65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ATIVIDADE DA GLUTAMINA SINTETASE E CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO ABSCÍSICO EM RAÍZES DE PLANTAS JOVENS DE ACAPÚ (Vouacapoua americana Aubl.) SUBMETIDAS AO DÉFICIT HÍDRICO
Joze Melisa Nunes de Freitas - Estudante do curso de doutorado em ciências agrárias, UFRA
Diocléa Almeida Seabra Silva - Estudante do curso de doutorado em ciências agrárias, UFRA
Tamires Borges de Oliveira - Estudante de graduação do curso de agronomia, UFRA
Renato Augusto Soares Rodrigues - Estudante do curso de agronomia, UFRA
Cândido Ferreira de Oliveira Neto - Profº. Dr./ co-orientador, UFRA, Campus de Capitão Poço
Roberto Cezar Lobo da Costa - Profº. Dr./ Orientador- Instituto de ciências agrárias, UFRA
INTRODUÇÃO:
O acapú (Vouacapoua americana aubl.) é uma espécie arbórea e ocorre preferencialmente no interior da mata primária da Amazônia. Produz anualmente abundante quantidade de sementes viáveis e floresce exuberantemente durante os meses de janeiro a março. A madeira do acapú é de grande relevância econômica, pois é pesada, com uma densidade de 0,91 g/cm3, dura de textura média, de boa resistência mecânica, com aspecto fibroso, sendo muito resistente ao apodrecimento e ao ataque de cupins de madeira seca. O ácido abscísico (ABA) é um hormônio vegetal envolvido nas respostas a estresses ambientais, como baixa disponibilidade de água, entre outros. O papel fisiológico do ABA na proteção ao estresse hídrico ocorre através da promoção do fechamento estomático, reduzindo a perda de água da planta. O ABA também mantém o crescimento do sistema radicular, permitindo a exploração de um maior volume de solo para a absorção de água, e inibi o alongamento do caule. O metabolismo do nitrogênio é essencial para o ciclo de vida dos vegetais, e é bastante afetado pelo déficit hídrico e a glutamina sintetase (GS) é uma das principais enzimas envolvidas nesse metabolismo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi determinar a atividade da glutamina sintetase e as concentrações de ácido abscísico em raízes de plantas jovens de acapú submetidas à deficiência hídrica.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de novembro/2011 a julho/2012. Durante o período do experimento todas as plantas foram irrigadas diariamente, foi feito também, o controle de plantas daninhas pela capina manual e o controle de pragas e doenças. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial do tipo 2 x 4 (duas condições hídricas: controle e déficit hídrico x quatro tempos de avaliação), com 5 repetições, totalizando 40 unidades experimentais. Os tempos de avaliação foram a cada 10 dias, sendo tempo 1 (zero dias), tempo 2 (10 dias), tempo 3 (20 dias) e tempo 4 (30 dias). Foi aplicada a análise de variância nos resultados e quando ocorreu diferença significativa, às médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Os desvios-padrões foram calculados para cada tratamento, sendo as análises estatísticas obtidas através do programa ASSISTAT 7.6. Para a determinação da atividade da glutamina sintetase e a concentração de ácido abscísico nas raízes foram utilizados os métodos descritos por Kamachi et al., (1991) e por Ross et al., (2004), respectivamente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A atividade de glutamina sintetase diminuiu significativamente de acordo com a intensidade do estresse hídrico, os valores foram de 24,72; 18,12; 12,35 e 5,05 mmoles GGH/ Kg MS para os tratamentos com 0, 10, 20 e 30 dias de déficit hídrico, respectivamente. A atividade dessa enzima diminuiu nas plantas sob estresse hídrico por causa das baixas concentrações de ATPs no meio celular, já que essa enzima é altamente dependente da energia que vem da atividade fotossintética das folhas. Já a concentração de ácido abscísico aumentou significativamente no estresse hídrico, apresentando os valores de 65,78; 127,30; 171,77 e 239,74 Ng g-1 MS, para 0, 10, 20 e 30 dias de estresse respectivamente. O ABA é transportado da raiz para a parte aérea através do xilema, em plantas submetidas ao estresse hídrico, já que o seu local de biossíntese ocorre preferencialmente nas raízes. O objetivo é promover o fechamento estomático, diminuindo a transpiração, e evitando assim a perda de água das plantas pelas folhas.
CONCLUSÕES:
O aumento do tempo de déficit hídrico na planta provocou uma diminuição na atividade da enzima glutamina sintetase e um aumento na concentração de ácido abscísico nas raízes de plantas jovens de acapú.
Palavras-chave: Estresse, ABA, GS.