65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O Google Maps no mapeamento de sítios arqueológico indígenas no distrito de Tauari/Pa.
Alessandro Galvão Matos - Depto.de Ciências Humanas- Faculdades Ipiranga
Artur Rodrigo Pereira Barros - Depto.de Ciências Humanas- Faculdades Ipiranga
Eliane Cristina Guimarães Trindade - Depto.de Ciências Humanas- Faculdades Ipiranga
Sávio Marcelo Oliveira Henriques - Depto.de Ciências Humanas- Faculdades Ipiranga
Marcos Vinícius da Costa Lima - Prof. Msc/ Orientador- Depto.de Ciências Humanas- Faculdades Ipiranga
INTRODUÇÃO:
Os estudos sobre ocupação indígenas no nordeste do Estado do Pará, microrregião do salgado, é recente e de pouca referência etnográfica. Porém a constatação de tal ocupação se deu através de relatos de antigos moradores e pela descoberta de artefatos que comprovam a presença indígena na localidade de Tauri, distrito pertencente ao município de Capanema/Pa. Nesse sentido, objetivou fazer a identificação das áreas consideradas sítios arqueológicos, além de caracterizar os aspectos físicos e históricos, que permitiram realizar,no Google Maps, o mapeamentoda localização e do zoneamento das áreas em que foram encontrados fósseis indígenas. Tais resultados oportunizarão as escolas e a própria comunidade a reconstruir a história dos povos que habitaram esta localidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar e confeccionar um mapa dos sítios arqueológicos dos indígenas do distrito de Tauari, pertencente ao município de Capanema/Pa, a partir da identificação depontos em que foram encontrados pelos moradores fósseis indígenas, além decaracterizar os aspectos físicos e históricos, que permitam realizar o zoneamento das áreas consideradas sítios arqueológicos através do programa do Google maps.
MÉTODOS:
Foram realizadas pesquisas bibliográficas e visitas de campo na localidade de Tauri, realizando o levantamento de coordenadas geográficas dos locais onde foram encontrados os artefatos indígenas, por meio de GPSEtrex Cx. Foramfeitasentrevistas semielaboradas aos antigos moradores e às pessoas que acharam tais fósseis. Realizou-se registro de áudio e fotográficos. A compilação desses dados permitiu construir, a partir do uso do programa do Google Maps, uma carta-imagem das áreas pesquisadas, na qual foi mapeado um polígono da área de incidência dos vestígios indígena, além de realizar a descrição dos aspectos físicos e históricos relacionados aos lugares que apresentaram indícios de uma outrora presença indígena.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados de campo, resultou na identificação de 6 pontos em que foram encontrados artefatos indígenas, abrangendoáreas de 3 comunidades, dos quais em Tauari foram demarcados 4 desses pontos:P:01/286 (Coord. Lat:1º07’52”S e Long.47º03’44”O) localizado no perímetro urbano da Vila, no cruzamento da Rod. PA-015 com a PA 448, caracterizado por moradias em alvenaria e estrada pavimentada com cobertura asfáltica, onde foi encontrado fóssil(amostra: martelinho de pedra); P:02/279 (Lat. 1º08’05”S e Long.47º04’10”O) com presença de mata nativa, área agrícola e um açude situado a margem da Rod.CAP-015; P:03/275 (Lat.1º08’12”S e Long.47º05’15”O) localizado na fazenda Vista Alegre, apresentandopastagem contornada por mata nativa (amostra: machadinha); P:04/276 (Lat.1º08’12”S e Long.47º05’14”O ) próximo ao córrego, com vegetação rasteira (amostra:garrafa de cerâmica), sendo mais dois pontos demarcados:um na comunidade do Segredo, P:05/285 (Lat.1º05’32”S e Long.47º05’37”O) à margem do lago do segredo com mata ciliar (amostra: machadinha); P:06/287 (Lat.1º04’50”S e long. 47º1’17”O)localizado na comunidade de Tamatateuasituada a beira da PA 448 (amostra: machadinha). A distribuição dos pontos, no Google Maps, gerou um mapa dos sítios arqueológicos com uma área de 108km2.
CONCLUSÕES:
O Google maps no processo de mapeamento de sítios arqueológicos, associados aos dados obtidos em campo, inclusive por meio de GPS, mostraram-se instrumentoseficazes e importantes na sistematização das informações, visto que os relatos dos moradores substanciaram a configuração poligonal da área, confirmando que em outrora,a região do distrito de Tauari apresentou a existênciade grupos indígenas. Com estas constatações permitirá aos moradores, através de suas associações e escolas, resgatarem a história do lugar, além de fazer desta pesquisa um documento inicial na divulgação destas descobertas e poder contribuir na criação de um novo vetor econômico para as localidades próximas, via atividade do turismo, gerando novas oportunidades de trabalho e renda.
Palavras-chave: cartografia, Fosseis, Território.