da análise documental, através dos documentos oficiais de cada turma: as pautas de notas das disciplinas de Fundamentos da Educação – Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Política e Organização da Educação e Didática Geral – no primeiro e no segundo semestre de 2011, cujo recorte temporal se justificou por existirem cursos que possuem duas entradas no ano, podendo, portanto, haver modificações nos números de alunos inscritos nas disciplinas. Foram analisadas a entrada e a saída de alunos nas turmas, sendo que a entrada se caracteriza por alunos inscritos e a saída por alunos aprovados e/ou evadidos – que tenham abandonado, que tenham sido reprovados por média ou reprovados por falta. Isso porque, na UFRRJ, os alunos não são apenas reprovados, eles são qualificados de acordo com a relação que estabeleceram com a disciplina, sendo assim as diferentes ‘saídas’. Vale destacar que a reprovação por média é a condição em que o aluno reprova por não atingir a média igual ou superior a 5; já a reprovação por falta é a condição em que o aluno tem frequência insuficiente (frequência superior a 25% e inferior a 75%); e, por fim, o abandono de disciplina é a condição em que o aluno tem frequência igual ou inferior a 25%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultado quantitativo do levantamento de dados, analisando as quatro disciplinas como um todo, no primeiro semestre tivemos um total de 926 alunos inscritos, sendo que 85% terminaram o semestre aprovados, 7% tiveram abandono, 5% reprovaram por média e 3% reprovaram por falta. Já no segundo semestre, foram um total de 896 alunos inscritos, sendo que 82% aprovados, 10% abandonaram, 4% reprovaram por média e 4% reprovaram por falta – isso analisando genericamente, já que um aluno pode estar matriculado em mais de uma disciplina dos Fundamentos por semestre e isso tem acontecido porque a grade de horários é montada pelo próprio aluno e o sistema acadêmico ainda não consegue bloquear a ordem de matrícula nas disciplinas, mesmo a UFRRJ possuindo uma Deliberação que regulamenta, como sugestão norteadora, a ordem das mesmas.
CONCLUSÕES:
Como o objetivo do trabalho era buscar definir como tem se dado a formação dos licenciandos da UFRRJ a partir das disciplinas de Fundamentos da Educação, vemos que os dados encontrados não são meramente números, mas um indicativo de que, nas disciplinas consideradas base para a formação docente, 15% dos alunos não concluíram. Pode parecer um pequeno percentual, mas não quando tratamos de alunos que não terão outra formação que não a de professores. Desta maneira nos perguntamos até que ponto tem sido a formação desses alunos não concluintes? Haverá chance e/ou vontade de serem efetivamente docentes e, portanto, terminarem essas disciplinas em outro momento? Ou será que abandonaram o curso pela falta de identidade com o magistério, tendo em vista o número alto de evasões nas quatro disciplinas fundamentais às licenciaturas? Por isso esse trabalho nos deixou mais perguntas que pretendemos tentar responder em outro momento, preferencialmente com uma análise, agora, qualitativa dessas leituras de narrativas, porque percursos formativos, de composição das identidades docentes.
Palavras-chave: docência, licenciatura, disciplinas pedagógicas.