65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 3. Enzimologia
POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE CELULASES E L-ASPARAGINASES, EXCRETADAS POR BACTÉRIAS ISOLADAS DO BIOMA DA CAATINGA.
Iasmim Lucas da Silva - Universidade de Pernambuco - UPE
Wellma de Oliveira Silva - Universidade de Pernambuco - UPE
Thays Gabrielle Lins de Oliveira - Universidade de Pernambuco - UPE
Dayseane Conceição do Nascimento - Universidade de Pernambuco - UPE
Diego Taffael Ferreira da Silva - Departamento de Antibióticos - UFPE
Leonor Alves de Oliveira da Silva - Profa. Dra./ Orientadora - Departamento de Antibióticos - UFPE / UFMA
INTRODUÇÃO:
As bactérias de solo participam de um sistema muito complexo que inclui uma variedade de micro-habitats físicos com diferentes gradientes descontínuos e condições ambientais. Porém, frequentemente a desertificação de áreas é acompanhada ou precedida pela perda das propriedades físico-químicas, biológicas e microbiológicas dos solos. Contudo, observam-se crescentes estudos de bactérias isoladas da rizosfera do Bioma da Caatinga produtoras de enzimas com diferentes aplicações. Dentre estas se encontram as celulases e as L-asparaginases; as enzimas celulolíticas são utilizadas nos setores: têxteis, alimentícios, materiais de limpeza e aplicando-se na agricultura como biocontroladores de doenças e promovendo o crescimento de plantas. As L-asparaginases mostram-se muito úteis no tratamento da leucemia linfocítica aguda, leucemia mielóide aguda e linfomas do devido a sua alta atividade anti-tumoral.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste contexto, o presente trabalho objetivou isolar bactérias da rizosfera da Catingueira bem como avaliar qualitativamente o potencial destas quanto a capacidade de produzir enzimas extracelulares com ação anti-tumoral e celulolíticas.
MÉTODOS:
Amostra da rizosfera da Catingueira no período de inverno coletada da Serra da Capivara, serviu de base para o isolamento no intuito de descobrir quais os tipos de bactérias estariam presente neste solo. A amostra foi preparada e diluída em soluções salinas de NaCl a 5% esterilizadas, nas concentrações 10-3, 10-4 e 10-5, inoculadas em triplicata nos meios específicos para crescimento bacteriológico (Triplice Soy Agar e A.N), purificadas e preservadas imersas em óleo mineral. Para avaliar a capacidade das referidas bactérias em degradar a celulose, estas foram inoculadas em meio sólido contendo sais e Carboximetilcelulose (1%) como fonte de carbono, posteriormente foram incubadas a 370C por 24 e/ou 48 horas, e avaliadas quanto à capacidade de produzir celulases após a revelação com a solução de vermelho congo. A Triagem das bactérias produtoras de L-asparaginase foi desenvolvida utilizando o meio M-9 modificado contendo L-asparagina a 1% e vermelho de fenol como indicador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No presente trabalho foram isoladas 49 linhagens de bactérias da rizosfera da Catingueira, destas 13 apresentaram halo de degradação para celulases. Posteriormente foram medidos os diâmetros de cada colônia e seus respectivos halos da degradação. Calculou-se uma média referente ao índice enzimático, considerando-se válidos e significativos para este testes qualitativos, as bactérias que apresentaram índices enzimáticos maior ou igual a 2. Nestes ensaios celulolíticos das 49 linhagens avaliadas apenas três se destacaram, sendo estas designadas: BDA/AV com índice 4,5; MH5/8 com índice 2,54 e T3/1 com índice 2,65. No screening para os ensaios de L-asparaginase, foram utilizadas as linhagens obtidas do isolamento anteriormente citado, 12 foram positivas para a produção de L-asparaginase quando comparadas a Escherichia coli utilizada no referido trabalho como controle positivo. Destas duas linhagens (I2/A4 e I2/A5) se destacaram, apresentando uma produção enzimática num período de 24 horas, superior ao controle positivo.
CONCLUSÕES:
Com os dados obtido no presente estudo, evidenciou um potencial biotecnológico e farmacológico dos micro-organismos isolados, bem como a importância sobre o estudo da microbiota dos diferentes ecossistemas. Evidenciando a necessidade da realização de experimentos quanto à produção e caracterização das referidas enzimas excretadas por bactérias isoladas da rizosfera da Catingueira no período de inverno coletada da Serra da Capivara.
Palavras-chave: Bactérias, Celulases, L-asparaginases.