65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
O ESTUDO E A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE, TENDO COMO FOCO A IMPLEMENTAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS EM ESPANHOL E LITERATURA HISPÂNICA DO IFRR.
Karen Rebecca Camurça do Nascimento - Graduando do Curso de Letras em Espanhol e suas Literaturas- IFRR
Joseane Leão de Sousa - Profa. Msc./Orientadora – DeptoDE Ensino de Graduação- DEG – IFRR/Campus Boa Vis
INTRODUÇÃO:
Este estudo fundamentou-se a partir do interesse dos alunos na organização de um evento de natureza cultural e pedagógica, a partir da utilização da estratégia interdisciplinar, como potencializadora dos saberes relacionados a língua espanhola, nos aspectos culturais, geográficos, históricos, econômicos e principalmente linguísticos e, buscando contribuir para o processo de formação do acadêmico do curso de espanhol, Campus Boa Vista – IFRR. Com base nos parâmetros que ditam as finalidades e características das Instituições Federais e através de uma pesquisa - diagnóstico realizado junto aos acadêmicos das diferentes turmas do Curso, confirmou-se o interesse em estudar e promover o evento que garantirá um aprofundamento do tema quer nos aspectos conceituais, quer na concretização deste, principalmente na integração dos saberes de forma inventiva e dinâmica. A pesquisa foi de natureza experimental valendo-se dos métodos qualitativo e quantitativo, desenvolvida através da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, visando averiguar in loco se há na formação acadêmica do curso de Espanhol, uma formação teórico-prática sobre o conceito de interdisciplinaridade como possibilidade de integração e interlocução dos saberes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto teve como objetivo geral contribuir para a melhoria da formação acadêmica dos alunos do Curso de Letras em Espanhol e Literatura Hispânica, a partir do estudo sobre o tema interdisciplinaridade, tendo como ação prática a realização de um evento de natureza cultural e pedagógica.
MÉTODOS:
Objetivando concretizar os interesses acadêmicos, e tendo como referência o diagnóstico realizado, foi notório que todos anseiam pela integração e troca de informações entre os acadêmicos. Procurando propor possíveis alterações nas diretrizes metodológicas que orientam as atividades a serem desenvolvidas durante o processo de formação acadêmica dos alunos do Curso de Licenciatura em Letras –Espanhol realizado no IFRR, Campus Boa Vista. Portanto a metodologia posta para permear as ações teóricas-práticas foi de cunho experimental, por tratar-se de uma ação inovadora e passível de modificações a partir desta primeira experiência.Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica que possibilitou uma imersão teórica sobre os conceitos de interdisciplinaridade, didática e cultura que são eixos fundamentais para compreender que o evento proposto no projeto. Para levantamento dos conhecimentos prévios sobre o tema foi realizada uma coleta de dados de natureza qualitativa e quantitativa com caráter descritivo, sendo aplicados questionários com questões abertas e fechadas, visando averiguar in loco se a reflexão sobre o tema interdisciplinaridade e a expectativa em realizar o evento. A população alvo deste estudo foram os acadêmicos do Curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica, módulos II, IV, VI, VII e VIII, tendo como amostra 30% dos envolvidos na pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entre os resultados significativos das interrogações advindas do questionário aplicado, destaca-se: 1- Contribuição do evento para a formação do acadêmico do curso: 100% dos alunos entrevistados concordam que um evento de caráter interdisciplinar, traria resultados positivos para a sua formação acadêmica, pois praticariam entre eles tanto o idioma, espanhol, quanto a interdisciplinaridade que pode haver entre os alunos do mesmo curso. 2- Interesse dos acadêmicos em participar de um evento interdisciplinar: Houve também unanimidade (100%), pois consideraram importante construir e participar do processo de elaboração e desenvolvimento de um evento desta natureza, pois afirmam que neste poderia ser sob a forma de culminância. “A interdisciplinaridade vem a ser a atitude do estudante frente ao conhecimento. À medida que quebra a fragmentação ele percebe quanto é vasto o conhecimento que ele vai poder construir na sua formação”, ressalta a professora Maria Lourdes. 3- Foi solicitado que apontassem a época da realização do evento: 16% dos alunos são favoráveis a realização do evento entre os meses de Janeiro a Abril, 35% entre Maio a Agosto e 49% em Setembro a Dezembro. Essa preferência se dá, pelo fato de na sala os alunos já se conhecerem melhor, por terem mais tempo para desenvolver alguma atividade no evento.
CONCLUSÕES:
O resultado do questionário possibilitou visionar o interesse dos alunos quanto à utilização de outros métodos que possibilitem a melhor formação acadêmica, mais especificamente no curso de Licenciatura em Letras- Espanhol, onde se constatou o espaço que se pode abrir para práticas interdisciplinares nos Cursos de Licenciatura do IFRR. A principal característica desta problemática é a necessidade de oferecer algo que envolva os alunos de forma prática sem necessariamente estes estarem com a carga da obrigatoriedade de cumprir metas para a obtenção de notas para sua aprovação no curso. Os resultados do questionário aplicado demonstram e confirmam que eventos de natureza integrada, interdisciplinar garantiriam melhoria das conexões entre os conteúdos, das relações interpessoais e a dimensão de que os conhecimentos são dinâmicos, interrelacionados e que a medida que se aproximam do concreto, maior possibilidades de aprendizado acontecem. Portanto, a unanimidade entre os alunos do Curso de Letras –Espanhol, quanto a reconhecer projetos desta natureza melhorando assim a relação entre os outros módulos, além de possibilitar a prática de forma dinâmica daquilo que foi por eles aprendido. Com essas ações estaríamos fornecendo aos futuros profissionais da área educacional maior capacitação quanto a inovar e a utilizar a interdisciplinaridade ao seu favor. Com os dados coletados e o entendimento do auxílio que a interdisciplinaridade promove, sugere-se a execução do projeto proposto.
Palavras-chave: CONHECIMENTO, FORMA~, LICENCIATURA.