65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Espectrofotometria, Química Verde e Interdisciplinaridade - Iniciação Científica no Ensino Médio
Roberto Rodrigues Cunha Lima - Câmpus Natal Zona Norte - IFRN
INTRODUÇÃO:
Pesquisa interdisciplinar de iniciação científica no ensino médio tem sido desenvolvida no Campus Natal – Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com o auxílio de análises espectrofotométricas de soluções contendo íons metálicos (cobre, ferro e níquel) para verificar a capacidade de material adsorvente alternativo, oriundo de biomassa poluidora e vastamente produzida no litoral nordestino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Introduzir a pesquisa e a metodologia científica no ensino médio, realizando pesquisa bibliográfica e atividades experimentais interdisciplinares, elucidando a necessária conectividade entre os vários conteúdos desenvolvidos em aulas expositivas de diversas disciplinas, explorando princípios de sustentabilidade.
MÉTODOS:
Depois de secas, carapaças de camarão foram moídas e a farinha obtida foi utilizada para a remoção dos íons metálicos de soluções aquosas coloridas e previamente preparadas. Utilizou-se como base a concentração média de alguns metais presentes na água produzida da exploração do petróleo. Medidas de absorbância de amostras das soluções preparadas, nos respectivos comprimentos de onda máximos, foram realizadas antes e depois do contato com amostra da farinha, rica no biopolímero quitina.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho desenvolvido permitiu a elaboração de curvas de calibração e interpretação gráfica, aplicação de conhecimentos sobre preparação e diluição de soluções, discussões básicas sobre polímeros e biodisponibilidade, estudos de fenômenos óticos e noções de sustentabilidade. O envolvimento e o desempenho dos estudantes envolvidos foi extraordinário, culminando com a apresentação de seminário na própria instituição.
CONCLUSÕES:
Foi possível constatar e aplicabilidade e eficiência da atividade experimental associada à compreensão de conteúdos e investigação científica.
Palavras-chave: iniciação científica, ensino médio, interdisciplinaridade.