65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA EM SALA DE AULA PARA FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DE LEONTIEV E DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL; UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA UEB PRIMAVERA.
Andréa Rodrigues de Souza - Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia- UFMA.
Joelma Reis Correia - Docente da UFMA, Doutora em Educação,Professora do Estágio em Educação Infantil
INTRODUÇÃO:
Esta investigação objetivou trabalhar a brincadeira em sala de aula na Educação Infantil, bem como compreender sua importância para a formação cognitiva dos sujeitos estudados na Unidade de Educação Básica Primavera.
OBJETIVO DO TRABALHO:
No presente estudo, buscou-se compreender a influência do brincar na imaginação dos educandos, e seus reflexos sobre a prática social dos mesmos. Segundo Leontiev (1994) A brincadeira constitui-se como a principal atividade da criança na idade pré-escolar, sendo esta considerada pela teoria Histórico-Cultural, como a principal forma de desenvolvimento de suas capacidades psíquico-motoras.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada entre os meses de Outubro a Janeiro de 2012, no Centro de Educação Básica Primavera, em São Luís, capital do Estado do Maranhão. Para a realização dessa investigação utilizou-se a Pesquisa-Ação, que segundo Thiollent (2002, p. 75 apud VAZQUEZ e TONUZ, 2006, p. 2),permite aos pesquisadores em educação estarem em condição de produzirem informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico, o que promoveria condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola.Utilizamos também entrevistas semi-estruturadas, objetivando colher informações precisas acerca do nosso objeto de estudo, entrevistas essas realizadas com o corpo docente e discente da escola, contabilizando o total de 40 entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados analisados demonstraram a influencia positiva do brincar em sala de aula na construção de pensamentos e aprendizagens sobre a realidade das crianças. A análise das entrevistas evidenciou algumas carências no âmbito escolar em relação á brincadeira, tais como: dificuldade na interpretação do brincar como forma de aprendizagem significativa, textual, ausência de atividades lúdicas voltadas para essa finalidade, falta de estímulos dos professores para organizar atividades que despertem o interesse dos alunos em sua própria cultura, valorizando os conhecimentos prévios dos mesmos, assim como sua vivencia de mundo. Contudo, após a execução do nosso projeto pudemos observar uma mudança no comportamento dos educandos, assim como dos docentes envolvidos, favorecendo o desenvolvimento do senso crítico e emancipador dos educandos.
CONCLUSÕES:
Ao término da pesquisa, constatamos um avanço significativo no que tange ao desenvolvimento pleno dos educandos em relação a aquisição de novos conhecimentos obtidos á partir das atividades desenvolvidas, reiterando a necessidade de termos ações voltada para o brincar, percebendo também a necessidade de desenvolvermos projetos que venham abranger não somente a cultura elaborada, mas, também trabalhar com o lúdico de forma a contribuir para a formação dos futuros cidadãos.
Palavras-chave: Criança, Práticas Lúdicas, Processo de Mediação.