65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO ESSENCIAIS AO PROFISSIONAL NA ERA DO CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIAS COM PESQUISA, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM CURSOS TÉCNICOS
Fabiana Ferreira Silva - Professora - Depto. de Administração - CESAC
INTRODUÇÃO:
Este trabalho constitui um relato de experiência com alunos de cursos técnicos no município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. O objetivo da prática pedagógica foi incentivar a pesquisa, a leitura e a produção textual sobre gênero na disciplina de Comunicação Oral e Escrita, que foi ministrada em várias turmas da Educação Profissional no ano de 2012. Pesquisas sobre gênero e desenvolvimento de competências textuais fundamentaram esta prática pedagógica, destacando-se os estudos de Perrenoud (1994; 1995; 1999; 2000), Demo (2000), Deluiz (2008), Depresbiteris (2000; 2005), Frigotto (2001), Marcuschi (2002), Koch (20020), Bazerman (2006), Barsted (2012) e Silveira (2012). A relevância da pesquisa dar-se a partir da necessidade do desenvolvimento de competências de comunicação na era do conhecimento, exigindo do profissional habilidades para ler, escrever e expressar-se não apenas no mercado de trabalho, mas na sua formação como sujeito crítico e reflexivo. A experiência foi dividida em três momentos: sensibilização das turmas, desenvolvimento das competências; e divulgação dos trabalhos. Ao término das disciplinas, 100% dos trabalhos inscritos em um concurso de gênero foram finalistas e todas as produções premiadas foram provenientes dessa prática pedagógica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: Desenvolver competências de comunicação no ensino profissionalizante. Específicos: 1. Sensibilizar jovens de cursos técnicos sobre a importância de competências textuais; 2. Vivenciar atividades de ensino-aprendizagem de pesquisa, leitura, produção e expressão textual; 3. Estimular os alunos a participarem de concursos de produção textual para socializar os resultados dos trabalhos.
MÉTODOS:
Esta experiência pedagógica aconteceu no componente curricular de Comunicação Oral e Escrita que traz em sua ementa a discussão e socialização de conhecimentos macro e microestruturais da linguagem, que vão desde o entendimento sobre estruturação textual até informações sobre ortografia e semântica. Quanto aos procedimentos e estratégias de ensino, os alunos revisaram conteúdos (acentuação, colocação pronominal, regência, pontuação, concordância) e também puderam refletir sobre as funções da linguagem, coerência e coesão textual, norma culta e variedades linguísticas, tudo contextualizado e através de debates com temas que fazem parte da nossa sociedade, especialmente, estudos sobre gênero. Jovens matriculados no ensino profissionalizante, na faixa etária dos 16 aos 20 anos, constituíram os sujeitos desta prática pedagógica. Os documentos utilizados foram publicações (livros e artigos) consultados no acervo da biblioteca e também disponíveis em meio virtual, para tanto foram utilizados os equipamentos (computadores) disponíveis na escola. Oportunamente, estava sendo realizado o V Prêmio Naíde Teodósio promovido pela Sec. da Mulher de Pernambuco. Todos foram incentivados a ler o edital e a desenvolver pesquisas e textos sobre um dos temas do concurso (gênero).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os principais resultados, destaca-se que: os alunos aprofundaram seus estudos em várias fontes, aprenderam a realizar entrevistas, a escrever e a reescrever os textos, melhorando-os continuamente, uma vez que a pesquisa e a leitura permearam todo o processo, fazendo com que eles ficassem mais críticos e reconhecessem os pontos de melhoria através da opinião dos próprios colegas. Somente após essas reflexões, as redações foram inscritas no concurso. Ao todo, foram enviadas 38 redações para o V Prêmio Naíde Teodósio. As redações avaliadas na modalidade de Ensino Técnico seriam premiadas com um tablet e um diploma de reconhecimento ao trabalho. No dia 20 de julho de 2012 foi publicado o resultado dos trabalhos aceitos na primeira etapa do concurso e 100% das inscrições realizadas passaram nessa fase. O resultado final foi publicado no dia 02 de agosto no Diário Oficial do Estado de Pernambuco e todas as produções premiadas foram provenientes dessa prática pedagógica. Os autores que fundamentaram esta prática ressaltam que a aprendizagem contínua e significativa gera o desenvolvimento de competências.
CONCLUSÕES:
Essa experiência de ensino-aprendizagem proporcionou aos educandos o desenvolvimento de competências discursivas e a reflexão sobre questões de gênero (tema do concurso). Os objetivos propostos foram alcançados uma vez que os resultados da prática pedagógica decorreram da sensibilização dos alunos, da vivência de atividades de pesquisa, leitura, produção e expressão textual, bem como da socialização dos trabalhos, gerando o desenvolvimento dessas competências. Diante do exposto, conclui-se que, independente do curso ou da modalidade de ensino, os jovens podem ser estimulados à pesquisa, à leitura e à produção textual, tendo reconhecimento e excelentes resultados com essas atividades. É imprescindível destacar que, toda prática pedagógica, deve ter um sentido para aqueles que a estão vivenciando. Dessa forma, todos sentem-se sujeitos de um processo contínuo de aprendizagem, motivando-se e visualizando os resultados construídos na escola mas que devem transceder para o mundo, ou seja, ir além de uma atuação para o mercado de trabalho.
Palavras-chave: Gênero, Competência discursiva, Ensino Profissionalizante.