65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 6. Enfermagem Psiquiátrica
ABORDAGEM GRUPAL NO COTIDIANO DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS
Marcela Ariadne Braga Gomes - Departamento de Enfermagem- Universidade Federal do Ceará
Rayssa Matos Teixeira - Departamento de Enfermagem- Universidade Federal do Ceará
Violante Augusta Batista Braga - Profa Dra. Departamento de Enfermagem- Universidade Federal do Ceará
Helder de Pádua Lima - Departamento de Enfermagem- Universidade Federal do Ceará
Aline Mesquita Lemos - Departamento de Enfermagem- Universidade Federal do Ceará
Edith Ana Ripardo da Silveira. - Departamento de Enfermagem- Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:
A atual política de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas foca na redução de danos e parte do pressuposto que a dependência as drogas é um transtorno da heterogeneidade, já que afeta as pessoas de diferentes maneiras, por diferentes razões, em diferentes contextos e circunstâncias. Muitos consumidores de drogas não compartilham da expectativa e do desejo de abstinência dos profissionais de saúde e abandonam os serviços. Outros sequer procuram tais serviços, pois não se sentem acolhidos em suas diferenças (BRASIL, 2004). Há a necessidade de estruturação e fortalecimento de uma rede de assistência centrada na atenção comunitária a ser articulada pelos Centros de Atenção Psicossocial –CAPS (BRASIL, 2005). Dentre as estratégias e ações de cuidado desenvolvidas destaca-se a abordagem grupal. O grupo pode se constituir em espaço de interações e trocas favoráveis a promoção da saúde de seus participantes. Considerando-se a abordagem grupal como um instrumental do cuidado ao dependente químico, questionamos: a proposta da redução de danos tem sido contemplada nos grupos desenvolvidos nos CAPS? Esperamos que possamos ter mais subsídios para repensar a prática assistencial e estratégias de intervenção utilizadas pelos profissionais envolvidos na atenção.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a abordagem grupal realizada junto ao dependente químico assistido em CAPSad na perspectiva da redução de danos.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido em três CAPSad localizados no município de Fortaleza – Ceará. Os sujeitos do estudo foram representados por profissionais de nível superior que compunham a equipe dos três CAPSad e aceitaram participar do estudo. A coleta de dados foi realizada após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, através de entrevista, seguindo-se um roteiro semiestruturado com questões fechadas acerca dos aspectos sociodemográficos e de formação profissional e abertas relativas a abordagem grupal coordenada pelo profissional entrevistado. Os dados foram coletados durante os meses de dezembro/2010; janeiro e fevereiro/2011. As informações coletadas foram gravadas em dispositivo digital e registradas manualmente pelo entrevistador. Os dados foram agrupados e organizados em categorias empíricas com base nas informações coletadas junto ao grupo pesquisado. Os resultados foram analisados e fundamentados de acordo com a literatura que aborda a temática em estudo. A pesquisa foi realizada de acordo com os preceitos éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos (BRASIL, 1996).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados revelaram que enfermeiro, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional encontravam-se mais engajados nas atividades grupais. Os profissionais de farmácia e medicina não participavam de grupos. Os profissionais que realizavam grupos relataram gostar dessa abordagem; ter afinidade com a mesma; reconhecê-la como facilitadora de discussões, da expressão, do exercício da cidadania e da espontaneidade entre os participantes. Alguns participantes confundiam redução de danos com abstinência e prevenção de recaídas, que são igualmente importantes de serem trabalhadas no contexto da dependência química. Em virtude de tal equívoco, por vezes, as estratégias A maioria das ações de redução de danos desenvolvidas em grupo estavam relacionado com a diminuição do uso de drogas psicoativas. Em geral, existe por parte dos profissionais um esforço para estimular o usuário do serviço a participar de grupos que possam contribuir para o alcance dos seus objetivos de tratamento.
CONCLUSÕES:
O resultados reforçam o importante papel da equipe multiprofissional dos CAPSad, em que se inclui o enfermeiro, para a compreensão e a incorporação da perspectiva de redução de danos na abordagem grupal desenvolvida junto aos dependentes químicos atendidos em CAPSad, Desde que capacitados, os profissionais podem contribuir efetivamente com a sua prática nessa área de grande relevância social. Pela complexidade da problemática relativa à dependência química e a recente ampliação da rede de atenção e apoio a essa clientela, faz-se necessário conhecer melhor esta realidade e o modo como vem se construindo a prática profissional nesses dispositivos de atenção. As principais contribuições científicas desta pesquisa são a ampliação e geração de conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho profissional no contexto mencionado, comprometendo-se com uma prática social transformadora da realidade atual e tecnicamente voltada para a melhoria de qualidade de vida dos sujeitos. Portanto, estudos relacionados com a rede de atenção e apoio ao dependente químico mostram-se relevantes por contribuírem com uma maior apreensão da prática desenvolvida e oferecerem subsídios para as transformações que se mostrem necessárias.
Palavras-chave: Saúde mental, serviços comunitários de saúde mental, pesquisa qualitativa.