65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O PERFIL DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO
Danieli Bezerra da Costa - Depto.de Ciências Geográficas- DCG, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Wesley Marven de Freitas - Depto.de Ciências Geográficas- DCG, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Rejane Dias da Silva - Prof. Drª./Orientadora - Depto.de Adm. Escola e Planejamento Educacional - UFPE
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem por finalidade, apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa o perfil da formação inicial dos professores da rede estadual de ensino, desenvolvida pelo Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Representações Sociais e Educação (GIERSE-UFPE) do Centro de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Os dados apresentados dizem respeito aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que lecionam a disciplina de História. Que segundo o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para atender no País a demanda dos professores nas turmas de ensino médio seria preciso, 235 mil professores, no ensino fundamental a quantidade seria de 476 mil. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários. Sobre estudos realizados com a temática e os elementos norteadores desta pesquisa, o quadro de professores que leciona a disciplina História apresenta déficit de professores com formação específica em sua área. Essa carência acaba sendo suavizada pela contratação de profissionais com formação em outras áreas, para ministrar aulas nessa área distinta. Esse fator somado a outros, convergem para a diminuição na qualidade da educação brasileira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil da formação inicial desses professores. Que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, só pode lecionar nos anos finais desse nível de ensino o professor graduado com Licenciatura plena. No entanto, as redes de ensino têm encontrado dificuldades para manter seus quadros de professores com tal formação.
MÉTODOS:
A propósito do objeto de estudo acima exposto, compreendemos que a abordagem metodológica quantitativa, se presta para a análise do estudo realizado. Os dados foram coletados através de questionários com perguntas fechadas. Participaram da pesquisa 1812 professores cuja formação é licenciatura em História das escolas da rede pública estadual de Pernambuco. Adotamos como critérios para análise várias variáveis, como: Sexo, Faixa Etária, Tempo de Serviço como Professor, Instituição de Formação e Pós-Graduação, Disciplina que leciona e Ingresso a Rede.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise dos dados coletados pudemos traçar o perfil da formação inicial dos professores formados em História.
Dos 1812 professores que lecionam nas escolas estaduais pesquisadas, 2,48% leciona a disciplina de Língua Portuguesa, 14,29% Geografia, 1,46% Matemática, 5,59% Ciências, 5,59% Artes e 57,14% ensina só História. Quanto ao gênero, do total, 31,07% são do sexo masculino e 68,93% do sexo feminino. Isto confirma uma presença significativa de mulheres. Em relação à faixa etária dos docentes, os mesmos encontram-se em sua maioria na faixa dos 30-34 anos, tanto para o gênero masculino quanto para o feminino, somando 16,36% do total.
Quanto às instituições onde esses professores obtiveram a formação inicial pudemos identificar: que apenas 7% do total são oriundos das Universidades públicas federais, 3% na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e 4% na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), boa parte dessa formação foi promovida pelas Autarquias 46%, e 25% na Universidade de Pernambuco, e os demais 22% nas instituições particulares. Quanto ao tempo de serviço identificamos a presença de contratações recentes, com 37,17% tem entre 0 a 9 anos de serviço, 27,43% de 10 a 24 anos, enquanto de 25 a 35 representam 9,73% e outros 21,24% não declararam.
CONCLUSÕES:
Os dados encontrados confirmaram uma das nossas primeiras hipóteses, quando pontuamos que os professores não estavam atuando de acordo com sua formação inicial, ou seja, muitos não lecionam na área para qual possui formação inicial. Os dados apontam que professores com formação em licenciatura em História, lecionam Geografia, Artes, Ciências e até Matemática. O que configura neste caso distorção, entre sua formação e a área de atuação. Como também se observa um grande percentual de professores com complementação de carga horária, ou seja, lecionam História, mas complementam a carga horária com outras disciplinas, as quais já foram elencadas anteriormente. Nesse estudo os dados indicam que os professores dessa área específica, em sua minoria lecionam o componente curricular História, para o qual tem a licenciatura, ou seja, a formação inicial para atuação.
Palavras-chave: Educação, Formação de Professores, História.