65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS LÚDICAS ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL COMO INCENTIVO A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS.
Veronica Cunha Rodrigues - Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Bolsista do PIBID/CAPES
Andréa Rodrigues de Souza - Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Bolsista do PIBID/CAPES
Keila Raquel Pinto Araujo - Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Bolsista do PIBID/CAPES
José Carlos de Melo - Docente da UFMA, Doutor em e Educação coordenador do Programa PIBID/CAPES/UFMA
INTRODUÇÃO:
Esta investigação objetivou trabalhar a leitura e a escrita através da Literatura Infantil e do lúdico, por meio de atividades de reescrita, confecção de desenhos, produções teatrais e de Histórias em quadrinhos (HQs), bem como compreender sua importância para a formação cognitiva dos sujeitos estudados na Unidade Integrada Roseana Sarney Murad. aprendizagem através dos contos e historias, tendo a leitura um importante papel na formação de um sujeito critico reflexivo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
No presente estudo, buscou-se compreender a influência da literatura infantil na imaginação dos educandos, e seus reflexos sobre a prática da leitura dos mesmos. Segundo Cramer & Castle (2001, p. 23), a literatura infantil possui grandes vantagens para auxiliar o processo educativo das crianças nas mais variadas dimensões, trazendo diversas possibilidades de aprendizagem através dos contos e histo
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada entre os meses de Agosto a Dezembro de 2012, no Centro de Ensino Roseana Sarney Murad, em São Luís, capital do Estado do Maranhão. Para a realização dessa investigação, utilizou-se a Pesquisa-Ação, que para Elliott (1997, p.15), nos permite superar as lacunas existentes entre a pesquisa educativa e a prática docente, ou seja, entre a teoria e a prática, ampliando assim nossa capacidade de compreensão da realidade educacional. Utilizamos também entrevistas semi-estruturadas, com as objetivas de colher informações precisas acerca do nosso objeto de estudo, realizadas com o corpo docente e discente da escola, que contabilizou o total de 87 entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados demonstraram a influencia positiva da literatura infantil na construção de pensamentos críticos sobre a realidade dos discentes. A análise das entrevistas evidenciou algumas carências no hábito de leitura tais como: dificuldade na interpretação textual, ausência de autonomia na produção textual, dificuldades na leitura, decorrente da ausência de incentivo à mesma, falta de estímulos dos professores para organizar atividades que despertem o interesse dos alunos em sua própria cultura e na leitura. Contudo, após a execução do nosso projeto pudemos observar uma mudança no comportamento de leitores dos educandos, o contato diário com os livros, isso possibilitou o desenvolvimento do senso crítico e emancipador dos educandos.
CONCLUSÕES:
Ao término da pesquisa, pudemos constatar um avanço significativo no que tange ao desenvolvimento pleno dos educandos em relação á leitura e escrita, reiterando a necessidade de termos ações voltada para o incentivo á leitura; percebendo também a necessidade de desenvolvermos projetos que venham abranger não somente a cultura elaborada, mas, também trabalhar com o lúdico de forma a contribuir para a formação dos futuros leitores.
Palavras-chave: Educação, Ensino, Imaginação.