65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
A QUÍMICA ALIADA À INFORMÁTICA COMO OPÇÃO METODOLÓGICA PARA PROPICIAR MELHORES RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
KENNEDY MOREIRA LEITE - EEEP MANOEL MANO
ANTONIA VITÓRIA SILVA MOTA - EEEP MANOEL MANO
FRANCISCO VALTER LEÃO DE SOUSA JÚNIOR - EEEP MANOEL MANO
FRANCISCO DE SOUSA ARNAULD JUNIOR - EEEP MANOEL MANO
MARIA NATÁLIA MOUTA DE OLIVEIRA - EEEP MANOEL MANO
CRISTIANA DE PAULA SANTOS - EEEP MANOEL MANO
INTRODUÇÃO:
Ultimamente estamos vivenciando um período de plenas transformações no que se refere às novas formas de ensinar e a aprender, todo esse processo é decorrente do surgimento de novas tecnologias que favorecem a melhoria na qualidade do processo de aprendizagem por parte dos alunos e ainda é uma útil ferramenta metodológica para que professores possam trabalhar diversos conteúdos. Nesse contexto foi que se teve a iniciativa de implantar na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, sob jurisdição da 13ª Crede em Crateús-CE, um projeto relacionado à utilização da informática como um instrumento de auxílio para as aulas de Química no Ensino Médio. A partir disso utilizamos os conhecimentos adquiridos em nosso Curso Técnico de Informática para criar alguns softwares e ambientes virtuais propiciando aos estudantes de outras turmas o acesso a estes materiais como complemento nos estudos científicos, bem como incentivá-los a manter um contato permanente com instrumentos virtuais de um Laboratório Educacional de Química.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Possibilitar aos estudantes e professores do Ensino Médio o contato às mais diversas metodologias de ensino no eixo tecnológico e científico com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, garantindo assim o surgimento de melhores resultados bem como ampliando a visão científica dos alunos sobre a Química.
MÉTODOS:
Primeiramente houve um debate em relação ao desenvolvimento dessas práticas e construção destas ferramentas virtuais, onde foram ouvidas todas as ideias e considerações a respeito de como se daria o desenvolvimento das tarefas, logo em seguida analisamos os possíveis conteúdos e áreas da Química no qual poderíamos estar abordando neste projeto. Para isso buscamos estabelecer um contato com os estudantes que iriam usufruir destes recursos e realizar uma pesquisa a respeito dos conteúdos que eles mais sentiam dificuldades, após a coleta desses dados iniciamos a etapa de desenvolvimento dos aplicativos. Com o auxílio do Laboratório Educacional de Informática e dos professores de Química e da área técnica do nosso curso pudemos iniciar o processo de implementação dos softwares, utilizando o NetBeans IDE como plataforma de programação em Java. Frequentemente nos reunimos para que pudéssemos testar os programas, bem como detectar possíveis erros e corrigi-los, logo em seguida os apresentamos aos professores e alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da implantação do projeto observamos que tanto os alunos como professores aprovaram-no e passaram a utilizar os softwares e aplicativos como um complemento e auxílio para estudar os conteúdos de Química. A cerca disso, pode-se perceber que é de fundamental importância que toda a comunidade escolar tenha contato a essas novas metodologias, criando um ambiente favorável à aprendizagem e propício para o surgimento de melhores resultados. A instituição no qual desenvolvemos estas atividades nos apoiou durante todo o processo, assim como os professores de Química, Biologia e Física que sempre estiveram mantendo um contato próximo e auxiliando no que fosse preciso. Percebeu-se o quanto ações como estas repercutem no dia a dia dos alunos, facilitando o contato ao conhecimento científico, bem como integrando-os ao meio das tecnologias, possibilitando de certa forma a democratização de culturas digitais. Enfim, avaliando os efeitos causados pela aplicação desse projeto constatou-se melhores resultados no desempenho dos alunos.
CONCLUSÕES:
A partir do desenvolvimento das atividades referentes ao projeto pode-se concluir que ele foi bastante eficaz e proveitoso, contribuindo para o aprendizado do aluno. Dessa forma, pode-se afirmar que a utilização de softwares e ferramentas virtuais contribui diretamente para o processo de inclusão digital, assim como a incorporação de diversas metodologias diferenciadas no contexto educacional, nos dias atuais, também favorece o desenvolvimento intelectual dos educandos. De certa forma, a utilização desses instrumentos faz com que o público-alvo desenvolva habilidades e competências que o levam a despertar a curiosidade a cerca dos conteúdos. Assim como utilizar situações do cotidiano associadas ao contexto do ensino da Química são de fundamental importância para que o aluno possa compreender a realidade que o cerca.
Palavras-chave: Metodologia, Experimentações, Tecnologias.