65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE RESERVATÓRIOS DO SUDOESTE CEARENSE PELA DETERMINAÇÃO DE ÍNDICE
Teciane da Silva Rodrigues - Curso de Engenharia Ambiental/ IFCE Campus Juazeiro do Norte
Ronnie Oliveira Viana - Curso de Engenharia Ambiental/ IFCE Campus Juazeiro do Norte
Otávio Ramos - Curso de Engenharia Ambiental/ IFCE Campus Juazeiro do Norte
Antônia Elidiane Vieira Gonçalves - Curso de Engenharia Ambiental/ IFCE Campus Juazeiro do Norte
Yannice Tatiane da Costa Santos - Profa. Msc. /Orientadora - Depto. de Engenharia Ambiental – IFCE
Jefferson Queiroz Lima - Prof. Dr. /Orientador - Depto. de Engenharia Ambiental – IFCE
INTRODUÇÃO:
A sub-bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe é a maior do Estado do Ceará, possui grande importância econômica, principalmente nos setores de serviço e agropecuário. Por está localizada em uma região de clima semi-árido, possui uma grande vulnerabilidade hídrica, além de uma heterogeneidade no que diz respeito à distribuição dos corpos hídricos. Os açudes Arneiroz II e Trussu são importantes reservatórios localizados no Alto Jaguaribe, possuem grandes capacidades de armazenamento, e foram construídos com o objetivo de minimizar os impactos da seca na região sudoeste do Ceará (INESP, 2009). O Índice de Qualidade das Águas (IQA) foi criado em 1970 pela National Sanitation Foundation(NSF), nos Estados Unidos, desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta de mananciais superficiais, utilizados para abastecimento humano, após o tratamento pela ETA (Agência Nacional das Águas, 2009). Começou a ser utilizada no Brasil em 1975, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Este índice é calculado a partir de nove parâmetros, todos indicadores de contaminação por esgotos domésticos, a saber: nutrientes (fósforo e nitrato), oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, demanda bioquímica de oxigênio, temperatura, turbidez e sólidos totais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Deseja-se por meio deste estudo, avaliar a qualidade da água para abastecimento humano proveniente dos açudes Trussu e Arneiroz II, tomando coferramenta o Índice de Qualidade das Águas – IQA.
MÉTODOS:
Amostras foram coletadas por uma equipe de técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) em três períodos: abril, julho e outubro de 2012. Estas foram analisadas no Laboratório de Química Ambiental (LAQAM) do Instituto Federal do Ceará, Campus Juazeiro do Norte. Foram utilizadas as metodologias de análise descritas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA, 1998), para os parâmetros de fósforo total, nitrato, pH, coliformes termotolerantes, OD, DBO, temperatura, turbidez e sólidos totais. Para o tratamento dos dados, utilizou-se uma planilha de cálculos preparada com auxílio de um software estatístico, com todas as equações de ajuste necessárias para o cálculo do IQA. Foi utilizado o IQA aditivo, que consiste no somatório linear ponderado de cada parâmetro. Os cálculos foram feitos em planilha eletrônica, preparada com todas as equações e sub-índices de qualidade desenvolvidos pela NSF, sendo posteriormente comparados com as faixas propostas pelo método que variam de 0 a 100, em pontuação específica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo a Agência Nacional das Águas, as faixas de qualidade para o Estado do Ceará são: Péssima (0-19), Ruim (20-36), Razoável (37-51), Boa (52-79), Ótima (80-100). As médias de IQA dos açudes Arneiroz II e Trussu para o ano de 2012 foram de 70,43 e 81,28, respectivamente. Para os IQA’s calculados para as amostragens separadamente, houve pouca variação nos valores, para ambos os reservatórios, o que pode indicar pouca variabilidade anual de qualidade da água, apesar dos períodos de estiagem e chuvoso. Dessa forma, o açude Arneiroz II enquadrou-se na faixa de boa qualidade e o açude Trussu obteve melhores resultados, alcançando o índice de ótima qualidade.
CONCLUSÕES:
O Índice de Qualidade das Águas nos permite ter uma noção generalizada do estado em que se encontra o corpo hídrico, mas não deve ser analisado de forma isolada. Os bons valores de IQA encontrados não garantem que estes açudes não estejam recebendo cargas poluidoras de qualquer natureza, pois esses índices são condizentes com a extensão e volume dos reservatórios, bem como da dinâmica de diluição e autodepuração dos poluentes. Ressalta-se também que o ponto de amostragem considerado não contemplou toda a magnitude do manancial, contudo, o ponto se torna significativo pelo fato de ser aquele em que a captação de água para a distribuição é realizada. Os açudes Arneiroz II e Trussu são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico, abastecimento humano e biodiversidade local do Alto Jaguaribe. Assim a conservação da qualidade destes é crucial, uma vez que amenizam os efeitos da estiagem e garantem qualidade de vida para a população da região por eles abastecida.
Palavras-chave: IQA, Alto Jaguaribe, Açude.