65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
MATEMÁTICA INCLUSIVA: FORMAS ALTERNATIVAS DE ENXERGAR O FUTURO DO ENSINO
Ruan Patrick Rodrigues Froz - Estudante de Ensino Médio do IFAP – Campus Macapá.
Cristina Kelly da Silva Pereira - Profa. Mª./ Orientadora do IFAP – Campus Macapá.
INTRODUÇÃO:
A questão da inclusão social de discentes com algum tipo de deficiência nas escolas vem compondo a pauta das principais discussões sobre as dificuldades enfrentadas no processo de Ensino-Aprendizagem na atualidade. Os obstáculos no setor educacional ainda são grandes no que se refere a acessibilidade de ferramentas tecnológicas às escolas apesar de estarmos mediante uma sociedade que se desenvolve em progressão aritmética sob um olhar tecnológico.
Tendo em vista estas duas problemáticas foi elaborado o projeto “Tecmatemática” que concilia a tecnologia, uma das principais ferramentas de dinamização do aprendizado, ao processo de ensino da disciplina de matemática.
Satow (1997) afirma que a inclusão social é o ambiente destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades de portadores de necessidades especiais através de atividades laboratoriais orientadas por professores capacitados, onde estão disponíveis diferentes tipos de equipamentos e materiais para o ensino e para a aprendizagem nas diversas áreas do desempenho profissional.
O projeto “Tecmatemática” visa tornar as aulas de matemática, estereotipadas muitas vezes como metódica, mais interessantes e dinâmicas por meio de ferramentas tecnológicas que estão à disposição de professores e estudantes na internet.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos se estruturam na expansão das habilidades e capacidades de aprendizagem do estudante com algum tipo de deficiência e na disseminação da utilização de ferramentas tecnológicas no processo de ensino da disciplina de matemática. O projeto “Tecmatemática” intenta a realização de um mapa conceitual que possibilitará a criação de um software inclusivo.
MÉTODOS:
A metodologia do Projeto “Tecmatemática” consistiu na etapa inicial com um estudo sobre os assuntos a serem abordados, dentre os quais: inclusão social de pessoas com deficiência nas escolas, o uso de recursos tecnológicos em sala de aula.
Como método de realização do estudo utilizou-se as webQuests que são uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web.
Para a realização do projeto foram realizadas as oficinas de formação visando ensinar os docentes a criarem e desenvolverem o uso desta ferramenta em sala de aula. Em seguida as oficinas estiveram voltadas aos discentes, com intuito de ensiná-los a manusearem o sistema de organização do recurso tecnológico empregado.
Os alunos foram incentivados a despertarem uma percepção sobre um novo conceito da disciplina de matemática, logo, revertendo o atual cenário de fragmentação que se encontra o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos,
Cada etapa concluída, qualitativa e quantitativamente, foi instrumento indicador de progresso dos resultados obtidos, podendo identificar os eventuais desvios ocorridos, suas possíveis causas e suas repercussões na continuidade do Projeto, levando, também, à proposição de medidas corretivas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para o desenvolvimento do Projeto houve a necessidade da infraestrutura das escolas da rede estadual do município de Macapá assim como do IFAP – Campus Macapá para pesquisa e execução do mesmo.
Durante o transcorrer do Projeto observou-se as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes quanto aos conteúdos matemáticos abordados e as possíveis soluções para a resultante do diagnóstico.
Com a realização do Projeto percebeu-se que o setor educacional básico ainda necessita de avanços, principalmente com relação à docência da disciplina de matemática, uma vez que implicam maior dificuldade de entendimento e recursos didáticos, sendo que medidas alternativas de incluir a tecnologia na vida cotidiana dos discentes contribuíram de modo significativo para o melhoramento de seu desempenho acadêmico.
É importante salientar que instrumentos de ensino clássico no acompanhamento instrucional do professor não foram dispensados, já que os recursos tecnológicos não substituirão o papel do professor no processo de formação intelectual do estudante com algum tipo de deficiência.
A realização deste trabalho possibilitou o estudo das formas mais viáveis de ser utilizar recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem mediante o contexto das escolas envolvidas no Projeto.
CONCLUSÕES:
Este estudo possibilitou a concretização do diagnosticar das principais dificuldades de discentes com necessidades especiais com relação a disciplina de matemática. Os dados obtidos como resultante do Projeto foram de grande valia para a criação de um software inclusivo que utiliza uma linguagem básica de programação e de fácil interação.
As etapas de criação, desenvolvimento e execução do software se moldaram nas diferentes necessidades específicas dos discentes, tais como: auditivas, visuais e intelectuais. Sendo que o mesmo é constituído de simulados, jogos, conteúdos matemáticos e atividades extracurriculares.
É importante salientar que a conscientização e o incentivo de ferramentas tecnológicas nos recintos escolares atuaram como uma das transformações positivas no sistema metodológico de inclusão social e digital do ensino da disciplina de matemática, consolidando um caráter de cunho educacional e social de uma alternativa ética e eficiente de se ensinar a contar e de descobrir o mundo.
Palavras-chave: Inclusão Social, Webquest, Ferramentas Tecnológicas.