65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
ESTUDO DA DEMANDA ENERGÉTICA DO MACIÇO DE BATURITÉ
Marcelo Rodrigues Ponte - Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável – UNILAB
Cícero Saraiva Sobrinho - Prof. Dr./Orientador – Instituto de Engenharias e Desenv. Sustentável – UNILAB
Mário Fernandes Biague - Prof. Dr./Orientador – Instituto de Engenharias e Desenv. Sustentável – UNILAB
INTRODUÇÃO:
Com o propósito do alcance de uma metodologia de planejamento energético que pudesse responder às necessidades de energia no contexto local e/ou global, Udaeta (1997) introduziu no Brasil, o fundamento teórico para a formulação do processo do Planejamento Integrado dos Recursos (PIR). Em seguida, Baitelo (2006) deu-se conta que o PIR caracteriza-se em princípio pela avaliação conjunta de recursos energéticos do lado da oferta e da demanda, tratando a energia conservada ou economizada, oriunda do Gerenciamento do Lado da Demanda (GLD), como um recurso equivalente aos recursos de suprimento. Adicionalmente, Biague (2010) reconheceu a importância em delimitar e caracterizar a região de estudo, a fim de dar margem a vários cenários que pudessem compor e fornecer uma carteira de Recursos Energéticos que englobasse as características e necessidades locais. Neste trabalho, será implementada a sistemática adotada por Biague (2010) em uma região composta por treze municípios do estado Ceará, conhecida por Maciço de Baturité, a qual, segundo SENSO 2010 (IBGE 2011), está com 231.034 habitantes. A macrorregião do Maciço de Baturité, por conseguinte, vêm mostrando crescimentos de consumo de energia em diferentes setores, sem qualquer planejamento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral deste projeto é alavancar o desenvolvimento da Região do Maciço de Baturité através da elaboração e implantação de um Planejamento Integrado de Recursos (PIR) Energéticos. Para alcançar este objetivo, inicialmente será elaborado um banco de dados com informações geográficas e socioeconômicas, tendo em vista estimar a demanda e oferta de energia da região.
MÉTODOS:
Para elaboração do banco de dados, identificou-se a localização e dimensão geográfica da região analisada. Levantou-se o quantitativo populacional baseado no Censo Demográfico do ano de 2000 até o ano 2010. Conheceu-se, também, a variação do Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes da região em estudo num período de uma década. Obteve-se o PIB per capita local. Pesquisou-se o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Levantou-se, o número de endereços existentes, o número de consumo e consumidores de energia elétrica, bem como o quantitativo dos atendidos por energia elétrica e a evolução do suprimento. Definiu-se a frota do maciço, com base em dados do DENATRAN (2012), registrada num intervalo de dez anos, distinguindo a tipologia dos veículos e mostrando graficamente a predominância dos veículos e o diferencial quantitativo por cidade, no mesmo período, e ainda calculando o crescimento anual com relação ao ano antecessor. Distinguiu-se a frota local por modalidade de combustível e levantou-se junto a ANP (2012) o número de postos revendedores varejistas de combustíveis automotivos, e seus respectivos volumes de armazenamento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Maciço de Baturité é uma macrorregião que compreende 13 municípios distribuídos em 3.707.232 Km2. Segundo o Censo Demográfico de 2010 sua população total é de 230.523 habitantes. A região apresentou um Produto Interno Bruto crescente do ano 1999 ao ano 2008, assim como o IDH-M, de 1991 para o ano de 2000. O número total de endereços existente no maciço é 90.977. O Maciço consumiu 66.369 MWh de energia no ano de 2000 e 120.055 MWh em 2010. Considerando as seguintes classes de consumidores: residencial, industrial, comercial, rural e outros, o IPECE mostra que o maior consumo de energia se dar pela classe residencial, ainda que muito se aproxime do consumo rural. A frota da macrorregião do Maciço de Baturité também apresentou crescimento na década de 2001 a 2010. Com um maior número de veículos constituído por motocicletas e automóveis, juntos representando 87% da frota e, ambos se caracterizando comumente pelo consumo de gasolina, a quantidade dominante de veículos reflete numa tancagem maior para os combustíveis relacionados, partindo dos 35 postos distribuídos no Maciço. Há em operação no Maciço, devidamente regulamentado pela ANP, 45 postos de revenda varejista de Gás Liquefeito de Petróleo.
CONCLUSÕES:
O estudo multidisciplinar realizado permitiu a elaboração de um banco de dados composto pelos dados socioeconômicos e geográficos, tipos de energéticos consumidos, consumo e número de consumidores de energia por classe, características da frota local, tancagem de combustíveis, número de indústrias da região do Maciço de Baturité e número de estabelecimentos de revenda varejista de gás liquefeito de petróleo. Os estudos elencam as premissas gerais no campo da demanda local e têm mostrado que quando considerados os vários aspectos envolvidos, em longo prazo, apresentará aumento na demanda junto ao desenvolvimento previsto, exigindo um planejamento energético. A combinação dos dados coletados permite fundamentar grande parte das características da macrorregião. Com uma continuidade adequada deste trabalho, será possível alcançar o objetivo geral.
Palavras-chave: Planejamento Integrado de Recursos (PIR), Gerenciamento do Lado da Demanda (GLD), Levantamento.