65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO DA QUÍMICA NAS ESCOLAS PARA O AVANÇO DO APRENDIZADO
Isabella Oliveira de Lima - Depto. de Química- IFPB-JP
Luciano SOares Sales Junior - Depto. de Química- IFPB-JP
Fátima Aparecida Castrioni Sanches - Depto. de Química- IFPB-JP
Edilene de Lima Santos - Depto. de Química- IFPB-JP
Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos - Profa./ Orientadora- Depto. de Química - IFPB-JP
INTRODUÇÃO:
Sabendo que o ensino de química nas escolas não vem sendo abordado de forma contextualizada, não oferecendo ao aluno uma visão ampla desse universo, a principal dificuldade do projeto foi situá-los sobre o que é a interdisciplinaridade e como observar a disciplina por esse ângulo. Muitas escolas funcionam com propostas pouco eficazes de ensino, os efeitos são alunos desinteressados que não encontram um sentido em aprender e consideram difícil compreender a disciplina, resultando em evasão escolar e reprovações. O desafio é conscientizar e orientar os professores a inovar no planejamento da disciplina, que pode ser abordada de forma contextualizada e interdisciplinar, uma prática que pode gerar maior interesse e aprendizado nas salas de aula. O presente trabalho trata de um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de química e biologia numa turma do 1º Ano do Ensino Médio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo é trabalhar os conceitos químicos (elementos químicos, suas propriedades e tabela periódica) de forma contextualizada através de abordagem interdisciplinar com a biologia.
MÉTODOS:
Inicialmente foi feito uma abordagem sobre a temática a ser trabalhada. O tema proposto para estudo foi: A Química do Corpo Humano: Funcionamento do Organismo.
Numa turma de 32 discentes, o tema foi trabalhado durante cinco aulas cedidas pelo professor (uma aula por semana). Com as abrangências do tema escolhido, a turma dividiu-se em quatro grupos e foi sugerido que fizessem pesquisas relacionadas. Cada um dos alunos teve a oportunidade de discutir em sala de aula o seu capítulo de estudo e falar um pouco sobre a relação entre a química e biologia.
A cada semana foi proposto um cronograma com atividades diferentes: pesquisa, discussão, elaboração de trabalhos, oficinas artísticas e seminários. As pesquisas seguiram de acordo com as orientações e fornecimento de material de apoio, o que ofereceu base para a montagem dos trabalhos escritos, slides e apresentações de seminário. A penúltima semana foi reservada para a preparação de apresentações artísticas de acordo com as afinidades de cada grupo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Fazê-los pensar e buscar as informações necessárias foi uma tarefa árdua, pois, a maioria estava acostumada a receber as informações prontas de um professor e nunca haviam se preocupado em adiantar-se em um conhecimento. Grande parte da turma prosseguiu com o trabalho de forma esperada e nos renderam 3 horas de orientação e mais 3 horas para auxiliar no andamento, provando que é possível haver o entendimento entre ambas as partes e a elaboração de bons trabalhos.
A conclusão do projeto seguiu para a sua reta final e cada aluno teve a oportunidade de falar um pouco sobre o que aprendeu, foi enfatizada e deixada às claras a interdisciplinaridade com a biologia. Para a exposição das suas obras, cada grupo seguiu as suas afinidades, manifestaram-se com música e poesia relacionadas aos temas trabalhados.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados obtidos, pode-se dizer que é um método eficaz de educação em química por proporcionar aos alunos uma nova forma de aprendizado. Novas propostas existem para que haja uma melhoria na relação aluno e professor e oferecem probabilidades de crescimento no interesse e melhoria do ensino nas escolas, avaliando cada um pelo processo de envolvimento e desenvolvimento particular.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Educação em Química, Aprendizagem.