65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 6. Genética
INTERAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA ABO
Sheila Alves Pinheiro - Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura – UFRN
Marques Francisco da Silva - Supervisor do projeto PIBID biologia
Ivaneide Alves Soares da Costa - Profa. Dra./Orientadora – Depto.de Microbiologia e Parasitologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
Na tentativa de melhorar o ensino, tem se proposto alternativas de inovação dos currículos escolares com a introdução de atividades práticas experimentais para tornar o ensino de Biologia mais dinâmico e atrativo, proporcionando ideias mais concretas sobre o conteúdo que muitas vezes são de árdua compreensão. Estas atividades estimulam, propõem conclusões e inferências sobre o conteúdo investigado, tornando o entendimento destes conteúdos de difícil aprendizagem, mais real. O sistema sanguíneo ABO descoberto por Karl Landsteiner em 1901, no século XX, é considerado o mais importante sistema de grupos sanguíneos na medicina transfusional e obstetrícia, pois auxiliam a mãe na prevenção de doenças que envolvem um mecanismo de imunização ativa durante a gravidez, que gera a eritroblastose fetal. No entanto, apesar de sua importância, os alunos apresentam dificuldade em compreender e aplicar estes conceitos. Neste sentido, a inclusão de modalidades didáticas diversificadas, empregadas como instrumento de ensino, bem como a utilização de atividades lúdicas e experimentais permite ao docente compreender as varias situações específicas em torno do processo de ensino-aprendizagem, encontrando soluções que se adéquam a cada caso e contemplam diferenças particulares apresentadas pelo aluno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo promover aprendizagem significativa a cerca do conteúdo de herança do grupo sanguíneo ABO, bem como despertar o reconhecimento da importância biológica e médica deste assunto por meio de elaboração e aplicação de sequência didática.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Lourdes Guilherme localizado no bairro do Conjunto Jíqui – Neópolis, Zona Sul do Natal/RN. Esta interversão foi realizada pelo PIBID/BIOLOGIA/UFRN e contempla alunos do 3º ano do Ensino Médio, aborda os temas de herança do grupo sanguíneo, em sala de aula, com metodologia diversificada. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática composta de dois encontros, com duas aulas de 50min cada, nas quais foram trabalhadas: (i) revisão do conteúdo através da leitura de texto científico; (ii) aplicações de questionários pré e pós-testes sobre a temática em estudo; (iii) atividade pratica laboratorial reveladora da tipagem sanguínea; (iv) e atividade dinâmica com a confecção de um jogo didático tendo como tema central sistema ABO e fator Rh, promovendo, assim, uma abordagem diferente do assunto aos alunos e consolidando conceitos. Os dois questionários aplicados tem o intuito de sondar as concepções dos alunos, após a aula ministrada pelo professor titular da disciplina na escola e avaliar a aprendizagem significativa dos conceitos. A dinâmica realizada com o jogo intitulado “bingo sanguíneo” usada para revisão de conteúdos e finalização de aula possibilitou a interação entre os alunos e melhor assimilação do assunto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No pré-teste foi possível observar que os alunos já traziam informações sobre o conteúdo de herança do grupo sanguíneo, porém estas eram conceitos errôneos e repletos de concepções alternativas na sua grande maioria. Os alunos não conheciam seu tipo sanguíneo e não o reconhecia como um importante assunto das relações cotidianas. Já o pós-teste revelou que 99% dos alunos obtiveram aprendizagem conceitual significativa, na qual conseguem relacionar o sistema ABO com o fator Rh e reconhecer a associação dos aglutinogênios na determinação do fenótipo sanguíneo. 98% dos alunos estão aptos a reconhecer a importância do tipo sanguíneo para realização de transfusão e diagnósticos de compatibilidade sanguínea. A atividade prática que seguiu o método de ensino por investigação, proporcionou aos alunos identificar problemas a partir de observações sobre um fato levantar hipóteses e testando-as, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinhos. O jogo realizado como atividade que analisa pontos chaves dos conteúdos e atua como atividade conclusiva evidenciou que os tais compreendiam, recordavam e fixavam os fatos e conceitos estudados anteriormente, permitindo ao aluno o exercício do raciocínio e interpretação de questões que auxiliam na fixação do conteúdo e contribuir para o aprendizado.
CONCLUSÕES:
Com a utilização da sequência didática associada a metodologias que facilitam o aprendizado foi possível notar que os alunos foram estimulados a participarem de cada atividade sendo impulsionados a uma aprendizagem significativa dos conceitos e fixação dos conteúdos. Além de proporcionar aos alunos uma vivencia cientifica ao trabalharem no laboratório. Portanto o uso de questões discursivas possibilitou a identificação na deficiência de expressão advindas dos alunos, bem como suas dificuldades em compreender conceitos tão abstratos do conteúdo tratado. A prática da tipagem sanguínea possibilitou novas experiências aos alunos em manipular seu próprio sangue para obter um produto final que é a revelação do tipo de sangue de cada um. Já a finalização das atividades com o jogo possibilitou a organização de todos os conceitos trabalhados na estrutura cognitiva do discente, potencializando a exploração e construção de conhecimentos, utilizando a competição como fator estimulante.
Palavras-chave: Atividade experimental, sequência didática, atividade lúdica.