65ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 8. Antropologia |
Diálogos e reflexões: um encontro com os mestres. |
Noshua Amoras de Morais e Silva - Instituto de Ciências Sociais - UnB José Jorge de Carvalho - Prof. Dr./Orientador- Departamento de Antropologia - UnB |
INTRODUÇÃO: |
Este Projeto de Iniciação Científica analisou a proposta do “Encontro de Saberes Tradicionais”, disciplina que tem como pauta a promoção do diálogo entre os “saberes acadêmicos” e os “tradicionais, indígenas e afro-brasileiros”. Ocorrendo na Universidade de Brasília, a disciplina é ofertada através do Departamento de Antropologia e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa. O foco da pesquisa é o acompanhamento dessa disciplina durante o segundo semestre de 2011 para com isso obter um feedback dos mestres e mestras que lecionaram as aulas, destacando a importância dessa prática como política de inclusão étnico-racial e epistemológica no ambiente universitário. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Adquirir uma dimensão do significado do Encontro de Saberes para os mestres e mestras que protagonizaram o espaço da sala de aula na universidade. Para tal, acompanhamos um dos mestres: Biu Alexandre e seu grupo de Cavalo Marinho. Com isso, pretendemos ressaltar o caráter inclusivo dessa disciplina. |
MÉTODOS: |
A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica acerca das temáticas: Teoria Antropológica, Inclusão no Ensino Superior, Decolonialização do Saber, Cavalo Marinho e Cultura Popular de Pernambuco. Os recursos utilizados na pesquisa foram o método etnográfico, a observação participante e entrevistas. Os atores envolvidos na pesquisa foram mestres da cultura popular, professores parceiros da Universidade de Brasília e os estudantes da disciplina Encontro de Saberes. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Esperou-se com a pesquisa obter um retorno do que é a experiência de lecionar em uma universidade para um mestre da cultura popular e com isso ressaltar como os saberes não universitários devem ser tomados como fontes válidas de conhecimento, trazendo consigo outras ontologias e formas de ensinar-aprender. Paralelamente mostramos que a inclusão desses saberes vem acompanhada da inserção de corpos historicamente excluídos do ambiente acadêmico, podendo com isso atestar uma inclusão étnico-racial na universidade. |
CONCLUSÕES: |
Como conclusão da pesquisa pretende-se ressaltar a importância de se analisar os núcleos de produção de conhecimento que são as universidades. Com a análise desse projeto de inclusão dos mestres e de seus saberes, ambos marginalizados socialmente e epistemologicamente, tentamos esboçar meios de se pensar a produção de conhecimento de forma mais sensível à condição colonializada que a universidade e a sociedade estão inseridas. |
Palavras-chave: Inclusão, Decolonialização do saber, Saberes Tradicionais. |