65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
FORMAÇÃO DE LEITRORES NA ESCOLA RENÊ BAYMA NO MUNICÍPIO DE CODÓ – MARANHÃO
Aline da Silva Moraes - Graduando: Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
Juliana Cunha Lima - Graduando: Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
Marisa Carolina Silva Teixeira Martins - Graduando: Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
Selma Maria Araújo do Nascimento Duailibe - Graduando: Licenciatura em Ciências Humanas do Campus Codó - UFMA
Cristiane Dias Martins da Costa - Profa. Doutoranda/Coordenadora – UFMA/Campus Codó
INTRODUÇÃO:
O projeto “Formação de Leitores: da universidade à escola”, visou à formação e o incentivo da leitura a partir das obras literárias distribuídas pelo Programa Nacional de Biblioteca da Escola PNBE/2011 dos estudantes do Centro de Ensino Renê Bayma. O projeto buscou incentivar os alunos a adquirir o hábito de ler, proporcionando uma via de acesso ao conhecimento e à cultura literária. Para alcançar esse objetivo foram realizadas pelos bolsistas as seguintes ações: formação de um clube de leitura na biblioteca, momento reservado para a leitura durante as aulas e contação de histórias na escola em foco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
- Investigar o uso do livro literário na escola; - Promover discussões e reflexões literárias; - Implantar o clube de leitura no Campus da UFMA de Codó.
MÉTODOS:
A primeira atividade realizada partiu da observação e identificação de práticas literárias existentes na escola ou de procedimentos que envolvessem o incentivo à leitura. Identificamos no espaço físico que na escola havia uma biblioteca, porém a mesma não estava sendo efetivamente utilizada pelos alunos. Com efeito, não foram verificadas atividades que beneficiasse a leitura literária. Partindo dessa perspectiva, um dos principais objetivos do projeto foi buscar novas metodologias para promover o hábito de ler. Durante o período de observação verificou-se que os alunos buscavam na biblioteca alguns livros didáticos para suas pesquisas escolares, mas não conheciam os livros do PNBE, sendo assim o projeto objetivou possibilitar o conhecimento dos livros distribuídos pelo Governo Federal para as escolas públicas brasileiras, além de incentivar a leitura de clássicos, poesias, crônicas entre outros. Foi percebido que as atividades de leitura literária não foram vista de imediato como atrativas pelos estudantes, sendo necessária a elaboração de um questionário para conhecer os hábitos e preferências desses alunos em relação à leitura. O trabalho obteve a maior interação dos integrantes da escola a partir do trabalho desenvolvido com os livros de teatro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das observações realizadas, notou-se que os alunos da referida escola não possuíam uma rotina escolar que envolvesse a prática da leitura. Com a implantação do projeto, percebeu-se que os alunos começaram a freqüentar a biblioteca na busca de livros literários o que proporcionou novas descobertas e desenvolveu a criatividade a partir das atividades desenvolvidas nesse ambiente com o intuito de que os participantes adquirissem o gosto pela literatura. Entendemos que essa oportunidade abriu a porta para a imaginação, a fantasia e o gosto pela leitura e que, trabalhar com os diversos gêneros literários, mesclando as funções e formas, foi importante para que os leitores percebessem que cada texto tem sua função.
CONCLUSÕES:
Verificou-se que a utilização da leitura serviu como aspecto positivo para que os alunos buscassem frequentar a biblioteca. Além disso, foi observado que os estudantes desenvolveram mais o senso crítico, permitindo-lhes um contato com outras realidades, ampliando assim seus horizontes, desenvolvendo a compreensão e a comunicação. O contato com a leitura construiu novas maneiras de aprendizagens, permitiu novos diálogos com suas experiências, com sua cultura, lendo e relendo, entendendo e revendo o que se compreendeu. Concluiu-se que a leitura constitui um dos processos básicos, com o qual o homem é capaz de adquirir novos conhecimentos, receber novas informações e interagir socialmente.
Palavras-chave: Leitura, Biblioteca, PNBE.