65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Amanda Souza Calixto da Silva - Depto. de Ciências Biológicas – UFRPE
Taciana Cosme da Silva - Depto. de Ciências Biológicas - UFRPE
Maria Helena Cavalcanti de Oliveira - Profa. Educação Básica. EREM Porto Digital
Monica Lopes Folena Araújo - Profa. Dra./ Orientadora. Dpto. de Educação – UFRPE
INTRODUÇÃO:
O ensino da biologia no Brasil tem tido grandes avanços nas propostas curriculares que incluem a interdisciplinaridade, a contextualização, formulação de atividades de incentivo ao trabalho coletivo, autonomia visando à formação de um sujeito que possui habilidade de refletir acerca das relações sociais, cobrar seus direitos e cumprir seus deveres conscientemente.
Vislumbrando uma formação cidadã faz-se necessário que a escola esteja organizada como um espaço vivo, no qual a cidadania seja exercida cotidianamente. Neste contexto faz-se necessário compreender a escola como uma instituição dinâmica, que se opõe a cristalização e fossilização de conhecimentos, e por isso, deve estar sempre atenta à rapidez com que avançam os meios de comunicação não apenas pelo seu mero caráter de modernidade mas utilizá-los para o desenvolvimento humano. (MORAIS, 2011).
Na intenção de contribuir para a melhoria do papel formador da escola, e na qualificação do estudante brasileiro surge a Olimpíada Brasileira de Biologia que tem como foco proporcionar novos desafios aos estudantes; aproximar a universidade do ensino médio e, principalmente, permitir que os estudantes descubram nas ciências latu-sensu e na Educação a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social (ANBIO, 2013).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a Olimpíada Brasileira de Biologia na formação de estudantes do ensino médio. Objetivo Específico: identificar a importância da biologia na vida os estudantes, verificar as motivações dos estudantes para participar da olimpíada e suas expectativas em relação à formação escolar
MÉTODOS:
Lançou-se mão dos pressupostos da pesquisa qualitativa para embasar a presente proposta metodológica.
O estudo foi realizado em uma escola pública localizada em Recife. A escola abriga 480 alunos, divididos entre do 1º, 2º e 3ºano do ensino médio. Os alunos tem faixa etária entre 15 -18 anos apresentam aulas em período integral com carga horária semanal de 40 horas.
Inicialmente foi realizada a divulgação da Olimpíada Brasileira de biologia (OBB) bem como o seu objetivo.
Em seguida foram aplicados 40 questionários para alunos dos 3º anos do ensino médio. Este questionário foi composto de 4 questões abertas que buscaram entender qual a importância da biologia para nossa vida? Qual a importância de aprender biologia? O que o motivou a realizar a inscrição na olimpíada brasileira de biologia? Em sua opinião esta experiência de participação na OBB irá acrescentar algo para sua vida e formação escolar Se sim o quê?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As respostas dos questionários foram analisadas e categorizadas. Ao serem questionados sobre a importância da biologia para nossa vida, 20% dos estudantes responderam que esta estuda o meio no qual estão inseridos, 28% que esta ciência desvenda o funcionamento do corpo, 17% que está ligada a descoberta de doenças e fármacos, 35% que apresenta o funcionamento de diferentes seres vivos. Quanto à pergunta: qual importância de aprender biologia? 30% responderam identificar doenças e previne-las, 28% que ajuda a ter conhecimento sobre o funcionamento do corpo, 27% acreditam que esta disciplina ajuda a entender melhor a vida e o funcionamento dos seres vivos, 17% que aprender biologia os fará ser aprovados no vestibular. Em outra questão buscamos saber o que motivou os alunos a realizar a inscrição na OBB? 38% afirmaram que a participação ajuda revisar e testar conhecimentos, 40% que seria uma nova experiência, 22% que o fato de gostar da disciplina foi o principal fator motivador. Na última questão buscamos saber como esta experiência poderia ser positiva para formação escolar. Diante disso 60% responderam que seria uma oportunidade de adquirir conhecimentos, 30% afirmaram ser preparatório para o vestibular, 10% afirmaram que esta seria importante para avaliar seus conhecimentos.
CONCLUSÕES:
Podemos verificar que os alunos conseguem perceber a importância da biologia em sua vida e afirmam que a biologia é a ciência que estuda a vida, seres vivos e sua interação e o corpo humano. Podemos verificar que a motivação dos alunos em participar deste evento está ligada não apenas ao fato de gostarem da disciplina, mas também a construção de conhecimentos e a experiência que este evento proporciona. Os alunos acreditam que esta experiência de aprendizagem poderá ajuda-los a adquirir maior conhecimento a cerca da biologia e também será um preparatório para realização do vestibular. A motivação dos alunos está em conformidade com a proposta da OBB que visa melhorar a formação dos estudantes brasileiros e apresentar novos desafios e assim promover um amadurecimento deste.
Palavras-chave: Formação cidadã, Formação discente, Motivação.